sábado, 3 de novembro de 2007

matemática

Desde a época de colégio e mesmo nos "hard days" da Faculdade de Engenharia - sempre fui um admirador da matemática!

Por essas e outras - uma das principais manias do escriba é justamente "racionalizar" ao extremo o cotidiano. Vira e mexe - lá estou traçando gráficos e montando planilhas no excel! Ainda não me considero um caso perdido - afinal não tentei deduzir equações diferenciais que explicassem a possível trajetória ótima entre minha casa e o aeroporto......pois nem as ferramentas matemáticas para tal eu teria!

Porém, de acordo com Leonard Mlodinow - autor de "A janela de Euclides" - a vida de um físico inglês chamado Paul Dirac não era bem assim! Segue trecho do livro:

"...a teoria da mecânica quântica, baseou-se fortemente numa entidade inventada pelo físico inglês Paul Dirac chamada de função delta. A função delta era simplesmente igual a zero. De acordo com Dirac, a função delta era zero em qualquer lugar exceto num ponto, onde seu valor era infinito. Quando usada em conjunto com certas operações de cálculo, produzia respostas que eram tanto finitas e (tipicamente) não-zero."

Tá aí o cara! Paul Dirac e sua função delta fizeram o dia!

Um viva à lógica! Um viva à razão! Um viva à matemática!

Nenhum comentário: