quarta-feira, 8 de julho de 2009

barca pra ilha

Cinza e um pouco gelada manhã de uma terça-feira. Cedo caminho ao ponto de embarque com mochila e prancha debaixo do braço. Depois de um dia de espera em PL e com a sensação de que mais uma vez, outro swell acabara de passar varado pelo litoral do PR resolvi apostar na ilha.
No trapiche, enquanto aguradava sozinho a barca, um local traz a informação dos pescadores que chegaram a pouco, de que "havia um balanço lá fora"! Menos mau! Parecia que o swell estava por ali mesmo...mas a questão era saber o "quanto lá fora" estava o balanço.
Nevoeiro marítimo colado no canal e a maré seca (maré de lua cheia láááááá embaixo!) dificultaram um pouco a travessia. A barca saiu com proa de Encantadas...e de lá, depois de "visual"com a ilha, desceu pra Brasília. Os bancos de areia por ali se multiplicam......mas o tiozinho da barca sabe todos os "atalhos" e rapidinho interceptou o canal do trapiche - que mais parecia um riozinho! O visual do nevoeiro colado no canal, separando o azul do céu com o do mar foi um presente de boas vindas!!!

"Canal de chegada em Brasília - maré seca de lua"

Pulei da barca e peguei a trilha rumo a Praia de Fora. Havia estado por ali 10 dias antes - com swell de sul banhando a ilha com aaaltas ondas! Mas como a travessia havia sido lisa - por lá as coisas não estavam diferentes! Zero onda!
Estiquei então pra Paralelas...e nada além de uma cobra d'agua caçando uma rã no meio da trilha! Curti o momento "Darwin" acompanhando a caçada. Bote rápido e preciso! Devorou a rã em pouco mais de um minuto!
Trilha "liberada", rumei até Praia Grande. Uma merrequeira das grandes! Ao menos tinha umas 5 cabeças na água...e resolvi fazer companhia aos malucos! Fiquei curitindo o visual, perto das pedras, alternando momentos de ira e graça com as marolas do canto esquerdo!
Uma meia-hora depois, só restava eu no mar! Por lá continuei....no força-barra, por incríveis duas horas! A fome bateu e meu almoço, dois sanduíches de queijo com gatorade, estavam me esperando na mochila!
Enquanto me secava e esticava os braços....fiquei contemplando o visual! Puta visual esse da ilha!
Ninguém por perto! Alías...onde estariam as pessoas? Um dia magnifico, em um lugar fora de série...e ninguém por lá?!?
Não que eu estava desejando ver um "crowd" lá! Longe disso! Ainda mais eu - que odeio crowd! Mas na real, a sensação era de ter atravessado um portal! Acessado um cenário da Matrix! Lá estava eu, feliz da vida, em um lugar paradisíaco - e só pra mim! Voltei pra Praia de Fora, pra curtir o almoço com o visual do farol.....pensando nas respostas!
Enquanto devorava os sandubas conclui que tudo não passava de um mega presente da sociedade! Sim! A sociedade que obriga as pessoas a trabalharem de segunda a sábado, das 8 as 18 - era a responsável por isso!
A ilha do Mel, e outros paraísos mundo a fora, são inacessíveis a essas pessoas - que optaram pelo regime "extreme" de escravidão e dependência do dinheiro! Azar o delas...e sorte minha!
Mas ninguém melhor do que os caras, Bad Religion, para ilustrar os meus pensamentos naquela hora. Em 1988, no album "Suffer", com a música "what can you do" os caras disseram:

"So you waste another day getting older and gray in the head,
And you're hearing lots of stories 'bout the happy times you have ahead.
There are other folks in power so you kick back and get farther behind,
And although the world rotates itself the only thing you twist is your mind..."

Porra! Foda, não?!?! Bem isso!!! Veja lá..."so you waste another day getting older and gray in the head..." Pensa nisso!!! Trancafiado aí no seu escritório, no trânsito, na fila do banco, na hora de encarar seu chefe mala, etc!!!

Então...devorei os sandubas e tirei um bode ali mesmo! Acordei gelado, por que o nevoeiro já voltava a rondar a ilha, vindo de leste! Juntei as tralhas, fotinha pra registrar o dia e voltei pro trapiche! De lá, na última barca do dia para Pontal, fui curtindo o por-do-sol na baía....feliz por mais um dia de vida real! Valeusss!

"Nevoeiro engolindo o Farol - Morro das Conchas / Ilha do Mel - 07 JUL 09"

Nenhum comentário: