terça-feira, 27 de outubro de 2009

SD

Embalado pelo inconfundível timbre de Mike Ness - Social Distorcion é um som que realmente vale a pena!
Largado na praia dias atrás, curtindo o álbum que leva o mesmo nome da banda - som de 1990 - concluí que os caras tem a melhor versão de todos os tempos de "Ring of fire"!
Realmente capricharam no trabalho!
Dennis Danell criou um arranjo de guitarra pefeito para a composição de Johnny Cash e June Carter! A versão dos caras é daquelas da série "duvido": duvido ficar parado!
Atenção também para a trilha 03 do mesmo álbum: a espetacular "Story of my life" - a melhor de todas!
Outra bacana é "Sick boys" e seu refrãozinho "ohwayoh"!!
Muitos consideram o trabalho dos caras - que começou em 1978 - um dos responsáveis pelo renascimento do punk nos anos 80. Mas como sou daqueles que acreditam que "PUNK NEVER DIES" não dou muita atenção para essa história de "renascimento"!
Divirtam-se ao som de "Social Distorcion"!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

lights on

Ao contrário do que a maioria pode vir a deduzir, Adam - o sujeito da músiquinha do BR (New Maps of Hell - deluxe edition), não tem nada haver com o personagem biblico, conforme Greg justifica no DVD encartado!
O Adam em questão, é o Smith, Adam Smith - famoso economista que influenciou Charles Darwin (o iluminado!!) e conviveu com uns "brother" de respeito, de atitude: Voltaire, Hume, e James Watt (grande engenheiro, criador da máquina a vapor e eternizado nas lâmpadas aí da sua casa!!!).
Greg nos presenteia com mais uma excelente composição que nos faz caminhar pelas trilhas do Iluminismo, pensamentos que deram origem a duas grandes passagens da história: a Revolução Francesa e a Revolução Americana.
A intenção desse post é justamente ressonar a melodia de Greg - talvez comemorando o "Período das Luzes" - quando a humanidade finalmente começou a se livrar das falácias da Igreja.
Um brinde ao século XVIII - "a beacon in the distance"!
Com a palavra, Greg Graffin em "Adam's Atoms":

Some live, some die
Everybody wonders why we're here
Should we even try?
Philosophers lost in the night
A beacon in the distance
You gotta turn around
It's vestige dimly flickers
In elocution sound

The modernest chronometer uptight and underwound
Pretensions of a higher ground
Higher ground
introspective paradise found

Adam's Atoms resound

Economy of nature
the dead and shallow graves
the particles of happiness elude us of their names
A psychosymbiotical reflection on the waves
Eternal is the night and day
Night and day
Omnipresence is losing faith

Adam's Atoms remain

The righteous opposition has led us all astray
One side against the other, one loses one reclaimed
And if reconciliation eludes us every day
Then will we ever find a way
Find a way
Not with a religionious gaze

Adam's Atoms remain
Adam's Atoms betray
Adam's Atoms remain

seagull

da série "seagull".....




"honest goodbye"








"low speed"







"wingspan"






South Manhattan (...where the East river meets the Hudson!!)# October 2009 # Larus Delawarensis

terça-feira, 6 de outubro de 2009

green or grey day?

mais um final de semana no velho mundo - desta vez a oportunidade de curtir o show de uma banda que escuto há algum tempo....ou melhor, escutei algum tempo! já postei alguma coisa aqui sobre os caras...
pois então, encontrei com Billy Joe Armstrong e sua trupe no Omnisport Stadium em Paris!
cheguei bem de boa em Bercy e fui atrás do ticket -na internet já estava "sold out"! não havia outra alternativa que não os cambistas. uma trupe de senegaleses estava por ali.....e pouco depois de uma rápida negociação, catei o ticket por 35 euros; 10 a menos que o preço oficial da web.
entrei e procurei um lugar bacana para assistir ao show! ambiente cool - clima "happy family" total! em pouco lembrava a proposta (?!?!), ou origem (?!?), ou atitude (?!?!) punk da banda...
depois das primeiras 3/4 músicas, do último álbum e que nunca ouvi, acreditei estar no lugar errado. desconhecia totalmente aquele som!
melhor dizendo: tive a nítida sensação de que o tempo realmente havia passado, de que não pertencia mais àquele universo, enfim....a constatação de que um mundo muito bacana havia realmente ficado para trás...o relógio da vida não para meeesmo, irmão!!!!
mas a medida que Billy Joe seguia fazendo suas maluquices no palco...as coisas foram ficando mais confortáveis! de repente - veio "Minority", do "Warning" (2000)....depois algumas do Nimrod (1997), Insomniac (1995) e finalmente chegamos a 1994, com o "Dookie"!!
por razões óbivas, achei o ponto alto do show: "Basket Case", "Welcome to Paradise", "She" e "Longview"! aqui um detalhe: Billy Joe ficava intimando a galera que conhecia a letra de "Longview" a subir no palco e cantar....como que desafiando, ou procurando por fãs das antigas que ele sabia que estariam por lá!!!
infelizmente, não chegaram a tocar nenhum som do "Kerplunk" e nem do "1039" - uma pena!!! também pudera, com a maioria esmagadora do público de meninas adolescentes - nem poderia ser diferente - a meninada queria ouvir "Green Day", e não o "Grey Day" que o tio ao lado (eu!!) esperava.....
wahtever....o que importa é que valeu!! foram quase inacreditáveis 2 1/2 horas de show.....com muita música, um som de qualidade e um cenário bem bacana!!
depois do show, encontrei um maluco "já de idade" indignado, que reconheceu minha camiseta do Bad Religion e veio trocar uma idéia. para ele, principalmente depois do show - "punk is dead"!! achou tudo "sem proposta", e muito "pop".....
acabei fazendo o social com o tiozinho, enquanto caminhava pela estação de Bercy, tentando argumentar de que não seria um show, ou "mais uma banda vendida" (e Green Day já se vendeu há taaanto tempo!) que mataria o espírito punk - e que ele já deveria ter se ligado disso!!!
enfim - assim como eu, que por um instante entrei no Omnisport achando que estaria em 1994/95....o tiozinho ainda se achava na década de 80 - so far away, brou!!! cada um na sua viagem....
me livrei do tiozinho e no metro, a caminho de Saint-Michel, dei conta de que Billy Joe mandou muito bem em fechar o show com "Good Riddance"....

"So take the photographs, and still frames in your mind
Hang it on a shelf in good health and good time
Tattoos of memories and dead skin on trial
For what it's worth it was worth all the while

It's something unpredictable, but in the end it's right.
I hope you had the time of your life."

Acho que é por aí.....talvez!! See ya!!!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PL descontrole

Mais um dia de descontrole em PL!! Não adianta se empolgar: PL não segura formações quando swell entra acima de 5ft!!Hoje não foi diferente!! Espumeiro nervoso, com as séries entrando varrendo na casa dos 7/8ft!!
Dessa vez o swell entrou de sul (virando para sudeste), período de 12s, com muita força e ondas batendo 5/7ft! As bóias já apontam como sendo o maior swell dessa segunda metade de 2009 - mas não grande o bastante para vencer os monstros que passaram por aqui no outono!! A lua - em sua fase plena, ajudou a colocar um pouco mais de tempero nas marolas!!
Cheguei ontem a noite a PL e o barulho do mar confirmavam que as ondas por lá estavam! A maré estaria em seu pico de baixa (-0,1m) as 07:34 e alta (1,5m) as 13:39. Em dias como esse a variação da maré é o principal fator de contribuição para altura das ondas.
Acordei cedo, e na cama mesmo emendei uma "espriguiça-alongada" caprichada, já prevendo um dia de remada intensa! O relógio da cozinha marcava 06:55 quando mandei um copão de Ades, catei câmera, chinelo rumei pra praia. Antes mesmo de pisar na areia, já era visível o topo das séries entrando! "Tá grande mesmo!" - pensei alto. Continuei a caminhada pela pequena trilha de acesso, de olho na laje que fazia uma enorme trilha de espuma - chegando muito próximo da zona de impacto, no outside. Não me lembro de ter visto um espumeiro tão alto por lá - quase arriscando a dizer que, se não fosse a turbulência que forma sob a laje, seria possível surfar aquela espuma de boa!!
Na beira da praia, me acomodei e começei a leitura do mar pelo quebra-coco! Não tinha quebra-coco! Uma única arrebentação, quebrando lá atrás: tubulares, rápidas e fechadeiras!! Eu já devia saber disso!! PL nunca foi a melhor opção para dias assim!! As ondas fechavam em enormes linhas, de uma única vez - BAM! - parecendo uma sequencia de parada militar, tudo muito bem ensaiado, sincronizado.
Procurei pelo "rip current" que se forma entre a valinhas em dias mais acessíveis, poupando a remada - mas nenhum sinal, tamanha disposição das séries que entravam!!
Nessa altura do campeonato, bastante calejado por encarar outros dias assim, já havia me convencido de que por hora - ali não era o lugar!! O esquema era esperar pela maré alta - na hora do almoço!! Fiquei por ali mesmo, namorando as ondas até que o sol venceu as nuvens, sugerindo um café da manhã. Voltei pra casa, forrei o estômago e joguei as tralhas no carro. A idéia era ver como estava Matos!!
Pouco depois das 10 da manhã quando encostei no final da beira-mar de Matinhos. Nenhuma cabeça no lado da brava - que pipocava caixotes fechadeiras na casa dos 5 ft. Nem me dei ao trabalho de tirar as coisas do carro, porque já imaginava o pico possuído pelo crowd!
Altas ondas rolando por lá, com tubos quebrando clássico na laje e levando quase até o Pescador. Contei assim que cheguei: 37 malucos disputando o apertado Pico! No way!
Um pouco a minha esquerda, encostado na pedra que suportava a antiga estátua do surf, estava Peterson Rosa. Pelo visto havia feito o surf mais cedo, e tava por ali - bem na dele - curtindo a molecada mandar ver!!
Não há dúvidas sobre a qualidade da onda do Pico - mas o crowd intenso e esfomeado que junta ali em dias clássicos, desanima qualquer um! Tem que ter muita disposição para ficar remando contra a maré e ainda disputar a onda com 5/6 malucos - fora a galera que fica embaixo!
Tem uns cabeça que dropam muito pra fora, empacando aqueles que estão bem colocados, e acabam por não passar a sessão do tubo - condenando a onda! Fiquei por ali mais de hora e presenciei várias dessas...uma merda!
De Matos rumei de volta pra PL! Descarreguei o carro (nada de surf!) e voltei pra praia conferir o mar, próximo das 13:00, quase no pico da alta!!
Nada animador! As ondas continuavam intensas mas ainda sem abrir! Vez ou outra, pintava uma ponta de onda....dando a impressão de uma direita surfável. Nos intervalos das séries, a coisa parecia mais tranquila que pela manhã - e acabei encontrando um possível ponto de entrada um pouco mais a direita que o "rip current" costuma formar. Tirei mais algumas fotos (abaixo) e, como eu teria que subir a serra na sequência - aquela seria a hora!
"Praia de Leste # descontrole!! # 02 OCT 09"

Voltei pra casa em dúvida! Ninguém na água! Nenhuma cabeça pros lado do Centro, nem de Gaivotas. Sabia que não seria nada fácil, e que em dias assim, o mar fica muito melhor de fora do que de dentro! As "pontas" de onda, que de fora parecem surfáveis - sempre passam longe...dando a impressão de que vc sempre está no lugar errado! E aí? Aí é remar, remar, remar.....até se acabar e não descer nenhuma onda!
Mas enfim, já que estava ali, com o solzinho sugerindo uma queda sem a roupa de borracha (já rola um "power saving"), decidi cair!
Lembrei da 6.8 e da Evolution (6.4 borduda!) que estava em Curitiba - mas a maior que eu tinha lá em casa era uma 6.6 - pensando apenas no drop e olha lá.... Se onda abrisse, poderia adiantar bastante a linha e curtir um surf liso, conservador, sem nada de curva até a areia - que já apresentava um quebra-coco!
Fui pra água e nas primeiras remadas já bateu o desânimo! Muita espuma! Muita turbulência! Minha 6.6 tem pouca borda, pouca espessura e por consequência, pouca flutuação - não ia funcionar!! Desisti de completar a travessia para o outside, não estava seguro sobre meu joelho (ainda em "manutenção", que dessa vez não doeu!!!). Além do mais, a pranchinha parecia frágil demais, dando a sensação de que iria partir ao meio a cada peixinho que completava! Pensei em sair logo - mas quando vi um espumeiro abrindo a minha esquerda, animei de ficar por ali mesmo. Pelo menos uma, né! - falei em voz alto, na esperança de que Netuno me ouvisse!
Mais umas remadinhas pro outside, e durante um intervalo entre as séries, abriu aquele "clarão" de mar azul no meio do espumeiro - era o "rip current" que procurava!! Consegui controlar a ansiedade - sabia que ir pro outside era roubada e permaneci ali - esperando mais espuma! Pouco mais de 10 minutos depois, decidi sair! Remei na espuma mesmo - com muita dificuldade! Era tão pouca flutuação e tanta turbulência, que parecia que estava pegando um jacaré! Ridículo! Dali para areia, da areia para casa e de casa para estrada! PL estava no descontrole!
Em outros tempos, teria remado muito mais, insistido muito mais.....outros tempos!!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

encostou

que???? olha só o boletim do surf do Fylyk (www.surfja.com.br) de agora tarde em Matinhos:

Tamanho: 5 A 6 PÉS E ALGUMAS MAIORES (1 metro e meio a dois)
Direção: SUDESTE
Formação: IRREGULAR
Qualidade do Surf: RAZOÁVEL
Vento: OESTE / SUDOESTE FRACO A MODERADO(variando)
Lua: CRESCENTE
Maré: CHEIA
Temperatura local: 17 GRAUS // NUBLADO C/ CHUVA
Temperatura da água: 22 GRAUS / FRIA
Visibilidade da água: BAIXA

Condições: Agora sim o swell está encostando com tudo e a ondulação está chegando com tamanho e força nas valas entre o Atoleiro e a Brava, dando condição de surf em algumas ondas, só que continuam bem irregulares, umas muito cheias e outras fechando rápido.Mas quem estiver na disposição, pode encontrar umas valas. É o primeiro dia de swell e a ondulação chega irregular, mas deve aumentar e se definir melhor para amanhã. No Pico a situação é melhor, pois apesar bem bem irregulares, algumas ondas abrem bastante e proporcionam cansar as pernas até lá no Pescador.Se a maré baixar a tarde, o bicho vai pegar.

Cool!!! O swell encostou mesmo!! Ontem eu já tinha lido que os caras deram sinal verde para o Red Nose Tow In em Maresias!! Por lá o bicho vai pegar!!! Por essas e outras, o esquema vai ser correr pra PL agora mesmo!!! Acordar amanhã cedinho, colocar a pranchinha nova na água e fazer a cabeça!!! Meu joelho que se vire nos trinta....mas esse swell eu não perco meeeesmo!! Valeusssss!!

a casa caiu!

Em mais um dia muito frio e cinzento, "aprisionado" em casa sem poder encarar a praia e o surf devido aos compromissos de meu joelho esquerdo com a fisioterapia, busquei uma distração por aqui na web!
Logo bem cedo, resolvi passear pelos portais jornalísticos e então a bomba da vez: "ENEM vazou e o MEC anuncia cancelamento do exame".
Que beleza!!!
Excelente notícia para começar o dia!! Mais uma vez, é o brasileiro fazendo o seu papel, evidenciando despreparo e o atraso moral que contamina nossa frágil sociedade. Acessando aos conteúdos das reportagens, conhecendo detalhes "do esquema", mais irado fico ao perceber que "está tudo dominado" meeeesmo!! A casa caiu!!!
"yeap! a casa caiu!"

Acompanhe um trecho da reportagem (íntegra aqui) e perceba o tamanho da penúria, desventura e malandrice que envolve os fatos. Os grifos são por minha conta!

"Ninguém aqui é bandido, ninguém tem ficha na polícia, nós dois temos emprego", disse o homem. Ele afirmou que recebeu o material "de Brasília, de gente do Inep, do MEC (Ministério da Educação)". Disse que viu na situação a oportunidade de ganhar dinheiro. "Não tenho motivação política." Ele afirmou que procurou um advogado para orientá-lo. "Registramos em cartório cópias das provas".

Seu companheiro, mais incisivo, cobrou o tempo todo da reportagem uma posição sobre o pagamento dos R$ 500 mil. "Isto aqui é muito grande, eu não quero correr o risco de morrer por nada." Diante da negativa da reportagem, ele se impacientou. "A gente vende isto aqui até por mais dinheiro", disse, revelando a intenção de procurar emissoras de TV.

Pois então....o que dizer?!? Por onde começar??? Que FILHOS DA PUTA!! O que esperar de um aglomerado, de um bando....que alguns insistem em chamar de nação, que só encontra motivação em atos fraudulentos, transparecendo naturalidade e bem-aventurança de fazer inveja aos canonizados da Igreja Católica.

"Ninguém aqui é bandido." Porra! Aqui todo mundo é bandido! Você, seu amigo, seu advogado, os funcionários do MEC - TODO MUNDO É BANDIDO SIM!!

Um indivíduo que deturpa os valores da forma como esse infeliz o faz, é resultado de toda uma sociedade corrompida, torpe, desfigurada em sua moralidade. Um cenário deplorável mesmo! Mais triste de tudo, é constatar sinais, reflexos dessa podridão em todas as esferas da sociedade. A começar pelo Estado - com seus três poderes contaminados, legítimizados apenas no papel e na cabeça daqueles que insistem em fechar os olhos diante de fatos como esses. A ótica de vida desses idiotas é tirar vantagem - é detectar oportunidades de "ganhar dinheiro", vender a consciência assim como as putas vendem seu corpo.....inundando a sociedade com o gozo!! Então, tá..... esse é o grande lance, fera!!

Difícil de aceitar e encarar um mundo como esse! Mas tem que ser feito....

Próximo sábado de volta a MATRIX - e desse vez promete!! Em não havendo alteração de programação, mais um show deve constar no logbook!!! Um som que eu escuto desde o início dos anos 90 - e parece que agora o acaso trouxe ao meu caminho a oportunidade de curtir ao vivo!!! Que assim seja!!! Falowsssss!!!