sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PL descontrole

Mais um dia de descontrole em PL!! Não adianta se empolgar: PL não segura formações quando swell entra acima de 5ft!!Hoje não foi diferente!! Espumeiro nervoso, com as séries entrando varrendo na casa dos 7/8ft!!
Dessa vez o swell entrou de sul (virando para sudeste), período de 12s, com muita força e ondas batendo 5/7ft! As bóias já apontam como sendo o maior swell dessa segunda metade de 2009 - mas não grande o bastante para vencer os monstros que passaram por aqui no outono!! A lua - em sua fase plena, ajudou a colocar um pouco mais de tempero nas marolas!!
Cheguei ontem a noite a PL e o barulho do mar confirmavam que as ondas por lá estavam! A maré estaria em seu pico de baixa (-0,1m) as 07:34 e alta (1,5m) as 13:39. Em dias como esse a variação da maré é o principal fator de contribuição para altura das ondas.
Acordei cedo, e na cama mesmo emendei uma "espriguiça-alongada" caprichada, já prevendo um dia de remada intensa! O relógio da cozinha marcava 06:55 quando mandei um copão de Ades, catei câmera, chinelo rumei pra praia. Antes mesmo de pisar na areia, já era visível o topo das séries entrando! "Tá grande mesmo!" - pensei alto. Continuei a caminhada pela pequena trilha de acesso, de olho na laje que fazia uma enorme trilha de espuma - chegando muito próximo da zona de impacto, no outside. Não me lembro de ter visto um espumeiro tão alto por lá - quase arriscando a dizer que, se não fosse a turbulência que forma sob a laje, seria possível surfar aquela espuma de boa!!
Na beira da praia, me acomodei e começei a leitura do mar pelo quebra-coco! Não tinha quebra-coco! Uma única arrebentação, quebrando lá atrás: tubulares, rápidas e fechadeiras!! Eu já devia saber disso!! PL nunca foi a melhor opção para dias assim!! As ondas fechavam em enormes linhas, de uma única vez - BAM! - parecendo uma sequencia de parada militar, tudo muito bem ensaiado, sincronizado.
Procurei pelo "rip current" que se forma entre a valinhas em dias mais acessíveis, poupando a remada - mas nenhum sinal, tamanha disposição das séries que entravam!!
Nessa altura do campeonato, bastante calejado por encarar outros dias assim, já havia me convencido de que por hora - ali não era o lugar!! O esquema era esperar pela maré alta - na hora do almoço!! Fiquei por ali mesmo, namorando as ondas até que o sol venceu as nuvens, sugerindo um café da manhã. Voltei pra casa, forrei o estômago e joguei as tralhas no carro. A idéia era ver como estava Matos!!
Pouco depois das 10 da manhã quando encostei no final da beira-mar de Matinhos. Nenhuma cabeça no lado da brava - que pipocava caixotes fechadeiras na casa dos 5 ft. Nem me dei ao trabalho de tirar as coisas do carro, porque já imaginava o pico possuído pelo crowd!
Altas ondas rolando por lá, com tubos quebrando clássico na laje e levando quase até o Pescador. Contei assim que cheguei: 37 malucos disputando o apertado Pico! No way!
Um pouco a minha esquerda, encostado na pedra que suportava a antiga estátua do surf, estava Peterson Rosa. Pelo visto havia feito o surf mais cedo, e tava por ali - bem na dele - curtindo a molecada mandar ver!!
Não há dúvidas sobre a qualidade da onda do Pico - mas o crowd intenso e esfomeado que junta ali em dias clássicos, desanima qualquer um! Tem que ter muita disposição para ficar remando contra a maré e ainda disputar a onda com 5/6 malucos - fora a galera que fica embaixo!
Tem uns cabeça que dropam muito pra fora, empacando aqueles que estão bem colocados, e acabam por não passar a sessão do tubo - condenando a onda! Fiquei por ali mais de hora e presenciei várias dessas...uma merda!
De Matos rumei de volta pra PL! Descarreguei o carro (nada de surf!) e voltei pra praia conferir o mar, próximo das 13:00, quase no pico da alta!!
Nada animador! As ondas continuavam intensas mas ainda sem abrir! Vez ou outra, pintava uma ponta de onda....dando a impressão de uma direita surfável. Nos intervalos das séries, a coisa parecia mais tranquila que pela manhã - e acabei encontrando um possível ponto de entrada um pouco mais a direita que o "rip current" costuma formar. Tirei mais algumas fotos (abaixo) e, como eu teria que subir a serra na sequência - aquela seria a hora!
"Praia de Leste # descontrole!! # 02 OCT 09"

Voltei pra casa em dúvida! Ninguém na água! Nenhuma cabeça pros lado do Centro, nem de Gaivotas. Sabia que não seria nada fácil, e que em dias assim, o mar fica muito melhor de fora do que de dentro! As "pontas" de onda, que de fora parecem surfáveis - sempre passam longe...dando a impressão de que vc sempre está no lugar errado! E aí? Aí é remar, remar, remar.....até se acabar e não descer nenhuma onda!
Mas enfim, já que estava ali, com o solzinho sugerindo uma queda sem a roupa de borracha (já rola um "power saving"), decidi cair!
Lembrei da 6.8 e da Evolution (6.4 borduda!) que estava em Curitiba - mas a maior que eu tinha lá em casa era uma 6.6 - pensando apenas no drop e olha lá.... Se onda abrisse, poderia adiantar bastante a linha e curtir um surf liso, conservador, sem nada de curva até a areia - que já apresentava um quebra-coco!
Fui pra água e nas primeiras remadas já bateu o desânimo! Muita espuma! Muita turbulência! Minha 6.6 tem pouca borda, pouca espessura e por consequência, pouca flutuação - não ia funcionar!! Desisti de completar a travessia para o outside, não estava seguro sobre meu joelho (ainda em "manutenção", que dessa vez não doeu!!!). Além do mais, a pranchinha parecia frágil demais, dando a sensação de que iria partir ao meio a cada peixinho que completava! Pensei em sair logo - mas quando vi um espumeiro abrindo a minha esquerda, animei de ficar por ali mesmo. Pelo menos uma, né! - falei em voz alto, na esperança de que Netuno me ouvisse!
Mais umas remadinhas pro outside, e durante um intervalo entre as séries, abriu aquele "clarão" de mar azul no meio do espumeiro - era o "rip current" que procurava!! Consegui controlar a ansiedade - sabia que ir pro outside era roubada e permaneci ali - esperando mais espuma! Pouco mais de 10 minutos depois, decidi sair! Remei na espuma mesmo - com muita dificuldade! Era tão pouca flutuação e tanta turbulência, que parecia que estava pegando um jacaré! Ridículo! Dali para areia, da areia para casa e de casa para estrada! PL estava no descontrole!
Em outros tempos, teria remado muito mais, insistido muito mais.....outros tempos!!!

Nenhum comentário: