quinta-feira, 29 de abril de 2010

e a busca por mais e mais conhecimentos não termina! semana agitada e com muito trabalho!
um dia, todo mundo para praia! a intenção era buscar informações e dados na prática que facilitem a compreensão do ecossistema praial. a melhor forma de ser apresentado aos vizinhos naturais - e que a grande maioria de nós (temperada pela arrogância que do ser humano e seu senso "distorcido" de propriedade) não faz a mínima questão em conhecer - é ir até eles!
primeiro, uma coleta de plânctons! depois de bentos e por fim, néctons! a tarde, todo mundo pro laboratório pendurados em lupas e microscópios para "ver mais de perto" tudo o que recolhemos pela manhã!
gosh! a fucking new world!!

"rede de arrasto / coleta "

outro dia - todo mundo com o pé na lama! dessa vez, aula de campo no mangue! muito mais conhecimento acumulado, e realmente surpreso com a riqueza, importância e exuberância de vida naquele ecossistema! muito bacana!

"moçada de atitude: pé na lama!" - Marcela, Vitor, Gustavo, Gi, Anne e o escriba"

impossível encarar a vida e o mundo a minha volta depois de todas essas novas experiências! ontem mesmo ao final do dia, na hora do surfezinho pós-aula, a cada remada, mais e mais meus pensamentos viajavam nas ondas da complexidade e exuberância da natureza!
na verdade, a cada dia que vou ao mar, a cada dia que descubro mais e mais sobre o mar, aumenta o meu respeito pelo mesmo, e de forma exponencial, aumenta minha indignação para com aqueles idiotas que insistem em depredar um ecossistema que é a alma da nossa vida na terra!

mas a vida, infelizmente (ainda!) não é só diversão e estudo! é preciso correr atrás do sanduba do final do dia, do combustível e do pedágio da estrada, do $$$ de final de mês para que um dia - aí sim: seja só estudo e diversão!

última semana de trampo antes das férias!! muito trampo por sinal!! overloaded pelos próximos 5 dias!! por hora, pausa na facul, pausa no surf e full power no trampo!! até breve!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

signs

iniciativa inédita no litoral do Paraná: instalação de sinalização educativas nas áreas de restinga ao longo da linha de costa de Pontal do Paraná! por trás dessa saudável atitude, a Associação de Surfistas de Praia de Leste, Prefeitura de Pontal e o Governo do Estado – através da COPEL, IAP e SEMA.

se estivéssemos tratando de um país evoluído, de uma sociedade com elevado nível de percepção ambiental, talvez as placas não seriam necessárias.

mas estamos tratando de Brasil e de um povo, sem a mínima noção de proteção ambiental. nada de muito novo! seria uma utopia acreditar que essas sinalizações bastariam para cessar a depredação dessas áreas de proteção permanente.

o trabalho é muito grande, mas já é um começo! ainda é muito difícil para a grande maioria dos freqüentadores da praia jogar o lixo no lixo. caminhar sobre a restinga e não encontrar lixo plástico é uma tarefa desafiadora. volta e meia, saio recolhendo um pouco desse lixo na tentativa de aliviar um pouco a contaminação da praia. e não preciso dizer que fico puto com toda essa porcaria. povo sujo e mau educado! incrível o estrago que a horda de porcalhões deixa na praia. sem contar a outra grande parcela de lixo que os desembocadouros lançam ao mar, resultado da transformação dos rios em depósitos de esgoto e lixo.

os poucos cidadãos que as placas sensibilizem, já será um grande avanço – daí a validade das sinalizações. ponto para ASPL (Associação de Surfistas de Praia de Leste)!

enquanto isso, muuuita chuva por aqui! o mundo caiu em forma de água! ventou um pouco durante a noite e hoje pela manhã....agora é esperar para ver se o mar dá uma reagida! e tem que ser rápido....porque amanhã acaba a folga! valeusss!

terça-feira, 20 de abril de 2010

tutuba no pico

deu o que falar a história do tubarão no pico de matos! o blog do Fylyk, editor do surfjá está fervendo de comentários!

o pesamento pequeno e limitado dos "caçadores" de tubarão é realmente lamentável. entristecedor.

infelizmente, existe um grande erro de percepção do Fylyk e de mais meia dúzia de locais que estiveram (ou estão) ao lado dele nessa caçada idiota.

ninguém é dono de nada! ninguém é dono do planeta! ninguém é dono de matinhos! muito menos NINGUÉM é dono das ondas! portanto, o comportamento das pessoas que se acharam "invadidas" ou "ameaçadas" pela a presença do tubarão por lá, é apenas reflexo da arrogância do ser humano.

o oceano não é o habitat natural do homem. mas assim mesmo, o homem sente-se no direito de ir até lá, invadir o espaço alheio, fazer uso de seus recursos de forma exploratória e ainda justificar um “ataque” como forma de defesa. e depois nós somos os "racionais" e eles, os "irracionais". puta convenção idiota essa!

está errado. é preciso de uma vez acabar com esse discurso de “propriedade”. vivemos todos no mesmo planeta e "estamos" (do verbo estar mesmo!) interdependentes de todos os ecossistemas. equilíbrio e respeito deve prevalecer.

engana-se os que entendem que “os pescadores estavam fazendo a parte deles”. não estão! a “parte deles” é aceitar as regras do meio em que vivem e APRENDER a suportar (aqui no sentido de apoiar!) esse meio, preservando e “explorando” com inteligência e respeito.

o Fylyk foi feliz quando, de imediato publicou e alertou sobre os perigos de um ataque. aliás, esse trabalho de “informar” o Fylyk vem fazendo muito bem! é preciso sair da água. a partir daquela hora, aquele meio não mais lhe pertence! apenas isso! essa é a leitura correta.

mas daí iniciar uma caçada injustificável, criticar um profissional que estava lá para defender a sociedade da degradação do meio-ambiente, foi realmente um ato de infeliz. sugiro buscar mais informações, e rever alguns conceitos!

ao final das contas, é preciso aprender e EVOLUIR com os erros. e por falar em erros, alerto para mais um possível erro que está por vir: a construção de linhas de defesa e a consequente modificação da orla de Matinhos.

existe um projeto que está em fase de licenciamento ambiental, que poderá trazer sérias conseqüências ambientais e sociais para a região. mas ao que percebo, tem muitos locais iludidos, acreditando que as mudanças serão para melhor. tudo bem: isso é trabalho para os profissionais que estão envolvidos no estudo. MAS ABRAM OS OLHOS!

enfim.... com a presença ou não do tubarão, dias e ondas melhores virão! swell aproximando e eu de folga? acho é pooouco! fui!


domingo, 18 de abril de 2010

shark time

quando vi a notícia no site do surf já, ainda na tarde de ontem, eu achei que fosse sacanagem!
desde moleque frequentando o litoral do PR, jamais vi ou ouvi algo parecido com o que estava publicado no site. liguei para um brother que mora por lá, porém não consegui confirmar a informação. mas a foto estava lá....e agora está aqui: tubarão no pico de matos!

"tubarão no pico de matos" - foto de Edson Fylyk, do site surfja.com.br

o texto do blog do surfja, deixa um pouco em dúvida se o bichano, estimado em 1,5m por algumas testemunhas, foi ou não capturado! ficou meio confuso a história de um suposto funcionário do IAP ter aparecido por lá enquanto o pessoal tentava capturar o tubarão.
impressiona que o bichano estava ali....pertinho mesmo! rondando o quebra-coco, bem "pra cá" da arrebentação! caracas! qualquer brother do surf, desavisado, estaria em "bundas" lá atrás, pois remar para areia não iria rolar - pois o bichano estaria por ali, "só cercando".
putz! acho que preciso rever os conceitos das minhas nadadas por PL! volta e meia eu me jogo lá pra trás! preciso ir pra água o quanto antes, para aliviar a "cabreiragem"! fuck! vai ser tenso nadar por PL agora!
não é mesmo de se duvidar, que o bichano rodou por lá! não só pela foto, mas pela seriedade do site. aliás, aqui um registro. parabéns ao Fylyk pelo oportunismo do registro e pela imediata divulgação.
mas a questão, é tentar descobrir se isso foi um fato isolado - afinal, o mar é o habitat natural do tubarão, ou se de agora em diante, os bichanos vão se tornar visitantes frequentes da área. nesse caso, precisamos estar atentos!! não me refiro apenas a possibilidade de um ataque, mas sim, a possibilidade de desequilíbrio da cadeia alimentar do tubarão - que talvez esteja obrigado a procurar novas "águas" em busca de alimentos. mas ali, tão próximo a costa....assustador!
eu não duvido que esteja acontecendo algo parecido com isso. infelizmente!
agora....tem um outro lado: pode ter sido um boto.
eu já vivi uma situação parecida com essa, em PL. estava na água com meu brother Daniel, e depois de um "crosscheck" de "vc viu o que eu vi" - saímos remando feito malucos da água! mas saímos no gás mesmo....
só depois que chegamos na areia, observamos que, pelo movimento em forma de "elipse" da barbatana, era um boto cinza - bastante comum no estuário da baía de paranaguá - ali pertinho de PL!
é preciso esperar, buscar informações com pessoal qualificado (terça estarei no CEM) e então dedicar muito estudo ao tema! valeusss!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

insight

fuck! a bomba explodiu...
quis o acaso que fosse assim! e do nada, lá estava eu no olho do furacão....
péssima impressão, um mundo inteiro de opções rodopiando, embebido em poeira que insistia em incomodar os olhos....
uma idéia que surgiu do nada - um "insight" em meio ao caos - e depois de umas continhas rápidas, a decisão!
agora é correr atrás do desafio. aceitei correr o risco e vou ter que fazer as coisas acontecerem.
mas mesmo antes de a poeira baixar, e mesmo com as dificuldades e "restrições operacionais" previstas, estou confiante que tudo vai dar certo.
sei lá! é só uma sensação...uma confortável sensação de que, com o tempo, tudo estará resolvido!
em outro post das antigas, citei "time of your life", do green day.
mas dessas vez, mas do que nunca antes nessa vida - volto a revindicar a musiquinha de billy joe na orelha!
e que venha o amanhã!

"another turning point, a fork stuck in the road
time grabs you by the wrist; directs you where to go
so make the best of this test
and don't ask why
it's not a question
but a lesson learned in time
It's some unpredictable
but in the end it's right
I hope you had the time of your life"

domingo, 11 de abril de 2010

pergunta difícil

diga lá: é você quem decide sua vida, ou sua vida decide por você?
pensei, pensei, pensei....mas ainda não tenho essa resposta! difícil!
e depois que o final de um filme cheio de "idas e vindas" - cuja a semelhança com a minha realidade poderia ser classificada como mera coincidência, encontrar uma resposta, ficou ainda mais complicado.
ahh! sei lá eu, se é preciso, ou não, ter uma resposta! whatever....
mas não poderia deixar de registrar o "speech" do protagonista ao final do filme:
"Tonight most people will be welcomed home by jumping dogs & squealing kids. Their spouses will ask about their day. Tonight they'll sleep. The stars will wield forth from their daytime hiding places, and one of those lights, slightly brighter than the rest, will be my wingtip passing over."
a moral da história, ou do post?
ah!! não me façam perguntas difíceis!!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

no changes

frio, princípio de gripe, de molho na ilha de concreto e asfalto e aaaaltas ondas rolando em PL!
dessa vez, pelo que consegui ver através das fotos e relatos, o swell chegou para valer!
na terça-feira, pouco antes de subir a serra, conferi a previsão que já gritava para quem estivesse disposto a ouvir: ondas a vista!
na melhor das hipóteses, só vou conseguir colocar o pé na areia na segunda a tardinha, no final do dia. o surf vai depender, além da vontade de Netuno em "segurar" uma pontinha do swell, da minha condição físicas. estarei chegando de mais uma looonga jornada de trampo!
enquanto isso, a prioridade é despachar logo essa quase-gripe, que há pouco mais de 2 anos vem tentando me pegar....
mas se as coisas estão um pouco paradas do meu lado, lá pelas bandas do país do futuro anda beem agitado!
há pouco, enquanto fazia um lanche no buteco da esquina, ouvi o político anunciando em rede nacional, que deixamos de ser o país do futuro; "somos o país do presente".
pois é! só ser for do "presente de grego!".
apesar da aparência de saudável, o engravatado não poderia estar falando sério! quer dizer, pelo menos a mim, ele não engana!!
mas o melhor mesmo foi ouvir, repetidamente as chamadas em forma de convocação: "venha conosco, porque somos cristãos!" que beleza, hein!! belo argumentação!!
eu estava quase abandonando a mesa, para sair correndo em direção a sede do partido do "chamado", quando surgiu na tela outro político....
mesmo a distância, consegui ler a legenda, logo abaixo do nome: ex-jogador do Flamengo. PQP! que bagunça! que zona!
já não sabia mais ao certo o que estava "passando na TV": programa partidário obrigatório, mesa redonda de futebol, ou mais um daqueles tele-milagreiros!!
logo em seguida, vieram as notícias do dia: um atentado a bomba aqui, dezenas de mortos em mais um deslizamento de áreas invadidas ali, um ônibus queimado acolá....só desgraça mesmo!
saí fora do buteco, com a certeza de que os dias de "isolamento" PL, por onde é possível manter-se alheio a esse mundo maluco, só me faz bem!

sábado, 3 de abril de 2010

game over!

e mais uma vez....chutaram o pau da barraca! da minha pequena tenda que estava armando! foda!
é justo dizer que não foi uma promessa, mas apenas uma previsão....
criaram uma expectativa: apresentaram para a criança uma bola de futebol.
mas logo veio um bocado de palavras bacanas e um pouco lambuzadas - sarcásticas, eu diria!
algo parecido com: "....não é uma garantia! é só uma previsão! afinal, é uma concessão....etc e tal, etc e tal, etc e PAU!!
ripa na testa! chute no joelho! tapa na orelha!
o jogo é bacana, todo mundo está se divertindo (ou não?!) mas eles são os donos da bola....
e a vida está longe de ser um recreio.
mas tuuuuuudo bem! no pain, no gain!
não sei por que; mas tem dias que odeio essa frase. FUCK!
lifes goes on!

5 por 1

em mais uma caminhada na ainda gelada, porém muito mais aconchegante Paris - um pausa para contemplar e registrar o visual. Paris é definitivamente uma cidade para ser vista e conhecida a pé - e com muuuita calma!
dessa vez, cruzando a "Île de la Cité" em direção a Rue de Rivoli....
sobre a Pont au Change - já no outro lado do Seine - é possível curtir o visual da foto abaixo: Paris 5 x 1! cinco pontos marcantes em apenas um registro.
em primeiro plano - "la portion du fleuve qui traverse la ville"- o rio Seine, a verdadeira testemunha fluida da história....o que seria de Paris sem as água do Seine!?!?!
na margem do rio, um imponente castelo: La Conciergerie. antigo palácio real que abrigou Luis IX (1226-1270) e Felipe IV (1284-1314), entrou para a história como "antechamber to the guillotine" durante o período mais sangrento da revolução francesa. centenas de prisioneiros saíram dali, desse castelo direto para a gulhotina, em uma época que o tal mecanismo, que existia aos montes, decorava os arredores de Paris.
tenso! muito peso e muita história! não há como deixar de viajar no tempo. um excercício para imaginação, inspirado e construída em um cenário real....
a Europa toda, o velho mundo - tem muuuita história mesmo para contar.
atualmente, o castelo faz parte do complexo conhecido como Palais de Justice. justo ou não - sugiro que procurem conhecer um pouco da história da revolução e então, tirem suas próprias conclusões sobre o que foi, ou não, realmente "justo"!
ainda na mesma foto - outro destaque para os arcos da ponte pelo qual o Seine desliza em direção a torre Eiffel: le pont neuf!
as pontes sobre o Seine são um capítulo a parte de uma descrição do cenário parisienses! conta a história, que a ponte em questão começou a ser construída em 1577, por ordem do rei Henrique III. trinta anos depois, em 1607 a ponte foi inaugurada por Henrique IV - que hoje está por ali, sob seu cavalo, brincando de estátua.
finalmente, um pequeno detalhe deste privilegiado ângulo, ao lado esquerdo da torre, a enorme e inconfundível cúpula dourada da igreja do Dôme - Les Invalides. extamente ali, ao centro dessa grande construção está o túmulo de Napoleão Bonaparte, um mito do iluminismo francês, o imperador que esteve a frente da França por dezesseis anos - herói para uns e vilão para outros.

"La Seine, Le Pont Neuf, La Tour Eiffel, Les Invalides et La Conciergerie - Paris 5 x 1"

apenas cinco das infidáveis e imperdíveis atrações de uma cidade que não se deve deixar de conhecer! go for it!