quinta-feira, 29 de abril de 2010
sexta-feira, 23 de abril de 2010
signs
iniciativa inédita no litoral do Paraná: instalação de sinalização educativas nas áreas de restinga ao longo da linha de costa de Pontal do Paraná! por trás dessa saudável atitude, a Associação de Surfistas de Praia de Leste, Prefeitura de Pontal e o Governo do Estado – através da COPEL, IAP e SEMA.
se estivéssemos tratando de um país evoluído, de uma sociedade com elevado nível de percepção ambiental, talvez as placas não seriam necessárias.
mas estamos tratando de Brasil e de um povo, sem a mínima noção de proteção ambiental. nada de muito novo! seria uma utopia acreditar que essas sinalizações bastariam para cessar a depredação dessas áreas de proteção permanente.
o trabalho é muito grande, mas já é um começo! ainda é muito difícil para a grande maioria dos freqüentadores da praia jogar o lixo no lixo. caminhar sobre a restinga e não encontrar lixo plástico é uma tarefa desafiadora. volta e meia, saio recolhendo um pouco desse lixo na tentativa de aliviar um pouco a contaminação da praia. e não preciso dizer que fico puto com toda essa porcaria. povo sujo e mau educado! incrível o estrago que a horda de porcalhões deixa na praia. sem contar a outra grande parcela de lixo que os desembocadouros lançam ao mar, resultado da transformação dos rios em depósitos de esgoto e lixo.
os poucos cidadãos que as placas sensibilizem, já será um grande avanço – daí a validade das sinalizações. ponto para ASPL (Associação de Surfistas de Praia de Leste)!
enquanto isso, muuuita chuva por aqui! o mundo caiu em forma de água! ventou um pouco durante a noite e hoje pela manhã....agora é esperar para ver se o mar dá uma reagida! e tem que ser rápido....porque amanhã acaba a folga! valeusss!
terça-feira, 20 de abril de 2010
tutuba no pico
deu o que falar a história do tubarão no pico de matos! o blog do Fylyk, editor do surfjá está fervendo de comentários!
o pesamento pequeno e limitado dos "caçadores" de tubarão é realmente lamentável. entristecedor.
infelizmente, existe um grande erro de percepção do Fylyk e de mais meia dúzia de locais que estiveram (ou estão) ao lado dele nessa caçada idiota.
ninguém é dono de nada! ninguém é dono do planeta! ninguém é dono de matinhos! muito menos NINGUÉM é dono das ondas! portanto, o comportamento das pessoas que se acharam "invadidas" ou "ameaçadas" pela a presença do tubarão por lá, é apenas reflexo da arrogância do ser humano.
o oceano não é o habitat natural do homem. mas assim mesmo, o homem sente-se no direito de ir até lá, invadir o espaço alheio, fazer uso de seus recursos de forma exploratória e ainda justificar um “ataque” como forma de defesa. e depois nós somos os "racionais" e eles, os "irracionais". puta convenção idiota essa!
está errado. é preciso de uma vez acabar com esse discurso de “propriedade”. vivemos todos no mesmo planeta e "estamos" (do verbo estar mesmo!) interdependentes de todos os ecossistemas. equilíbrio e respeito deve prevalecer.
engana-se os que entendem que “os pescadores estavam fazendo a parte deles”. não estão! a “parte deles” é aceitar as regras do meio em que vivem e APRENDER a suportar (aqui no sentido de apoiar!) esse meio, preservando e “explorando” com inteligência e respeito.
o Fylyk foi feliz quando, de imediato publicou e alertou sobre os perigos de um ataque. aliás, esse trabalho de “informar” o Fylyk vem fazendo muito bem! é preciso sair da água. a partir daquela hora, aquele meio não mais lhe pertence! apenas isso! essa é a leitura correta.
mas daí iniciar uma caçada injustificável, criticar um profissional que estava lá para defender a sociedade da degradação do meio-ambiente, foi realmente um ato de infeliz. sugiro buscar mais informações, e rever alguns conceitos!
ao final das contas, é preciso aprender e EVOLUIR com os erros. e por falar em erros, alerto para mais um possível erro que está por vir: a construção de linhas de defesa e a consequente modificação da orla de Matinhos.
existe um projeto que está em fase de licenciamento ambiental, que poderá trazer sérias conseqüências ambientais e sociais para a região. mas ao que percebo, tem muitos locais iludidos, acreditando que as mudanças serão para melhor. tudo bem: isso é trabalho para os profissionais que estão envolvidos no estudo. MAS ABRAM OS OLHOS!
enfim.... com a presença ou não do tubarão, dias e ondas melhores virão! swell aproximando e eu de folga? acho é pooouco! fui!