sábado, 3 de abril de 2010

5 por 1

em mais uma caminhada na ainda gelada, porém muito mais aconchegante Paris - um pausa para contemplar e registrar o visual. Paris é definitivamente uma cidade para ser vista e conhecida a pé - e com muuuita calma!
dessa vez, cruzando a "Île de la Cité" em direção a Rue de Rivoli....
sobre a Pont au Change - já no outro lado do Seine - é possível curtir o visual da foto abaixo: Paris 5 x 1! cinco pontos marcantes em apenas um registro.
em primeiro plano - "la portion du fleuve qui traverse la ville"- o rio Seine, a verdadeira testemunha fluida da história....o que seria de Paris sem as água do Seine!?!?!
na margem do rio, um imponente castelo: La Conciergerie. antigo palácio real que abrigou Luis IX (1226-1270) e Felipe IV (1284-1314), entrou para a história como "antechamber to the guillotine" durante o período mais sangrento da revolução francesa. centenas de prisioneiros saíram dali, desse castelo direto para a gulhotina, em uma época que o tal mecanismo, que existia aos montes, decorava os arredores de Paris.
tenso! muito peso e muita história! não há como deixar de viajar no tempo. um excercício para imaginação, inspirado e construída em um cenário real....
a Europa toda, o velho mundo - tem muuuita história mesmo para contar.
atualmente, o castelo faz parte do complexo conhecido como Palais de Justice. justo ou não - sugiro que procurem conhecer um pouco da história da revolução e então, tirem suas próprias conclusões sobre o que foi, ou não, realmente "justo"!
ainda na mesma foto - outro destaque para os arcos da ponte pelo qual o Seine desliza em direção a torre Eiffel: le pont neuf!
as pontes sobre o Seine são um capítulo a parte de uma descrição do cenário parisienses! conta a história, que a ponte em questão começou a ser construída em 1577, por ordem do rei Henrique III. trinta anos depois, em 1607 a ponte foi inaugurada por Henrique IV - que hoje está por ali, sob seu cavalo, brincando de estátua.
finalmente, um pequeno detalhe deste privilegiado ângulo, ao lado esquerdo da torre, a enorme e inconfundível cúpula dourada da igreja do Dôme - Les Invalides. extamente ali, ao centro dessa grande construção está o túmulo de Napoleão Bonaparte, um mito do iluminismo francês, o imperador que esteve a frente da França por dezesseis anos - herói para uns e vilão para outros.

"La Seine, Le Pont Neuf, La Tour Eiffel, Les Invalides et La Conciergerie - Paris 5 x 1"

apenas cinco das infidáveis e imperdíveis atrações de uma cidade que não se deve deixar de conhecer! go for it!

2 comentários:

Carol disse...

Irmão... Obrigada por dividir, adorei.
Um beijo

Rafael disse...

pois é irmã!
acho que a idéia é essa!
bjão!