domingo, 15 de agosto de 2010

germanischen ländern

agora em terras germânicas e o desafio da comunicação na língua local!
azolivre! asaftasardem.... e como ardem!
cá estou em Neu-Isenburg - pequena e simpática cidadezinha satélite de Frankfur am Main, fundada em 1699!
mais uma vez o "velho mundo" fazendo valer o adjetivo!
confesso que, em ocasiões como essa, sempre me pergunto "aonde diabos estávamos (o país Brasil!) nessa época"!
no caso, em 1699 - ainda não estávamos em lugar algum, por que ainda não éramos nada! estávamos a 123 anos da independência e quase dois séculos (190 anos!) da proclamação da república!
pois então, enquanto engatinhávamos como colônia, por aqui protestantes franceses (calvinistas), procuravam "abrigo" devido as perseguições religiosas que então, estavam a pleno vapor! daí surgiu um tiozinho chamado Johann Philipp von Isenburg-Offenbach, que nessas terras garantiu aos exilados segurança, o livre uso da lingua francesa e liberdade religiosa! daí surgiu Neu-Isenburg - uma das primeiras cidades planejadas da europa do século 17! mas chega de história e vamos aos fatos!
domingão cinza, com muita chuva e tudo fechado! ainda bem que a simpática garota da "REZEPTION" desenvolve um inglês bacana!
apesar de um início desanimador, tentando em vão me orientar pelas placas, a simpatia e a "facilidade de acesso" do povo alemão acaba suprimindo as dificuldades da linguagem!
a idéia e ficar por aqui hoje - depois de uma bodeada para garantir o gás - e sair em busca das
especialidades locais! a mesma garota simpática da "rezeption" deu a letra sobre o vinho local - especialidade da região: vinho de maçã! então, vamo que vamo!
em busca do apfleweine! prost!

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

e o vinho de maçã, é bom?