terça-feira, 7 de dezembro de 2010

darwin era punk

reprodução do texto publicado na seção "bloco de notas" da Revista Scientific American Brasil, número 103, dezembro 2010.

Darwin Era Punk - Músico e biólogo evolucionista Greg Graffin explica por que não existem boas músicas sobre ciência e como a evolução pode ser um guia para a vida.
Qual a relação entre a evolução e o punkrock?
A idéia por trás dos dois é o desafio à autoridade, o desafio ao dogma. É um processo de descoberta coletiva. É debate, é experimentação e é verificação das alegações que podem ser falsas.
Em seu novo livro, Anarchy evolution: faith, science and bad religion in a world without a God, você fala sobre a "exuberância anárquica da vida". O que quer dizer com isso?
O problema é: como você fala sobre seleção natural sem insinuar a rigidez da lei? Nós a usamos quase como uma participante ativa, quase como um deus. Na verdade, pode-se substituir a palavra "deus" por "seleção natural" em muitos trabalhos evolucionários e você pensaria estar ouvindo um teólogo. É um esquema que sabemos não existir, mas o ensinamos mesmo assim: mutação genética e algumas forças ativas escolhem aqueles mais favoráveis. Isso definitivamente não é uma explicação completa para o que acontece. Devemos parar de pensar em comportamentos como leis e abraçar os acasos.
Darwin era punk?
Ele era muito certinho por causa da cultura inglesa vitoriana, mas com certeza gostava de se reunir com os radicais. Existem fãs do punk que de certa forma permanecem nas sombras, que amam a música e o que ela representa, mas nunca na vida participariam da slam dance (saltar e se chocar em grupo uns contra os outros em um show). Darwin pode ter sido desse tipo de antiautoritário pensativo e contemplativo.
Existem boas músicas sobre ciência?
Não, não conheço nehuma. Muitos autores que foram sortudos o bastante para fazer sua música chegar ao rádio ou ser bastante ouvida não sabem nada sobre ciência. As boas músicas têm grande dose de metáfora. A maioria das músicas sobre ciência não tem disso. Como She blinded me with science. É uma música boba, que Thomas Dolby me desculpe.
Como a evolução pode ser um guia para a vida?
Quando você ganha na loteria ninguém pede para que você justifique. Se te acontece uma tragédia todos querem saber por quê. Todos querem que você a justifique. A maneira como vocô o faz, a estória ou narrativa que você conta, é a sua visão do mundo. O registro fóssil é um grande consolo para mim em tempos difíceis, porque me ajuda a reconhecer que o drama que está se desenrolando no planeta atualmente é um de uma série de episódios. No fim, a vida continua mesmo depois de uma catástrofe. Isso me traz conforto. Não me pergunte por quê.

esse foi Greg Graffin - vocalista principal do Bad Religion e conferencista em ciência da vida e paleontologia na UCLA.
boa Greg!