quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

waterman

laird hamilton segue o conceito polinésio de "waterman", um código que exigia do surfista autoconfiança completa tanto no oceano como em terra.
um "waterman" é capaz de compreender seu ambiente. pode sentir as mudanças mais sutis do vento e saber como aquilo afetará a água. consegue navegar orientando-se pelos astros. além de surfar as ondas, sabe como elas funcionam.
mais do que tudo isso, um "waterman" sempre demonstra respeito apropriado por seu elemento. ele reconhece que o oceano atua em uma proporção que torna insignificantes até mesmo as maiores iniciativas do ser humano.
hamilton, é a representação moderna de um "waterman". talvez por isso seja capaz de produzir momentos como esses, surfando a onda do século em Teahupoo.
















mais do que isso, hamilton é adepto a uma filosofia muito interessante. suas palavras:


"existe uma escola de pensamento que diz que você não treina para aquilo que não quer que aconteça.... não quero saber conscientemente quanto tempo consigo ficar sem respirar. só sei que, por enquanto, consigo o tempo suficiente"
(A Onda - Em busca das gigantes do oceano. Casey, Susan / Rio de Janeiro: Zahar 2010 pp44)


em tempos de virada de ano, principalmente para aqueles que procuram novos "nortes" para suas vidas, fica a dica! por hora é isto! valeus!

Nenhum comentário: