terça-feira, 15 de julho de 2008

Paris

Acho que depois de uma certa demora.......cheguei a Paris! Em outras oprtunidades havia passado bem perto, via Aeroporto Charles de Gaulle - mas desta vez fiquei por lá mesmo!

As primeiras impressões são de mais uma cidade muito representativa no cenário da história mundial. Parece que o tempo todo estamos dentro de um livro de história da época do colégio!Uma rápida passada de olho por qualquer mapa da cidade e entendemos que opções de passeio sobram por lá! Minha passagem foi muito rápida, então rumei para o Camp de Mars, onde está cravada, a beira do Rio Sena a famosa Torre Eiffel! Pegamos o metrô no Aeroporto e em pouco mais de 50 minutos estávamos no pé da torre - que por sua vez, realmente impressiona!

Já na chegada, ainda do avião, a Torre destaca-se na paisagem. Aos pés da mesma então - é uma pira! Muito grande! E o emaranhado de metal, em traços grosseiros, acabam por entrar em uma harmonia invejável e o resultado é o "design" da torre mais conhecida do mundo!

Obra de Gustave Eiffel, inaugurada em 1889 em comemoração ao centenário da Revolução Francesa, a torre é a verdadeira "ode" as consquistas do homem até aquele final de século. Ao meu ver, foi de muito bom gosto e tem um grande simbolismo os 72 nomes de cientistas, matemáticos e engenheiros que contribuíram com estudos e "tecnologia" gravados nas quatros "faces" da torre. Uma verdadeira viagem no tempo - ainda mais para os estudantes de engenharia (como eu!) que certamente perderam algumas noites de sono debruçado em cima de algum teorema, método ou resolução de equações cabeludas criadas por alguns daqueles carinhas!!! Nomes como Lagrange, Laplace, Navier, Lavoisier, Ampere, Legendre, Giffard, Coulomb, Cauchy, Poisson, Fourier entre outros...

Mas a maior viagem mesmo foi "visualizar" Santos Dumont, em 19 de outubro de 1901, a bordo de seu dirigível No. 6, contornando a Torre e regressando ao campo de Saint Cloud, para então vencer o prêmio Deutsch - e provando que o homem podia controlar o seu deslocamento pelo ar. Pensar que pouco mais de 5 anos após esse feito, ali mesmo nos arredores de Paris, Santos Dumont estaria por "apresentar" ao mundo o tal do avião!

Em razão dos festejos de 14 julho e das férias de verão - a cidade estava "crowdeada"! Nem por isso vimos tumultos ou qualquer outra tosqueira típica de eventos "grandiosos" comuns aqui pelas terras tupiniquins!

Ah! Em tempo: não achei nada de mais no tal Seine! Uma mini-marginal Tietê, isso sim! Só que ao invés de o cortar o cenário de favelas, enormes autopistas congestionadas e os concretos de SP, tem a companhia da Torre, do Trocadero, do Louvre, do Musee D`orsay, Notredame, etc...

Novas incursões estão certamente por vir em terras francesas! Au revoir!

Nenhum comentário: