sexta-feira, 25 de julho de 2008

red pill

Precisaria de algumas horas para poder cravar com precisão o "turning point"! Faz um tempo que notadamente, as "coisas" estão dando muito certo em minha vida! Katzo! É uma atrás da outra!! Impressionante!! Acho é pouco!!!
Orraaa! Não quero aqui bancar o instrutor de auto-ajuda, até por que não sou muito fã dessas coisas - mas de alguma forma, em algum lugar, algum dia - a minha percepção da vida mudou e desde então - "shazam" - tudo funciona!!
Mudança inconsciente ou não, prevista ou não, forçada ou natural - sei lá eu! Mas a cada vez que dou uma "parada" e olho ao meu redor, fico surpreendido com a precisão, suavidade e a serenidade das engrenagens que insistem em mover meu mundo!
Por vezes, em eventos muito raros, ainda saio de lado e penso: "parem o mundo que eu quero descer!". Mas com se houvesse uma "relief valve" mental - todo esse "bad humor" desaparece e aos poucos voltamos ao equilíbrio!! Life`s goes on!!
Talvez essa "relief valve", em uma rápida tentativa de "tradução contextual" - a tal "tecla do FODA-SE", seja uma habilidade que desenvolvemos com o tempo! Possivelmente, depois dos 30 anos, o acesso a esse "dispositivo" se torne mais fácil, ou quem sabe menos "penoso" do que antes! Sei lá eu! Tô ficando velho e experimentado? Velhaco e safo?! Pode ser....
Acho que um dos grandes trunfos é desgarrar da sociedade e suas falácias que insistentemente nos balizam desde o dia em que saímos ventre de nossas mães! Acredito que, ao longo de nossas vidas, criamos as oportunidades para nos encontrar com uma espécie de "Morpheus" - aquele famoso personagem de MATRIX. Assim como para Neo, muitas vezes nos são oferecidas pelos "Morpheus" da vida (um fato, uma perda, uma indignação, uma decepção....) oportunidades de experimentarmos a famosa "red pill"! Tudo é questão de aceitar o desafio, aceitar a "red pill"!! Não é tarefa fácil!! o "challenge" fica evidente nas palavras de Morpheus, que surgem com uma lucidez invejável: "Remember, all I`m offering is the truth. Nothing more." Mas nem todos optam pela "red pill"!
A "blue pill" nos deixa exatamente como nós estamos, em uma vida baseada em hábitos desenvolvidos, em coisas que nós acreditamos conhecer. Estamos confortáveis, não precisamos da verdade para viver. A "blue pill" simboliza a continuidade, a indiferença, o não questionamento - representa a aceitação da cegueira. Quero distância dos losers que optaram pela "blue pill" - ou, de forma mais direto: aqueles que escolheram por "fit in" na sociedade!
A vantagem deles, é a acomodação! Essencialmente, se a verdade é desconhecida, ou você acredita que conhece a verdade, por que se preocupar com isso e questioná-la? Não quero convecê-los de que fizeram a escolha errada. Porém, não pretendo conviver com "pessoas rotuladas" e artificiais! Não é uma tarefa fácil! Por vezes, estamos rodeados deles, no trabalho, na universidade, na academia, no ônibus, enfim.... "all over the MATRIX"! Por vezes a convivência fica difícil.... Mas a real é que essa galera não está preparada para ser "unplugged" e muitos deles estão tão dependentes do sistema que são capazes de lutar para mantê-lo!
Acho que o "turning point" que me referia no início desse post tem haver com esse momento - o instante em que, lá atrás, optei pela "red pill".
Não sabemos o que é verdade e muito menos se a "red pill" nos ajudará a encontrá-la. Entendo que a "red pill" simboliza o risco, a dúvida, o questionamento ( e por que não o foda-se!). Para responder a algumas questões, podemos apostar todas nossas vidas em uma realidade que nunca experimentamos! Simplesmente, mergulharmos de cabeça, ou de mochila nas costas em uma imprevisível busca!!
Os questionamentos sobre nosso "enviroment", sobre nossas experiências e até sobre nós mesmos é fundamental para a condição humana. Tá aí meu primo, que a pouco completou 4 anos e não para de emendar perguntas seguidas de porquês e mais porquês! Talvez no próximo ano, por uma questão de sobrevivência, ao começar a frequentar a escola e a "socializar" com o mundo ele pare com seus questionamentos. Por mais que o sistema "abafe" essa sede de "questionar" - a pastinha ainda vai estar instalada no seu HD pelo resto da vida! Bastará um dia ele optar por dar dois "clics" no arquivo .exe - ou aceitar a "red pill"! Espero que um dia ele se pergunte qual é o propósito de uma existência na ignorância? Mais que isso, o que é simplesmente existir?!
Admitir nossa simples existência nos traz ao nível de objetos e com isso devemos ter alguma utilidade ou um propósito, certo?! Mas onde está o significado de nossa existência? Existência sem "meaning" é a certeza de não estar a viver sua vida, mas apenas experimentando-a! Daí o porque de Trinity alertar Neo: " A Matrix não pode lhe dizer quem você é." FUCK!
Autch! Pode ser que tenha viajado demais na maionese.....mas sei lá - é preciso registrar que optei pela "red pill" e não me arrependo por isso! It`s all working as an unexpected but perfect way!!
Agora, para a viagem continuar, só falta encontrar a Trinity nessa bagunça toda!!

3 comentários:

Pollyanna Xavier disse...

"Bem vindo ao deserto do real!" :)

Hildo Jr. disse...

I hear you, my friend!

You've been runnin' with the devil for a long time, though you haven't realized it properly untill recently.

Somos tão influenciados pelo meio, pela educaçao, por tudo que lemos, ouvimos e vemos por aí, a insitir na infinitude de uma vida apenas repetida, que o desperar para uma vida efetivamente nossa e isenta desses paradigmas todos acaba sendo lírico, não é?

Como vimos com Neo e a Red Pill, como vimos com "God's in the Rain" na Londres fictícia de V, como vimos com William Wallace há seis séculos atrás.

Eu, particularmente, acho que beira o ridículo nascermos para o mundo (um mundo, digamos, mais verdadeiro do que achávamos) aos 30 anos de idade, apesar de reconhecer que muito mais ridiculo é ver 99% da populacao ainda dormente nos ultimos momentos da velhice. Mas dizem que nao existe atraso nas coisas que, mesmo tardias, acontecem para o bem.

Então que se dane o que nos sugeriram pensar sobre isso... JUST BECAUSE YOU BREATHE IT DOESN'T MEAN YOU'RE ALIVE, and it feels DAMN GOOD to BE ALIVE after all!!

Keep Walking, brother!

Rafael disse...

yeahhh!!! pp em sua forma mais que original - "precisão suíça" das minas gerais!!!!