segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Roissy-en-France

O continente Europeu notadamente fascina pela riqueza "cultural"! O tempo é distorcido por aquelas bandas! Resquícios do velho e novo mundo confundem-se e o resultado são os traços de paisagens inusitadas.

Em mais uma passagem relâmpago pela França, aproveitei as "horas" de folga e fui até a cidadezinha de Roissy-en-France, nos arredores do Aéroport de Roissy-Charle de Gaulle.

Ruazinhas estreitas e limpas, calçadas floridas e as simples fachadas das casas arranjam um cenário mais que aconchegante. Uma garoa fina deixava o céu um pouco cinza e acabavam por conferir um certo ar mais que singelo a vilazinha de Roissy!


"qualquer semelhança com os cenários de GT4 é mera coincidência - Roissy-en-France"


Bastam alguns minutos de caminhada para nos depararmos com passagens da história encravados na "petit ville". Poucos metros rua acima (foto), encontramos o prédio da prefeitura instalado em uma praça com um jardim impecável. Incrível como a "limpeza" do local salta aos olhos.

Aos fundos, encontramos o "Parc de la Mairie" ("Parque da Prefeitura") com todas as facilidades que um espaço público pode oferecer. Extensa área verde, com trilhas muito bem sinalizadas e iluminadas permitem caminhadas pelos bosques acompanhado de enormes e engraçadas lebres! Por essas trilhas, nos deparamos com a fachada do antigo Châteu de Roissy destruído na época da Revolução Francesa. Muito bem conservado, os muros desse antigo castelo abrigam hoje um pequeno condôminio de prédios.

Em frente a um dos antigos acessos do castelo, um enorme portão todo decorado, encontramos um parquinho público com brinquedos que fazem inveja a qualquer "parquinho" artificial que encontramos espalhados em Shopping aqui no Brasil! Ali estão os brinquedos, públicos, a céu aberto e de frente para um pedaço da história da França! Mas uma vez, o inevitável contraste nos traz a sensação de que o tempo em terrirório francês é um mero brinquedo de criança.

Continuando a caminhada pelo parque, depois de alguns passos, saímos do século XVIII para o século XX. Um enorme conjunto do trem de pouso do Concorde - famosos jato supersônico, motivo de orgulho para os franceses. Uma homenagem ao avião que algumas vezes sobrevoou os céus da cidadezinha de Roissy durante os anos de operação no aeroporto que a cidade empresta o nome. Mais uma amostra do novo, do moderno em harmonia com o passado!


"Concorde - le train d'atterisage principal" - Parc de la Mairie, Roissy-en-France"


Mais alguns passos, voltamos ao século XVI. "L'église Saint-Éloi" foi construída em 1574 em memória ao Bispo de Noyon, então conselheiro do Rei Dagobert, morto em 639.

A igreja do século XVI está lá, aberta para quem quiser entrar e por que não, viajar no tempo! Por alguns instantes tentar imaginar quantas pessoas por ali não passaram, seus suplícios e quantas outras tragédias essa igreja suportou em seus 434 anos de existência! Eu entrei, conferi e viajei....

Cicatrizes mais "recentes" da história da comunidade, estão gravadas em frente a igreja, em um monumento em homenagem as crianças de Roissy que perderam a vida nas sangrentas batalhas da Primeira Guerra Mundial - entre os anos de 1914 e 1918. O horror e a dor da guerra exposta as novas gerações. Lá estão cravados os nomes e a data da morte de cada uma dessas crianças que perderam a vida pela França no "Champ d'honneur"! Tenso!


"L'église Saint-Éloi (sec. XVI) e a homenagem as crianças que perderam a vida na WWI"


Agora, de volta ao Brasil e na expectiva de "carregar" outro "cenário" inédito nas próximas trips!


Nenhum comentário: