quarta-feira, 17 de setembro de 2008

up and down

"Stormy days" na economia mundial! As manchetes, principalmente para aqueles que odeiam o tema "economia", chegam a assustar! Por aqui, a imprensa brasileira "festeja" a cada dia que a bolsa "despenca"! Estampado na capa dos jornais:" Bovespa cai 6,74% e acumula perdas de 17% no mês".
A essa hora, os cautelosos e poupadores convictos, saem as ruas esbanjando "razão e sabedoria"  a defender seus rídiculos ganhos de 0,5% a.m.!  Deuzolivre falar em perdas de 6,74% em um dia! Realmente, para aqueles que acumulam rendimento semelhante em 12 longos e suados meses de aplicação - fica difícil de argumentar!
A "Bolsa de Valores"- ou casa do demônio para aqueles tantos referidos no parágrafo acima, adquire proporções de monstro-nazi-facista, e surgem inflamados discursos contra o já batido "capitalismo selvagem"! Repudio com todas as minhas forças esses oportunistas de plantão, não só por sua essência de "loser", mas por insistirem no pensamento pequeno, no conformismo e na aversão ao risco.
O mercado vive de ciclos. Experimentamos 6 anos de ganhos contínuos nos mercados de capitais mundo a fora e por hora, as perdas surgem para se fechar um ciclo e dar início a outro. Tudo muito natural, ou até certo ponto "preciso"! Obviamente que quanto maior for a "precisão" do investidor na leitura desses "turning points"- melhores resultados e maiores ganhos. Por outro lado, quanto menor a capacidade de leitura, maiores as perdas.
É preciso fazer valer uma das máximas dos mercados abertos: enquanto uns perdem, outros ganham! Não tenho dúvidas, que ao contrário do tom de "eu te disse"  da cobertura da imprensa brasileira para a crise nos mercados mundiais - tem muita gente fazendo dinheiro e fortuna hoje!
Enquanto alguns desfazem suas posições a absorvem perdas, outros estão marcando posição para que depois - no pico do novo ciclo, retornem as recompensas! Por hora, é importante lembrar que os "perdedores" de hoje eram os ganhadores de ontem - que o diga o tal Lehman Brothers, que sucumbiu após 158 anos de existência! 
Ah! Aqui cabe um "warning" para aqueles defensores dos "XXX Prev"  da vida. Desta vez - não fosse pela política "Sugar daddy" do Fed, aquela um dia "infalível" AIG Inc. teria afundado ontem! Para o fundo do oceano iriam milhares e milhares de "aposentadorias". Por essas e outras, insisto em dizer que o que vale mesmo é dinheiro na mão - na sua mão! Essa de alocar suas "reservas" acumuladas ao longo de sua vida na mão de outro (entenda-se aqui qualquer Instituição Financeira) é muito risco! Mais uma vez, a dica está aí...para todo mundo ver!
Mas muito bom mesmo está sendo acompanhar o debate na imprensa americana sobre a política de proteção ao mercado adotada pelo Fed (espécie de Banco Central deles!). A repercussão é muito negativa no que se refere ao aporte financeiro do Fed para algumas instituições que foram "contaminadas" pela tal crise! A grande maioria da imprensa especializada norte-americana, através de artigos tão bem escritos e com argumentos muito bem expostos "detona" a política "Sugar daddy" adotada pelo Fed. Segue um trecho de autoria de Andrew Horowitz: 

"Now that the market sentiment lives and dies with the actions of the Fed, it appears that investors and companies are getting used to the idea that no matter how bad it gets, money is available, rate cuts will appear and the Treasury will help with some kind of handout. This is not the way in which we create a market that is considered healthy. By constraining market gains and losses to the whims and taxing power of the regulators, we will never have a stock market that will make or lose money."

Muito bem mandado! Palavras que refletem o nível de comprometimento que a sociedade (even the "rednecks"!?!?) tem para com os rumos de sua economia. Por aqui, no paraíso tupiniquim, no fake "País do Futuro", infelizmente não encontramos os mesmos contra-pontos, os mesmo nível de questionamento. Basta olhar pela "janela" e acompanhar o "nível" dos debates eleitorais que pipocam Brasil afora. Rídiculo. 

Para terminar, vou novamente fazer valer as palavras de Andrew Horitz: 

"Let the market work out its problems and likely, over time, the strongest will survive. If you don't believe me, just ask Mr. Darwin.

Simples e direto! Mr. Darwin outra vez! Esse é o cara....e tenho dito! Abrs!

Nenhum comentário: