segunda-feira, 16 de março de 2009

new destination

Mercator, o "cara" das projeções cartógráficas, foi o primeiro a registrar em seus mapas no sec. XVI o destino das minhas férias!
Arquipélago com 58 ilhas vulcânicas, aproximadamente a 1000 km da costa continental, em pleno Oceano Pacífico, é considerada um paraíso do surf e também o principal laboratório vivo de biologia do mundo.
Outros caras já tiveram essa idéia antes - e foram conferir a ilha e seus segredos!
O primeiro deles, Alexander Selkirk, marinheiro escocês que passou 4 anos de sua vida vivendo sozinho em uma ilha deserta, após ter desembarcado por vontade própria de seu navio, esteve por lá em 1709. Os relatos da jornada de Selkirk acabaram por servir de inspiração a Daniel Defoe, autor de "A vida e as Estranhas Aventuras de Robinson Crusoé"( 1719).
Outro "brother" que mais tarde passou por lá (1835), curtiu tanto o lugar, que acabou por causar um "tilt" nas estruturas da sociedade mundial: Charles Robert Darwin. Os experimentos e observações de Darwin, transcritos na obra "A Origem das Espécies" - um chute no joelho da Igreja Católica e seus dogmas - introduziu ao mundo a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio da "Seleção Natural".
Apesar dos fatos, minha principal "motivação" são as ondas mesmo! Ao contrário do personagem Crusoé, não espero encontrar o "Sexta-feira" por lá!!! Atente que, se Alexander e/ou  Darwin tivessem algumas pranchas em suas bagagens provavelmente viveríamos em um mundo sem Crusoé e ainda acreditando que saímos da costela de Adão! 
Enfim, com a licença e "dicas" dos "locais"- iguanas, tartarugas gigantes (1,80m/225kg), atobás - a expectativa nada mais é do que aaaaltas ondas, descansar a mente e curtir a vida em mais um paraíso do Planeta Terra: Galápagos Islands.


"Blue-footed Booby"  - "local" casca-grossa que vai autorizar e orientar o surf !

Nenhum comentário: