domingo, 3 de maio de 2009

Galápagos - Fotos I

Iguanas e lobos marinhos dominam os picos em San Cristobal! 
Nas trilhas de acesso as praias, encontramos diversas iguanas, único largato do mundo com hábitos marinhos. Animal fantástico - um dos símbolos das Ilhas e que causaram um grande "tilt" na cabeça de Darwin - e também na minha! Esses animais alimentam-se de algas, e conservam a incrível habilidade de entrar no mar, muitas vezes tomando uns caldos abrsurdos, e por lá ficarem por até uma hora, submersos, alimentando-se. 
Tive a oportunidade e acompanhar uma dessas iguanas quando mergulhando em Isla Lobos. A cena realmente impressiona! Cheguei muito próximo - mas muito próximo mesmo (questão de centímetros) de uma iguana submersa. Fiquei observando-a durante uns 2/3 minutos, até que ela resolveu voltar para a superfície e de lá para terra firme. Utilizam-se de sua enorme cauda como meio de propulsão e suas patas para apoiar-se nas pedras. 
As iguanas marinhas são muito sensíveis às correntes marinhas que atingem o Arquipélago de Galápagos - pois são essas correntes (Equatoriana, Quente do Panamá e Fria de Humbolt) que acabam por trazem "vida" ao arquipélago em forma de plâncton e algas. O comportamento dessas fantásticas iguanas levou Darwin a concluir que o Arquipélago de Galápagos evoluíra de uma forma independente - pois fora povoado por espécies que não viajaram na "Arca de Noé", pois muito antes disso, chegaram ao arquipélago por mar, sob troncos de árvores, tosseiras, e por lá encalharam! 
Depois disso, a Naureza, através da evolução das espécies, propiciou a adaptação das mesmas em função das condições encontradas em cada uma das diferentes ilhas do arquipélago. Fantástico!
Na primeira foto do post, uma simpática iguana marinha, sorrindo e dando as boas vindas aos visitantes! 

"Iguana Marinha ( Amblyrhynchus cristatus) -  Welcome, haole!"

Quando caminhando sobre as pedras, é preciso bastante atenção para não tropeçar em uma iguana! As manchas brancas existentes nas costas da mesma, em contrapartida com o fundo negro da sua pele, funcionam com uma espécie de camuflagem - por assim ficarem parecidas com o limo que acaba revestindo as pequenas pedras vulcânicas que cercam a ilha. Volta e meia - nas caminhadas, observávamos as "pedras" se moverem! 
Na próxima foto, outra iguana recém saída do mar, em busca de sol para aquecer o corpo - e claro, obervando as ondas!
"Iguana Marinha - Depois do mergulho, um bronze nas pedras da trilha de La Loberia"

"La Loberia" é o pico mais constante de surf de San Cristóbal. Esquerdas e direitas quebram o dia todo em um raso fundo de pedra. A esquerda funciona apenas com a maré alta, do contrário....é pedra na certa. A direita, muito mais constante, tem um drop desafiador quando na maré baixa. Enormes bolhas se formam no pico, turbulência gerada pelas cabeças das pedras muito próximas a superfície, dificultando (no meu caso, impossibilitando!) o drop.
Foi em Loberia que pegamos o maior mar - com séries de 8 ft! Aliás, justamente essas séries que vinha lá de trás, varrendo o mundo, que me fizeram adiar a queda naquela manhã! Fiquei de boa, nas pedras só observando os malucos: Flávio, Diogo e Daniel revezavam-se no outside e mostravam uma mega disposição em continuar na água mesmo depois de tomarem algumas séries na cabeça! Logo depois, foi a vez de Cristiano ir para o mar: estava na pilha pois era seu último dia na ilha! Bastou uma onda, um drop para despencar lá de cima....e partir a prancha em dois pedaços! Uma talhada de leve nas costas não impediu o maluco de continuar mais um bom tempo na água - mostrando também muita disposição para o surf!
O tempo foi passando, e depois de a maré encher - achei que a coisa estava mais "easy"! As séries já não entravam com muita força, as ondas estavam menos cabulosas. Doce ilusão!
Entrei tenso no mar, mas ao mesmo tempo amarradão em encarar um mar que para mim - de longe era o mais casca-grossa enfrentado até então. Não só pelo tamanho, mas pelas circustâncias: fundo de pedra muuito raso, e ondas com muito power!
Pra água então eu fui!!! Após uma rápida, mas não menos tensa remada, cheguei à bolha que usávamos para marcar o pico. Por lá estavam Flávio, Cristiano (com a prancha emprestada do Daniel) e Diogo que voltava para o pico. Cheguei no pico praticamente junto com Diogo, que voltava de uma onda emendando:
- E aí? Resolveu encarar??
-Opa! Tem que ser! Acho que está mais tranquilo agora! - respondi.
-Está mesmo! Parou de vir aquelas séries grandes.....
Foi o tempo de Diogo terminar de falar para surgir no horizonte, aquela montanha de água! Ao mesmo tempo que eu xingava o mundo, fui montando na prancha e remando pra esquerda como um condenado! A primeira eu passei de boa. A segunda nem tanto! Melhor dizendo - não passei!
A onda fechou lá atrás, e o espumeiro veio com força! Ainda deu tempo de encher o pulmão antes de rodar! Muita turbulência e muito medo de rachar a cabeça nas pedras. Na primeira "ripada" fui jogado lá pra baixo e tive muita sorte de cravar o pé direito em uma ponta de pedra. O caldo foi pesadíssimo! O alívio ao sair para fora da água, logo foi dizimado pelo próximo espumeiro que se apresentava a poucos metros.Cena desoladora! Uma rápida espiada para trás, a fim de ver o quão próximo eu estava das pedras expostas, mais uma tomada de ar e......rodo! 
Dessa vez, tive a impressão que não rodei muito...mas mesmo assim demorei a sair. Mais um rolo de espuma por vir, mas dessa vez eu já havia sido varrido para o inside da baía e com isso, pela turbulência ser bem menor, consegui passar de boa! 
Daí em diante, o desafio passou do campo físico para o psicológico! Voltar pra bolha e descer pelo menos uma onda - esse era o meu "mantra" enquanto remava de volta ao pico. E foi o que acabou acontecendo! Olhos abertos para não tomar mais nenhuma varrida e remar na onda certa! A onda acabou sendo boa - mas a rebeada no Flavio foi sinistra! Acabei dropando sem antes perceber que o Flavio estava na minha esquerda, e quando percebi, já era tarde! Adiantei o máximo que pude na onda - tentando consertar o "mico" e ao mesmo tempo garantir a onda até o finalzinho, do ladinho das pedras para então sair fora! 
Apesar do mico, da varrida, dos pequenos cortes no pé e do surf-tensão, o dia valeu pela experiência e pela indescritível sensação de perceber-se no limite!!

"Cortando a proa" - tentando adiantar e "consertar" a onda do Flavio (foto Veronica L.)

Nos outros dias, o surf sempre esteve "sob controle"! Além das ondas, o visual de Loberia era sempre um atrativo a mais! Com o sol pegando na vertical - torrando mesmo, um mergulho nessas piscinas naturais eram "de lei" para poder aliviar o calor!
"La Loberia"- visual do canto esquerdo.

Os lobos marinhos, como o nome da praia sugere, estão por todos os lados! Alguns deles, passam o dia todo largados na areia, como se etivessem em uma enorme ressaca! Os filhotes, sempre muito curiosos e brincalhões, estão sempre muito próximos! Recomenda-se ter bastante cuidado a fim de evitar de tocá-los. Conforme orientação dos biólogos da ilha, esses filhotes podem vir a ser rejeitados pelo grupo mais tarde.
Entre os lobos adultos, tinham aqueles mais "encrenqueiros", que sempre saíam em perseguição aos que ameaçavm seu espaço. A gritaria era alta, e por ser muito desajeitado fora da água, boas risadas eram garantidas! Outros mais "relax"- passavam horas e horas boiando na baía, erguendo suas nadadeiras para fora da água. Nos primeiros dias, a uma certa distância, o movimento era facilmente confundido com a exposição da barbatana dorsal de um tubarão! Até acostumar com esse movimento, ainda mais quando se estava no outside, foi meio sinistro! Apesar dos lobos ficarem praticamente estáticos nessa posição (oposto dos tubarões que estariam mais velozes), era o suficiente para surgir a famosa "pulga atrás da orelha"!! Se prestar atenção na foto abaixo, é possível perceber um lobo "relaxando" próximo as pedras de acesso a baía.....like a fucking shark!! Mas como insistiam os locais: "no passa nada!"

"La Loberia # Arquipélago de Galápagos"

Mas o bacana mesmo, eram os lobos que curtiam o surf! Todas as vezes, ao entrar ao mar pela baía, lá vinha um filhote fazer companhia e querer brincar! A sensação de remar, acompanhado pelo bichano fazendo altas cambalhotas a sua volta é única! Isso quando não encostavam e tiravam a cabeça para fora, parecendo querer dizer: - E aí cara! Tudo certo!? Vamos juntos para o surf!!??

"Lobo marinho  fazendo companhia na remada até o pico"

Uma vez no pico - não tinha para eles! A esquerda então, era dominada pelos bichanos! Sem essa de maré alta ou baixa! Por mais que a onda terminasse nas pedras, eles botavam pra baixo!
Altas ondas e barriga cheia! Pois esse "surf", além de divertir, garante um bom almoço aos lobos! Os cardumes de tunas se tornam presas fáceis para os lobos quando muito próximas a arrebentação. Ser tuna em Galápagos não é lá uma vida muito fácil! Pois além do ataque pela água, ainda tem o ataque aéreo dos "Patas Azules"!

"Lobos pegando aaaaltas ondas em Loberia!"

Por mais contraditório que possa parecer, foi fora da água que as pedras de Galápagos acabaram por deixar as maiores lembranças! 
Tudo ia muito bem até que a cordinha da prancha acabou soltando! Como já estava muito próximo das pedras, onde a esquerda fica crítica e com a maré baixa, não tive outra opção que não fosse sair nadando pelo extremo direito da baía, subir pelas pedras e então contornar toda a praia para resgatar a prancha. Nesse dia, senti na pela a força da maré vazante! Ensaiei algumas braçadas para sair pelo meio da baía, a fim de evitar escalar os pedregulhos, mas sem sucesso. A baía de Loberia é pequena, e para ficar longe da zona de impacto das ondas, nadei para próximos das pedras que dão forma a baía. Porém, é justamente por ali que a correnteza vazante aperta e, por mais braçadas que eu insistia em dar, não saía do lugar. 
Depois de sair do mar encarndo os pedregulhos, o desafio foi caminhar sobre as escorredias pedras em busca da prancha! Precisei da colaboração do Cristiano, que chegou próximo e foi me orientando em direção a prancha! Veronica, esposa do Cristiano, acabou registrando o momento da "busca"!

"La Loberia - resgate da prancha encalhada nas pedras"

"La Loberia - água cristalina, céu azul e ondas de qualidade"

"Por do Sol - Arquipélago de Galápagos"

"Baía de La Loberia - Final de tarde e a maré lá em baixo"

"La Loberia - momento curtição depois do surf com lobo marinho"

Ainda tem muito mais a contar! Vou postar algumas fotos de Tongo-reef - uma esquerda interminável, e ainda relatar um pouco da maior aventura da viagem: o batismo de mergulho e a travessia do canal de Leon Dormido em companhia dos "tiburones"!!

Nenhum comentário: