sábado, 2 de maio de 2009

Galápagos - I

Bem que tentei - mas não consegui! Nos últimos dias, foram diversas as tentativas de atualizar o Blog. Novamente elas,"as forças ocultas", impediram-me de fazê-lo! Mas como diriam os entusiastas de Rubens Barrichelo: agoooora vai!
Força de expressão à parte - espero que as comparações com o intrépido e azarado (?!?!) corredor de F1 encerrem-se por aqui! Aliás - um pequeno, e curto parágrafo: O que não está sendo o campeonato de F1 de 2009?! E a Ferrari, hã?! Acredito que a italianada está fazendo valer os ingressos para o "Circo da F1"!! Whatever....
Voltemos à Galápagos! Voltemos às lembranças dos dias de gala no paraíso!
A chegada a ilha de San Cristóbal já foi um aperitivo do que nos esperava! O visual é alucinante! Ainda no avião, estávamos sedentos a procura das bancadas na ilha....mas as primeiras impressões foram um pouco desoladoras. Não havia ondulação banhando a ilha e desembarcamos pouco confiante no potencial de surf da ilha naquele período. Tudo ilusão! 
Esquecemos que estávamos cercados pelo Pacífico - e nunca desprezem as forças do Pacífico! Mesmo sem ondulações significativas ( grandes swells ) - a constancia da Ilha é uma marca. Surf rola todos os dias, mas deve-se ficar atento às variações da maré. As bancadas de pedra são muito rasas, e pequenas escoriações ( em vc e na prancha!) são inevitáveis! 
A ilha supreende mais ainda pela exuberante vida selvagem! Todos os dias, nas caminhadas rumo aos picos de surf rendiam muitas fotos! Iguanas e lobos marinhos estavam por todos os cantos - e sempre muito próximos.  A todo instante, a Ilha parecia nos fazer questão de lembrar de que, por lá - nós éramos os estranhos! Sim! O ser humano - com toda a sua "prepotência" de ser racional e dominador, por lá se aquieta, diminui, reduz-se ao nada ao perceber está muito errado em se achar "dono" desse Planeta.
A vida marinha - com sua riqueza inacessível ao nossos olhos: a suvidade do nado das tartarugas, o balé dos cardumes de peixes coloridos, as enormes e discretas arraias, e obviamente os exímios caçadores: tubarões.
Pelo ar , enormes pelicanos encantam por suas habilidades ímpares em voar com um bico "daqueles", as fragatas desfilando razantes sobre as ondas e os surpreendentes e belíssimos blue-foot boobies - com seus mergulhos impressionantes!
Por muito mais que isso, essa sensação de "não pertencer"  a um lugar que vc imaginou um dia "pertencer", a percepção de o que o Planeta Terra não é propriamente a "sua moradia", pode causar estranheza no início. Talvez até certo um desconforto, mas que reduz-se a nada com o passar dos dias - na medida em que vivenciamos e reconhecemos os limites que a Natureza impõem ao homem - em mais uma excelente lição de vida.
Selecionei algumas fotos, que fazem valer o ditado "imagens valem mais que 1000 palavras". 
Espero que vocês curtam as fotos! Mais que isso! Espero que um dia, todos se dêem a oportunidade de visitar e contemplar um lugar como Galápagos! 

Nenhum comentário: