sábado, 28 de novembro de 2009

medieval

um pouco de demora para atualizar o blog simplesmente porque PL resolveu despertar e permitiu - na última quinta-feira a tarde um mais um surf memorável! PL mandou muito bem mesmo!
mas por hora, a chuva dominou geral! subi a serra e consegui digitar algumas palavras sobre mais uma oportunidade em terras do velho mundo!
mochila nas costas e mais um lugar bacana no logbook!
antecipei no post anterior as intenções de esticar o passo até Toledo: cidade berço da Espanha, cravada às margens do Rio Tajo - 70km a sudoeste de Madrid.
em um domingão com o sol temperando o frio outonal no árido solo Espanhol, o trem rasgava o cenário que ganha vida graças ao eficiente sistema de irrigação pontual, criando um contraste bacana para os olhos!
"on the railroad again!" - de Madrid a Toledo # Nov 2009

pouco mais de meia-hora de viagem, saindo de Atocha-Renfe em Madrid, chegamos em Toledo. ainda na estação, embarcamos em ônibus para fazer o tour pela vila. depois de contornar a cidade, que está localizada em uma montanha cercada pelo Tajo, cruzamos o rio e desembarcamos em Zocodover - o mercado central.
"Toledo e o Alcázar ao centro" - Nov/2009
o visual é muito bacana! do alto e de longe, percebe-se muito bem o "burgo" - muito distante do atual conceito de cidade! acredito que um dos grandes elos da evolução sócio-econômico e cultural da humanidade - depois de visitar lugares semelhantes - é o transporte, ou melhor, a necessidade do transporte!! essa incansável busca pela "locomoção" realmente revolucionou o mundo! a geografia do local também nos faz perceber que o isolamento, ou proteção, era realmente uma preocupação considerável nos séculos passados. tempos difíceis, tensos....
também pudera, estamos falando de mais de 1000 anos atrás - período que a história nos diz que a espada realmente escrevia os caminhos com sangue. por essas e outras, nas margens da cidade desprotegidas pelo rio - ficava por conta das enormes muralhas, que ainda estão por lá - fazer a segurança da vila. falando em espadas e confusão, Toledo foi um grande centro de produção de espadas e acessórios! disse-nos um local, vendedor de facas, que a tradição remonta à epóca dos romanos.

o rio tajo é outra atração que curti! com sua nascente muito próximo a cidade de Toledo, segue seu caminho rumo oeste a Portugal. por lá, ele vira o rio tejo - o famoso Tejo! pouco mais de 1000 km depois, econtra Lisboa e finalmente, o Oceano Atlântico!
muito bacana lembrar que dessas águas, mais especificamente da foz desse rio, partiram as naus e caravelas mundo a fora. por um tempo, deixei o pensamento viajar no tempo.....e então, permiti ouvir um pouco mais das histórias que esse rio tem para contar dos últimos 2000 anos!!
continuamos o passeio por todo o dia transitando pelas ruelas da vila. muito fácil de se perder - ainda mais quando saímos sem rumo! deixamos nos levar pelo lugar, pelo destino e rodamos por quase toda a vila. visitamos a enorme catedral (igreja primaz da Espanha), contornamos o Alcázar de Toledo - palácio fortificado sobre rochas cuja origens remonta aos romanos, no século III. Modificado ao longo dos séculos por Afonso VI, Afonso X de Castela até que, em 1535 Carlos I da Espanha o utilizou como residência oficial dos reis da Espanha.virou símbolo do nacionalismo espanhol durante a guerra civil e atualmente, depois de reedificado abriga uma biblioteca e o museu do exército.
ao lado das armaduras e espadas que os malucos utilizavam para fazer seus "acertos" - conclui, pelo peso das mesmas, que essa coisa de "troca de golpes e figurinhas" que os diretores tanto gostam de valorizar nos filmes não passa de uma enorme lenda! Depois de empunhar uma espada daquelas, sentir o peso das armaduras não é possível imaginar que o conceito de "mobilidade" era levado a sério pelos "designers" da época! caraca! tudo muito pesado....meeeesmo!!
acho que na real, os malucos chegavam trotando, no melhor estilo travado de robocop - trocavam 4/5 golpeadas....até que um pescoço, ou braço voar longe! combates intermináveis é mesmo coisa de filme!
ao final do dia, ancoramos em um restaurante na Zocodover, mandamos uma cerva para comemorar mais uma trip enquanto aguardávamos o trem que nos levaria de volta a Madrid.
a friaca já estava tensa, depois do por-do-sol, com céu claro e nenhuma nuvem para ajudar a segurar um pouco de energia.
de volta a Madrid, fomos até Plaza Mayor em busca de um vinho, em mais um buteco para fechar o dia!!
agora vem dezembro - e a friaca começa a dominar o hemisfério norte! final de ano, férias e festas: muito trampo pela frente!
que venha dezembro, o frio, o papai noel e as folgas em PL! abrasssssssss!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

montmartre

o trampo deu uma folga e com o calor que anda fazendo por essas terras, não restou outra opção que não buscar água!! água salgada - é óbvio!! portanto, pra PL rumei curtir os 5 dias de folga!!
por lá, muito mais sol, muito mais calor e nenhum surf!!! mar no melhor estilo "flat-margaret"!!
vencendo a preguiçosa manhã de segunda-feira, e de volta à CWB, era hora de arrumar as tralhas para mais uma missão em terras gaulesas!!
encontramos Paris depois de pouco mais de 11 horas de vôo e abaixo de muitas nuvens e um pouco de chuva!! outono marcando presença, assinando temperatura na faixa dos 10 grauzitos!!
o vento que também soprava forte, era prenúnico de melhorias e lá fui, não mais estranhamente sozinho, perambular pela vila.
dessa vez o destino era o bairro de montmarte, onde a idéia era procurar por comida e conhecer um pouco mais da região famosa por sua boemia.
escalei, degrau-a-degrau os 130 metros de altura da colina, motivado a cada passo pelo cenário da cidade que expandia-se a cada metro vencido.
no alto da colina, a não menos impressionante "La Basilique du Sacré Coeur du Montmartre".
entrei e conferi. além da enorme cúpula, o que chamou atenção mesmo foi a ira dos seguranças! não pela aparência (faltava o óculos raibanzão na cara!), mas pelo comportamento, os caras lembravam ao "agent Smith" de MATRIX: surgiam mais e mais deles a cada instante, atrás de cada coluna.....que eram muitas!! muito louco aquilo!!
deixei a ostentação da Igreja pra trás e rumei para os bares da redondeza. apesar do dia cinzento e frio, um movimento razoável nas ruelas e praças da região, com inúmeros artistas locais oferecendo os mais diversos trabalhos - a grande maioria desenhistas e pintores.
ainda houve tempo para curtir o "sunset" do alto da colina. o vento frio apertava, levando de vez a chuva embora. um resquício de nuvens stratus ainda rondava sobre Paris - mas mesmo assim, o sol achou um espaço entre elas e deixou mais um daqueles "see ya" inesquecíveis!! curti muito mesmo aquele sunset!!
na pausa para comer, em uma espécie de padaria local chamada "Chez Henry" - consegui que a simpática tiazinha preparasse um sanduba veggie, que não constava no cardápio. acomodei-me ao canto e enquanto matava a fome, a tiazinha contava-me um pouco da história local. uma vez que meus conhecimentos em artes são nulos, achei bacana descobrir que um pessoal "casca grossa" das artes transitou por aquelas ruelas, nomes como Monet, Renoir e Van Gogh!
agradeci muito a tiazinha pelo sanduba e pela conversa, catei a mochila e parti colina abaixo...
metrozão rumo a iluminada e já natalina "Boulevard Haussmann". descobri então, que o diabo é rico! sim! pois se "o diabo veste prada", e um paletó prada era oferecido por 1200 euros, por extensão - o diabo tá montando na grana!! uma viagem essa loja...
rodei por rodar mesmo - e também divertir-me nas futilidades! puta realidade degradada mesmo! valeu pela viagem através universo da vaidade masculina - muuuito distante do meu!
de lá pra rua de novo: Place de la Madeleine, esquerda na rue Royale até a Place de la Concorde. direita agora subindo em direção a Champs Elysees, dou de cara com a FIA!! pensei em voz alta no ato: minha superlicensa!! mas parece que cheguei um pouco tarde por lá - o expediente já havia acabado e os portões estavam fechados. que azar!
com o cansaço apertando, e sem a superlicensa, tive que encarar o metrozão e o RER de volta pro hotel mesmo!
agora de volta pra casa, para apenas um dia de folga (que já se foi!) e amanhã de volta a cruzar o grande lago!
dessa vez o target é uma cidade antiga, muuuito antiga! o objetivo nessa trip é voltar no tempo, mas voltar com vontade mesmo: +/- 1400 anos!! vou tentar conhecer a cidade que um dia foi a capital do reino visigodo na península ibérica, entre 507 e 711 d.c.
vamos ver em que vai dar...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

far away!

um pouco afastado das ondas da web, e infelizmente, de outras ondas também!! so far away...
enfim.....sigo resignado a trilha que optei por esses "turning points" da vida.
mas por favor: não confudir resignação com acomodação! e também longe de beirar o arrependimento pelas escolhas; muito pelo contrário!
estou simplesmente constantando - depois de perceber a presença maior de "intrusos" esbranquiçados em minha cabeça - que o tempo, o passar dos anos, nos habilita a um "entendimento maior" de uma realidade que por vezes, por falta de tolerância ou paciência mesmo - deixamos de aceitar e compreender!
talvez eu esteja viajando na maionese! mas se assim o for - que seja! afinal, esta é a proposta dessse blog: words to freaking out!
mas o fato é que - mesmo depois de um período de muito trabalho, e pouco tempo para os afazeres pessoais, estou um pouco mais confortável em aceitar tal situação como resultado de uma realidade que busquei dentro do caos.
conformismo talvez? acho que não....
acomodação? também não....
falta de opção? nunca!
simplesmente mais desencanado com o imediatismo, mais paciente....entendendo que o dia do surf vai chegar! PL não vai fugir....as ondas, que costumam sair de férias no verão e dar lugar as marolinhas de janeiro, em breve voltarão......e então, nas folgas - lá estaremos juntos!
tá bom assim! tá muito bom assim.....
poderia ser melhor??? talvez....
vejamos por que caminhos o "movimento browniano" da vida vai me levar!!!