sábado, 28 de novembro de 2009

medieval

um pouco de demora para atualizar o blog simplesmente porque PL resolveu despertar e permitiu - na última quinta-feira a tarde um mais um surf memorável! PL mandou muito bem mesmo!
mas por hora, a chuva dominou geral! subi a serra e consegui digitar algumas palavras sobre mais uma oportunidade em terras do velho mundo!
mochila nas costas e mais um lugar bacana no logbook!
antecipei no post anterior as intenções de esticar o passo até Toledo: cidade berço da Espanha, cravada às margens do Rio Tajo - 70km a sudoeste de Madrid.
em um domingão com o sol temperando o frio outonal no árido solo Espanhol, o trem rasgava o cenário que ganha vida graças ao eficiente sistema de irrigação pontual, criando um contraste bacana para os olhos!
"on the railroad again!" - de Madrid a Toledo # Nov 2009

pouco mais de meia-hora de viagem, saindo de Atocha-Renfe em Madrid, chegamos em Toledo. ainda na estação, embarcamos em ônibus para fazer o tour pela vila. depois de contornar a cidade, que está localizada em uma montanha cercada pelo Tajo, cruzamos o rio e desembarcamos em Zocodover - o mercado central.
"Toledo e o Alcázar ao centro" - Nov/2009
o visual é muito bacana! do alto e de longe, percebe-se muito bem o "burgo" - muito distante do atual conceito de cidade! acredito que um dos grandes elos da evolução sócio-econômico e cultural da humanidade - depois de visitar lugares semelhantes - é o transporte, ou melhor, a necessidade do transporte!! essa incansável busca pela "locomoção" realmente revolucionou o mundo! a geografia do local também nos faz perceber que o isolamento, ou proteção, era realmente uma preocupação considerável nos séculos passados. tempos difíceis, tensos....
também pudera, estamos falando de mais de 1000 anos atrás - período que a história nos diz que a espada realmente escrevia os caminhos com sangue. por essas e outras, nas margens da cidade desprotegidas pelo rio - ficava por conta das enormes muralhas, que ainda estão por lá - fazer a segurança da vila. falando em espadas e confusão, Toledo foi um grande centro de produção de espadas e acessórios! disse-nos um local, vendedor de facas, que a tradição remonta à epóca dos romanos.

o rio tajo é outra atração que curti! com sua nascente muito próximo a cidade de Toledo, segue seu caminho rumo oeste a Portugal. por lá, ele vira o rio tejo - o famoso Tejo! pouco mais de 1000 km depois, econtra Lisboa e finalmente, o Oceano Atlântico!
muito bacana lembrar que dessas águas, mais especificamente da foz desse rio, partiram as naus e caravelas mundo a fora. por um tempo, deixei o pensamento viajar no tempo.....e então, permiti ouvir um pouco mais das histórias que esse rio tem para contar dos últimos 2000 anos!!
continuamos o passeio por todo o dia transitando pelas ruelas da vila. muito fácil de se perder - ainda mais quando saímos sem rumo! deixamos nos levar pelo lugar, pelo destino e rodamos por quase toda a vila. visitamos a enorme catedral (igreja primaz da Espanha), contornamos o Alcázar de Toledo - palácio fortificado sobre rochas cuja origens remonta aos romanos, no século III. Modificado ao longo dos séculos por Afonso VI, Afonso X de Castela até que, em 1535 Carlos I da Espanha o utilizou como residência oficial dos reis da Espanha.virou símbolo do nacionalismo espanhol durante a guerra civil e atualmente, depois de reedificado abriga uma biblioteca e o museu do exército.
ao lado das armaduras e espadas que os malucos utilizavam para fazer seus "acertos" - conclui, pelo peso das mesmas, que essa coisa de "troca de golpes e figurinhas" que os diretores tanto gostam de valorizar nos filmes não passa de uma enorme lenda! Depois de empunhar uma espada daquelas, sentir o peso das armaduras não é possível imaginar que o conceito de "mobilidade" era levado a sério pelos "designers" da época! caraca! tudo muito pesado....meeeesmo!!
acho que na real, os malucos chegavam trotando, no melhor estilo travado de robocop - trocavam 4/5 golpeadas....até que um pescoço, ou braço voar longe! combates intermináveis é mesmo coisa de filme!
ao final do dia, ancoramos em um restaurante na Zocodover, mandamos uma cerva para comemorar mais uma trip enquanto aguardávamos o trem que nos levaria de volta a Madrid.
a friaca já estava tensa, depois do por-do-sol, com céu claro e nenhuma nuvem para ajudar a segurar um pouco de energia.
de volta a Madrid, fomos até Plaza Mayor em busca de um vinho, em mais um buteco para fechar o dia!!
agora vem dezembro - e a friaca começa a dominar o hemisfério norte! final de ano, férias e festas: muito trampo pela frente!
que venha dezembro, o frio, o papai noel e as folgas em PL! abrasssssssss!

Nenhum comentário: