segunda-feira, 29 de março de 2010

criança feliz

agoooora sim! uma boa razão para se colocar um filho no mundo!


percebam o sorriso do moleque - de orelha a orelha! é de contagiar geral sentir que o moleque está fazendo a cabeça.....o surf em sua essência!

moleque de alma cristalina - ainda não contagiada pelas mesquinharias sociais! lindo! peeeeerfeito!

destaque para a liderança da mãe! separando meeeesmo!

quinta-feira, 25 de março de 2010

crendices e idiotices

eu já tinha ouvido falar alguma coisa sobre o tal chá do santo daime. lendas, histórias....
alguém que conhecia alguém, que soube de outro alguém que tomou o chá e que foi foda!
que povo criativo esse! não faço a mínima idéia de quem é, ou foi, ou será o tal do daime.
será que existiu um tal de daime, que virou santo depois que inventou um chá que deixa todo mundo doidão? ou será que o tal daime inventou e tomou o tal chá, ficou doidão e saiu reclamando ao mundo o posto de santo?
que confusão! quanta criatividade!
mas santo ou não, do pau oco ou não, essa história é mesmo coisa de quem tem uma ligação mais íntima com a doidera. porque essa coisa de "transe" é coisa de doidão. "transe" é tóxico na cabeça.
mas daí, para um coquetel de gororobas alucinógenas, uma sopa de lodo química virar uma seita, com uma legião de seguidores.....dá um tempo! vão enganar trouxas!
outra idiotice são os tais macumbeiros de ogodum, ou paragodum, sei lá que mais de furubudum. esse povo também não me engana. todo ano é a mesma palhaçada na beira da praia. um bando de farofeiros que se instalam na restinga, poluem as praias e fumam charutos vagabundo com folhas de fumo ensopadas de amônia. vestem roupas brancas, matam a sede com velho barreiro e 51, e depois entram em "transe".... recebendo não sei quem. tô ligado nesse "recebimento". sai fora bêbado! e pensar que tem maluco que leva esse povo a sério. tá loco!
e o que dizer do esquadrão de pastores milagreiros. os caras se vestem igual a leão de chácara em boate de beira de estrada, colocam a bíblia em baixo do braço e saem por aí curando o câncer, livrando uns da cegueira e outros da gagueira, até transformando paraplégicos em corredores da são silvestre, praticantes de escalada e lutadores de jiu-jitsu. vou dizer: vocês também não me enganam!
essa pastorzada e seus rebanhos de crentelhos são realmente um pé no saco. se ainda ficasse na deles, vá lá! e quando uma figura dessas resolve te converter, e vem com aquele papo de que depois que viu jesus tudo mudou, que depois que "entrou" para igreja ficou tudo uma maravilha.....
é mesmo um chute no joelho!
experimenta falar que viu duende por aí! tá fudido! agora, se disser que viu jesus, e sair pregando.....aí tá com moral! pobre duende!
whatever! deixa esse bando de trouxas pra lá! crendices e idiotices, ou idiotices e crendices! pode escolher!
só sei que não vi jesus, duende e muito menos tomei chá de daime.
se bem que uma dose do chá "dai-me paciência" para aturar esse povo desceria redondo!
chega! vou é dormir!

terça-feira, 23 de março de 2010

paradoxo

cá estou de boa em PL, vivendo aquela vidinha muuuuito sossegada e de qualidade.
well...ao menos por hora, e dentro da minha cadeia pessoal de valores, considero o ritmo de vida dos últimos dias - qualitativamente falando, acima da média.
por aqui, acordo todos os dias por volta das 7:00 da matina - sem esforço e sem sono. quando existe uma pequena suspeita de surf - vou direto conferir o mar, senão levanto bem de boa e mando um cafézão antes de caminhar até a praia. o visual do amanhecer, com a praia vazia e a brisa do mar soprando na face, não tem preço. muita energia e paz por ali. nenhum barulho que não o das ondas, dos canoeiros arrastando camarão e de algumas gaivotas em busca de um hango!
sem muita pressa, de volta pra casa, cato a mochila e rumo pro CEM - onde encontro uma galera muito de boa. as vezes passo o dia todo lá, as vezes não. pausa para o almoço ou folguinha a tarde para curtir uma praia ou então adiantar um estudo de alguma prova, ou trabalho...
de volta pra casa, é hora de uma corridinha ou do surf - escasso nos últimos dias! quando cai a noite, é hora de fazer um hango, encarar uma leitura e sem muito pestanejar, me jogar na cama antes mesmo das 9 da noite! vidinha mais ou menos, viu!!
o grande lance, é que essa moleza não dura para sempre. é justamente essa questão que me incomoda nos últimos dias: por que essa vidinha bacana, não dura para sempre?
por que daqui a pouco, vou sair alucinado serra acima, correndo para o aeroporto, voar para SP - aquele antro de concreto, poluição e pessoas travadas em seus carros no trânsito?
de bate pronto - a resposta é direta: alguém tem que pagar a conta!
toda essa vidinha sossegada que descrevi acima, tem um preço. por mais liberto que eu esteja das amarras da sociedade consumista - ainda preciso de um mínimo financeiro para me sustentar! eu levo uma vida muito simples por aqui...muito mesmo! pouca coisa bastaria para viver "largado"....mas por que ainda não me largo???
falta de coragem? falta de atitude? questão de tempo? whatever....
não tenho ainda essa resposta. se por um lado a vontande é imensa de ficar por aqui, estudando, pesquisando e aprendendo mais sobre o oceano e o planeta que tanto me fascinam, por outro, existe o desafio de conseguir deixar para trás o universo das trips e oportunidades.foda!
mas o mais tenso, e o que me deixa mais emburrado - é a situação do conforto financeiro, ou o tal conceito de "tá com a vida ganha" que tantos me jogam na cara!! eu fico muuuito indignado comigo mesmo!
volta e meia meu discurso é em cima das "amarras" sociais, das opções e do "preço" de cada escolha - mas quando deparo com a minha realidade - que também acaba tendo um "preço" pessoal - fico indignado e estressado!
talvez seja apenas uma questão de tempo, ou de resultados....."let the dominoes fall..." - como postei anteriormente. mas o fato é que esse paradoxo pessoal, a busca para uma resposta, está realmente levando meus pensamentos por terras até então desconhecidas.
sabe-se lá onde essa trilha vai me levar.....
mas vou pegar a estrada daqui a pouco, pensando que as coisas poderiam ser mais fáceis! ah! como poderiam....

quarta-feira, 17 de março de 2010

dominoes...

a pergunta que mais escuto nos último dias é: você acha que vai conseguir terminar a faculdade?
todos aqueles - sem exceções - a quem revelo que iniciei um curso de graduação novo tem a mesma reação. as feições de espanto e dúvida se misturam.....como que se uma enorme interrogação surgisse por sobre suas cabeças, e de pronto vinha a pergunta: você acha que vai conseguir terminar?
para todos eu mantinha (mantenho e manterei!) o mesmo padrão de resposta, sincero e ao mesmo tempo mais desafiador ao interlocutor: não sei!
muito mais do que a opção em si, o curso propriamente dito, que conflita com as expectativas daqueles que insistem em levar a vida de forma sistematizada, em blocos, em "pacotes" que nos são previamente vendidos pela sociedade. para essas pessoas, a maioria esmagadora (para dizer a verdade - todos!) optam pela continuidade do sistema padronizado e "bacana" para que continuem inseridos no grupo social que julgam ser o mais apropriado, enfim, para dar continuidade, para perpetuar um comportamento padrão e aceitável por todos, para assim entrar em uma espécie de equilíbrio, de conforto social. resumidamente: satisfazer papai, mamãe, titia....cachorro, gato e galinha!
tudo bem! tá valendo! todo mundo tem um preço mesmo.....
não justifica continuar a bater na mesma tecla, afinal, não foi ontem que aprendi que essa é uma batalha perdida!
mas voltando ao foco, e depois de tantos responder a perguntas do tipo "....mas você vai largar seu emprego?", "e como é que você vai fazer depois?", "o que isso tem a ver com o seu trabalho?" - fui tentando ordenar os fatos e as idéias de modo a tornar a situação um pouco menos turva para aqueles que insistem em viver no pântano social que parece ser tão confortável!
na real, foi justamente ouvindo um som hoje pela manhã, a caminho do CEM que justamente consegui fechar as idéias e então, tentar responder de uma vez por todas a essas insistentes indagações.
como achar uma resposta para tantas perguntas que não tem respostas? percebo que para a grande maioria, as realidade é sempre o amanhã e nunca o agora. percebam, que os pensamentos e dúvidas sempre levam a um tempo, a um instante em que o resultado final - no caso a conclusão ou não do curso - dependerá de inúmeros fatores - e a grande maioria deles incontroláveis.
mas o fato é que essa galera precisa dessa resposta, porque toda a programação interna desse povo, para minha tristeza a grande maioria de vocês leitores, insiste em ter uma resposta que contemple a continuidade, a certeza, seja ela positiva ou não.
mas o som de hoje cedo, que mesmo sem perceber eu vinha cantarolando mandava:

"hey ho, let the bombs blow, let the dominoes fall I aint got control"

é isso! let the dominoes fall....
eu não sei! não sei se vou conseguir terminar a faculdade! isso não importa agora! isso não me obriga a tomar decisões do tipo "go/no go"....let the dominoes fall!
deixar as coisas acontencerem, viver o momento - e agora estou a fim de estudar, de aprender, de compreender um pouco mais sobre os oceanos, sobre as praias, sobre o planeta onde vivo! não preciso deixar de fazer outras coisas por isso, ao menos por hora....

"let the bombs blow..."

enquanto isso, enquanto a bomba não explode, eu vou curtindo! valeus!

sexta-feira, 12 de março de 2010

#200

Oh yeah!! Post de número 200!!
Apesar do ritmo insano de trabalho e das escassas folgas por hora dominadas pelas aulas no CEM em Pontal - este blog ainda respira!!
Registre-se aqui que o distanciamento destas terras virtuais não se deve por falta de inspiração do escriba; mas simplesmente pela real ausência total de tempo!!
Por essas e outras - que aproveito o "tempo livre" de molho em CGH - desta vez proporcionado pelo nevoeiro que toma conta de Curita nessa manhã de final de verão, para um rápido registro.
Infelizmente- a notícia não é das melhores para uma edição especial com essa: #200!
Mas o fato é que, conferindo a previsão de ondas para esse final, no site do waves - encontrei uma triste matéria que realmente merece ser divulgada.
Pessoal do surf que reside em Salvador, publicou algumas fotos do lixo recolhido do fundo do mar - depois de mais um feriado momesco na capital. Ao contrário do que a maioria imagina - o lixo não está apenas nas ruas, no cérebros dos foliões e nas músicas que os trios elétricos insistem em propagar - mas também no fundo do mar, que em não tem nada haver com essa porcaria toda!
Mas no país do faz de conta, no país da vergonha, no país da mentira e de um povo acomodado e sem educação - sempre tem um otário para pagar a conta daqueles que "se dão bem"!
Ruim para o oceano, péssimo para a natureza - mas ótimo para a mídia, e sensacional para o bando de grotões (e grotoas!!!) que se divertiram por lá!!!
Na real - toda essa falta de noção é usual nos quatro cantos do país. De norte a sul, em toda a costa, o brasileiro parece fazer questão de deixar registrado sua passagem pelas areias das praias abandonando muito lixo por todos os lados!!
E para completar ninguém parece estar muito ligado com isso! Basta o próprio umbigo para se preocupar....
Whatever!! Fico aqui pensando no paradoxo da vez: eu aqui, preso e torcendo para que o nevoeiro dissipe de uma vez, para poder chegar na praia o quanto antes....mas ao mesmo tempo, me perguntando se não seria melhor deixar tudo como está, envolto pelo nevoeiro....e então estar impedido de contemplar as aberrações, e suportar um mundo cada dia mais insuportável!