domingo, 30 de maio de 2010

cracatoas

Eu me diverti! Opa! E como me diverti!

Aproveitando que o mar não estava para o surf, me joguei nos “cracatoas” em plena Cacimba do Padre!

A onda, mesmo beirando 3 ft - mantém a formação perfeita e mostra todo “power” que aquela laje pode trazer! Mesmo tomando altas vacas, sacudindo muito quando a onda fechava, eu me diverti muito descendo as paredes no “jacaré” – ou “surf de peito” como dizem os cariocas!

Também pudera, tudo ajudava! O clima, o visual e aquelas paredinhas abrindo...tanto esquerda quanto direita! Muita diversão! Consegui alguns registros que ajudam a “transmitir” um pouco mais da vibe da trip!


"curtindo as ondas - buscando um "tubo" nas ondinhas da Cacimba"

"curtindo mais e mais as ondas! - tentando acelerar pra dentro!"

mais além, vou postar mais fotos bacanas da trip e comentários da trip! valeussss!

full HD

Desde moleque sou fascinado por praia, na água do mar e no oceano! Sempre desejei estar próximo ao mar – senão dentro, ali na beira, sentado em alguma pedra ou até mesmo na areia.

Não apenas pela beleza das ondas, algumas vezes inexistentes, outras muito presente, mas também pela imensidão, pela plenitude que o horizonte oceânico representa. São incontáveis as horas em que permaneci ali, apreciando a tênue linha do horizonte que acaba por separar duas realidades tão próximas, porém tão diferente – o céu e o mar! O que será que tem atrás, ou abaixo daquela linha?

Por questões naturais, muito evidentes, são dois universos em que o “acesso” é restrito para nós, humanos, terrestres. São dois “mundos” regidos por leis e forças diferentes das quais estamos adaptados a viver. Deixo a cargo da evolução, do processo de seleção natural, muito bem esclarecido por Darwin, as explicações de porque somos dotados de pulmões e não brânquias, ou braços ao invés de asas.

Fato é que assim mesmo, apesar de todas essas limitações naturais, sempre busquei a proximidade, um maior convívio com esses dois universos que também fazem parte do Planeta Terra. Talvez porque por muitas vezes o universo terrestre – resultado direto das forças sociais e leis criadas pelos homens – parece me causar um leve desconforto. Não sei dizer ao certo, mas sinto que estamos a cada dia nos afastando mais e mais de nossa essência, da natureza, em troca de falsos benefícios, que acabam por aprisionar os sentimentos e limitar a vida a apenas uma simples passagem através de um universo violento, urbano, artificial e mau.

Honestamente, estranho muito o hábito das pessoas em disperdiçar boa parte de suas vidas trancadas em seus escritórios, ou enlatadas em carros e ônibus durante horas e horas ao dia, para quando chegar o final de semana, enraizar-se ao sofá, colar os olhos em uma tela de 42 polegadas full HD! Então por ali ficam a esperar pelo novo ciclo que iniciará ao despertar do celular na segunda cedo. Um brinde a letargia!

Enquanto isso, um planeta todo cheio de vida, carregado de oportunidades e belezas naturais segue ignorado. Fico realmente chocado ao perceber o quanto as pessoas se confortam em viver presas a gaiola social em troca do “poder de acesso ao conforto” do final de mês. Melhor dizendo: como essa galera vende fácil a vida em troca de uns realetos a mais, ou um degrau a mais de “status social”!

Mas nessas horas, tenho que me confortar com o ditado do “ado”: “ado ado ado – cada um no seu quadrado”! Enquanto isso, sigo aqui no meu quadrado....ou melhor, no redondo! Ah! Depois de algumas viagens e alguns anos de vida, já não mais dúvida de que o planeta é muuuuito redondo sim!

Aproveito as oportunidades, ou me esforço ao máximo à fazer as opções de modo a direcionar meu tempo disponível de vida em conhecer, estudar, admirar e curtir o máximo possível que o planeta Terra tem a oferecer.Daí, surgem oportunidades como essa registrada abaixo:curtir o pôr-do-sol em três oceanos diferentes!

“Pôr-do-Sol” nos três maiores Oceanos do Planeta Terra: apreciado e registrado!”

Sim! Por que um simples pôr-do-sol tem muito a nos dizer, a nos ensinar! Por que sem um poente, jamais teremos um novo nascente!

Fico aqui de longe torcendo para que um dia todos abram as portas de suas casas, peguem suas mochilas, e saiam viajar uns dias com suas crias, para contemplar o Planeta através de um simples pôr-do-sol!

Talvez assim, seja possível salvar uma geração que parece fadada a infelicidade por conta da letargia e ignorância de seus pais e suas televisões de 42 polegadas full HD!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

roupa trocada

de volta de mais uma trip!
melhor ainda: de volta de mais uma meeeega trip!
diz a lenda, que "viajar é trocar a roupa da alma" - e quando se está no paraíso - fica tudo muito mais fácil! tô chegando em casa com uma sensação de liberdade única, muito feliz e numa vibe muito positiva! alma renovada...ou "roupa trocada!"

uma trip de gala, em um lugar alucinante e por obra do acaso - acompanhado de pessoas diferenciadas, especiais meeesmo!
dias intensos e agradáveis, sempre muito próximo da natureza e do mar! muita paz!
por hora, preciso de uma boa noite de sono!!
mais além, vou postar algumas fotos e alguns relatos de mais uma viagem inesquecível!!
see ya!

terça-feira, 18 de maio de 2010

next

depois de mais uma semana intensa em PL - chegou a hora de subir a serra e arrumar as tralhas para mais uma trip! amanhã cedinho, deixo o cenário cinza, gelado, chuvoso e preguiçoso do outono sulino para uma ilha beeem a nordeste da costa brasileira, com céu azul, calor, e talvez....algumas ondas!
mas antes disso, uma rápida conferida na meteoro e....."SHAZAM"!
o segundo bombardeio de maio parece estar garantido! mais um ciclone formou-se na madrugada de hoje, ao sul da tríplice fronteira. além de muita chuva e infelizmente, possíveis alagamentos e transtorno para a área continental atingida, ventos fortes serão predominantes nessa região. com o passar das horas, o ciclone avança em direção ao mar e aí.....aí, irmão, pode esperar: é geração de ondas na certa!


"Ciclone - área de baixa pressão (B) sobre a região sul do Brasil # 18 MAY 2010 (0845Z)" - fonte: simepar

aos que estarão por aqui nos próximos 3/5 dias, resta ficar de olho no desenvolvimento do ciclone. em geral, essas formações ganham energia sobre a costa enquanto caminham em direção ao oceano. com isso, os ventos ganham intensidade e então, maior será a quantidade de energia disponível para a transferência entre atmosfera e oceano - que uma vez acumulada em forma de ondas, vai dissipar boa parte dessa energia na zona costeira.
mais uma vez, aaaaltas ondas e descontrole em PL!
porém, agora um pouco diferente das condições da semana anterior, quando bateu de leste e com o vento na zona costeira alternando entre calmo/terral. foi lindo!
agora, as previsões dão conta de um swell de sul, virando para sudeste - que deve trazer um visual caótico, um mar muito mais mexido, "stormy cenary"! menos mau, que estaremos em maré de quadratura, com lua crescente, o que deve amenizar um pouco os efeitos da erosão marinha....mais uma vez, amplamente divulgada na semana anterior, com notícias sobre "destruição de casas pelo avanço do mar em Armação (floripa/SC)". por hora é esperar!
mais uma vez, estarei "away" alguns dias!
a idéia é aproveitar ao máximo as férias, recarregar as energias e aliviar a mente - reordenando algumas idéias e goals! para isso, nada melhor que partir para um pequeno arquipélago perdido em meio ao atlântico, com muito sol e praias com águas transparente, aproximar-se da natureza em busca de mais conhecimento, diversão e paz! até a volta!
good vibes!

sábado, 15 de maio de 2010

switched witches

recebi há pouco por e-mail: teste de inglês!
pode parecer meio idiota - mas eu ri muito - pra diversão dos meus desconhecidos "alas" aqui na lan house!
na pior - acho que serve pra testar a ferramenta de tradução do google!
aliás, preciso confessar, que ultimamente, ando me divertindo com isso...em breve publicarei os textos do blog em Persa, ou talvez em Grego!
segue o teste de tradução:

1. MODULO BÁSICO
Tres bruxas olham três relogios Swatch. Qual bruxa olha qual relogio?

Em inglês:
Three witches watch three Swatch watches. Which witch watch which Swatch watch?

2. MODULO AVANÇADO
Tres bruxas "travestis" olham os botões de três relogios Swatch. Qual bruxa travesti olha os botões de qual relogio Swatch?

Em inglês:
Three switched witches watch three Swatch watch switches. Which switched witch watch which Swatch watch switch?
3.. E ESTE É PARA MESTRES:
Tres bruxas suecas transexuais olham os botões de tres relogios Swatch suiços. Qual bruxa sueca transexual olha qual botão de qual relogio Swatch suiço?
Em inglês:
Three Swedish switched witches watch three Swiss Swatch watch switches. Which Swedish switched witch watch which Swiss Swatch watch switch?

fuck!!!!! tô rindo até agora..."switched witches" é foda!! hahahaha!!
valeusssss!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

águas de maio...

um brinde ao mês de maio! definitivamente, é o melhor mês de surf aqui pelos lados de PL!
todo o ano é mesma alegria! aaaltas ondas!
em geral, o primeiro ciclone de outono se "arma" em finalzinho de abril...
na sequencia vem maio e pode apostar forte: dois balanços garantidos!
esses ciclones são os responsáveis diretos pelo "vuco-vuco" na atmosfera...e aí, fica por conta dos ventos fortes que são gerados em alto mar a geração das ondas que entram varrendo o crowd do pico!!
mas como nem tudo é alegria, esses ciclones extratropicais são expurgados mar adentro por áreas de alta pressão - que são características pela estabilidade atmosférica (e muito frio e céu azul nessa época!!) - acalmando de vez o mar por longos e longos dias...
aí meu irmão, o que resta é ficar de olho nas tainhas saltadeiras que dominam o pico!
assim como em 2008 - quando o primeiro ciclone do outono entrou na última dezena de abril e levou o padre e seus balões para o além - dessa vez, sem padre na área - bombou aaaltas ondas por aqui! ouvi vários relatos de locais dizendo que foi o maior dos maiores....
infelizmente eu estava em "missão" e pude constatar em algumas fotos de matos que o bicho pegou mesmo!
outro brother disse que pros lados de Itapema também estava gigantesco.....e o pessoal de guaratuba se esbaldou nas direitas clássicas e enormes desse primeiro ciclone de outono!
agora veio o segundo....
desde domingo, eu monitorava o "zaralho" na costa do RS....já prevendo que hora ou outra, as bombas explodiriam por aqui!
na terça a noite - o mar começou a soltar a voz! e na quarta cedo - as ondas estavam por lá, e de cara, como sempre, quando o mar sobe muito e com força, a formação não segura!
acordei cedinho, mas a maré seca e as bombas contínuas estavam um pouco desanimadoras!
mas a medida que a maré foi enchendo, as coisas ficaram mais viáveis.
entrei no pelo, e sozinho....meio encagaçado - pois nessas horas não tem um puto na água...
me aquietei no outside mais preocupado em não levar na cabeça do que curtir o surf! essa é a desvantagem de quando o mar sobe muito por aqui! fiquei pouco mais que uma hora no mar e desci umas 4 ondas...pois a remada de volta era sempre um fator também a considerar!
no intervalo do almoço, fui conferir as previsões que indicavam mais ondulação, mais força e menor período...ou seja, mais e mais espumeiro e remada!
a tardinha, com a maré em seu pico de alta e um raro terralzinho deixou o mar em condições clássicas! as bombas estavam abrindo um pouco mais....tanto esquerda como direitas....porém nitidamente maior que pela manhã. diante disso, resolvi fazer uma aposta: me joguei com minha 6.8!!
depois de um pouco de sorte, achei o rip current e passei varado pro outside! puta visual! as séries pintando no horizonte....gigantes mesmo (pros padrões de PL)!! o barulho das porradas atrás - baaaam - e a esteira de água o terral erguia deixavam as coisas muito sérias ali atrás! de novo - nenhum puto na água, só uns dois pescadores malucos "molhando" a isca na beira do espumeiro no inside.
mas apesar da adrena, descer as morras com a 6.8 não tem preço! puta dropão mesmo....e toda a estabilidade da board - um navio mesmo embaixo dos pés - passa uma boa segurança pra fazer a parede sem medo de ser feliz....e arriscar até umas puxada pra dentro do tubo - uma divertida brincadeira!
mas o mar exigia muito braço e estado de atenção! muita força de água e uma corrente de deriva fortíssima! desci pouco mais de 5 ondas...e a saideira, que não era para ser, mas acabou sendo - foi o maior drop do dia.....e pelo que puxei pela minha memória, deve ter sido o maior drop da minha história em PL!!! ganhei o dia!! ganhei as férias....

"12 /05 / 2010 - "mar de ontem!!! "o " dia de surf em PL! muita onda!!!"
mas aí, veio o hoje - a quinta-feira, 13 de maio de 2010!
a noite já havia sido tensa! apesar do cansaço (estava quebradaço mesmo!) não consegui embalar naquele sono contínuo....volta e meia acordava, me virava pra cá e pra lá .... e sempre ao fundo, os berros do mar!! altos pancadão!! parecia que estava quebrando ali na ruazinha em frente de casa...
acordei pouco antes das 7 da matina - pois ainda tinha que me mandar pra guaratuba para encontrar um brother antes das 08:30! antes de pegar a estrada, corri pra praia e constatei: mega-gigante!
a maré lá embaixo...mas conforme a previsão, o mar havia mesmo ganhado força! PL estava descontrolado! sozinho na beira da praia, depois de fazer algumas fotas - falei em voz alta: hoje não tem surf! mas lá fui pra guaratubeach!






13/05/2010 - sol anunciando o "day after" - por que depois do ontem, sempre vem o hoje!"











"13/05/10 - amanhece em PL - o horizonte tomado pela "espuma" era o prenúncio de um dia de muuuita remada"







por lá encontrei o brother pilhado! dali a pouco chegou outro maluco - e lá fomos os três pra água! quando pisei na areia....veio o "balãozinho" na cabeça: fodeu!
o mar muuuuito cabuloso! muita porrada seca....sem dó mesmo! e uma atrás da outra! tenso!
já que estava ali, tinha que encarar! os caras também botaram pilha e lá fomos....
mas antes de botar o pé na água já avisei: até dá pra tentar....e na pior, da areia não passa!
puta que pariu! muita remada! 6 pés fácil! isso que as da séria batiam mais....na "secada" de água antes de estourar! muita espuma!!quando chegamos na zona de impacto - aquelas ondas que já eram gigantes da areia, haviam dobrado de tamanho....e deitado ainda, lá embaixo, o desconforto era maior ainda! a espuma vinha com muita força....e cada peixinho, era uma embolada! e por aí configurou o perrengue: era sair do peixinho, constatar que voltou uns 10 metros pra trás, dar umas 3/4 remadas, mais uma parede de espuma, e mais um peixinho...
haja gás! haja braço!
os malucos - locais e no rip - foram aos poucos abrindo...e quando vi - lá estavam os caras nas "gangorras" no outside e eu ali, no buraco do inferno tomando váááárias bomas na cabeça!
que merda! que desânimo! mas eu prometi que ia dar o gás mesmo....e fiquei no ciclo uns 20 minutos: 3/4 remadas, espuma, peixinho, 10 metros pra trás ...
pra acabar! eita sensação de merda! e dá-lhe bomba na cabeça...
quando estava quase chutando o pau da barraca - já meio sem força até pra xingar, vi os malucos a uns 20 metros a frente, ganhando altura.....muita altura! os caras lá em cima, no pico do monte everest mesmo, e eu lá embaixo, quebradaço...
remei tudo o que podia e mais um pouco, mas a porra da onda estourou uns 5 metros a minha frente - baaaaam - levantando espuma até a lua e abrindo aquela "boca caótica" e literalmente me devorou! foi tudo pro além! eu parecia um boneco no meio do redemoinho....
fiquei tanto tempo lá embaixo, que pude decidir "com calma" que para mim - o surf já era!
dali pra cima, ar....muito ar - e depois areia!
deuzolivre! fui literalmente cuspido pra fora do mar! não lembro quando foi a última vez que não consegui chegar no outside! fazia muito tempo meeesmo! mas hoje a "a casa caiu"! fui varrido!
me joguei na areia (ufa!) e fiquei curtindo os dois malucos se divertindo nas tubeiras... dropavam, e botavam pra dentro mesmo! não saíram de nenhum - mas mostraram muita atitude e surf no pé!
a corrente de deriva estava também muito forte, e os caras rapidinho saíram do mar! mas para meu espanto - caminharam, passaram por mim já intimando pra segunda queda - que eu neguei no ato!
lá foram os malucos, para mais uma queda! e depois mais uma! os caras vararam 3 vezes uma arrebentação cabulossísima - muita atitude e disposição! parabéns pros brothers!
amanhã tem mais! quer dizer, parece que vai ter um pouco menos (ainda bem!). a previsão é de manter um pouco de força, porém com um período maior - na casa dos 10 secs! acho que vai dar surf!
apesar de ter ficado um pouco bolado com o "low profile" de hj cedo - resultado direto do ganho de peso, diminuição das corridas pelo joelho estourado e também pelo abandono das nadadas no mar - ficaram duas excelentes lições:
1- é preciso respeitar o power da natureza, SEMPRE!
2- o tempo, através da idade, cobra seu preço! por isso, agora a prioridade é voltar atrás do "rip" perdido!
agora a pouco, fui conferir o site do surfja e acabei ficando um pouco mais confortado:

"A maioria das ondas continuam fechando rápido e poucas abrem, e a remada está muito forte.Muitos surfistas experientes estão com dificuldades pra entrar no mar e se posicionar bem.Tem muita força da água!! No Pico entram umas séries grandes mas abrindo bem rápidas, que estão dificultando o surf.Algumas não conectam e outras continuam abrindo bastante.Quebra onda desde a terceira laje até o pescador, mas ondas bem difíceis.Tá maior, mas ontem estava bem melhor." (surfja.com.br / 13 MAY 2010)

por hora é isso! voltar pra casa e capotar! amanhã é outro dia.....e espero que seja dia de surf! valeusss!

terça-feira, 4 de maio de 2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

para pensar...

acessei por acaso, no site do terra!

"....Os machos, que tomam conta das ovas, são conhecidos por devorar ninhadas inteiras, ou parte delas. Mas em determinadas ocasiões, eles podem ter motivo para isso, porque os peixes-espinho são conhecidos como praticantes de fertilização "clandestina", ou seja, há casos em que outro peixe seria o pai de algumas das ovas...."

"...Os pesquisadores manipularam as ninhadas de ovas sobre as quais determinados espécimes machos exerciam guarda, substituindo até 100% das ovas que aquele macho específico fertilizou por ovas nas quais a fertilização se devia a outro macho. E constataram que, quanto maior a proporção de ovas "alienígenas", mais provável que o macho devorasse a ninhada. Os pesquisadores sugeriram que o peixe provavelmente baseia sua decisão no odor emitido pelas ovas em desenvolvimento, à medida que os genes paternos começam a influenciar o processo.."

"..O canibalismo de ninhadas com elevada proporção de ovas estranhas faz sentido para o espécime individual, porque evita que ele invista energia demais protegendo descendentes que portam os genes de outro peixe, e porque, ao devorar as ninhadas, acumula energia para criar futuras ninhadas de ovas fertilizadas por ele."

então? achou tenso? ficou "chocado"?
acho que passou da hora de prestar mais atenção ao mundo que está a sua volta!
ou será que qualquer semelhança com a nossa realidade é mera coincidência?
vai pensando aí!!
dá-lhe darwin!!

single msg

essa vai para um povo que volta e meia está no "around", tumultuando, doidinho(a) para criar um caso....
querem saber, bando de falsos(as), hora ou outra, vocês vão ouvir o que não querem!
na real - acho que estão mesmo afim de ouvir as verdades na cara - para que a casa caia de uma vez! pode crer! tem muita gente que precisa ouvir umas na cara...
sim! porque talvez assim, consigam desconectar do universo fake e estúpido que vivem, e então compreender, de uma vez por todas: "your fucking rules doesn't works forever!"
bando de escoras socias! mentes vazias e medíocres: vocês não me enganam!!! pro inferno com seus discursos de merda, bando de hipócritas!! poor tiny souls!!
ah! querem saber da melhor? mais e mais pensam como eu! duvida?
então, dá-lhe BAD RELIGION na orelha de vocês!!

"I'm going for a walk
not the after dinner kind
I'm gonna use my hands
and I'm gonna use my mind

and who the hell are you to tell me what to do?
you can't even tie your own haggard shoes
your closet is a mess, and your backyard's falling down
and I have no grand ideas or intentions of sticking around

I'm gonna build a world
independant and exempt
all alone I'll be an empire
with no mortgage and no rent

and I don't need to live in your stinking zoo
you can't even feed the animals donated to you
your storage sheds are ramshackled, flies decorate the walls
and you expect me to die here in this shit-filled tiny stall?

and I know you're watching! everything I do
call me threat to your children call me socially unglued
call me master of insanity, unable to relate
call me lazy, bane, and filthy
call me monstrous reprobate


I'm going for a walk and there's nothing you can do
'cuz I don't have to live like you
so I'm going for a walk "


entendeu? repetindo: "I'm going for a walk and there's nothing you can do
'cuz I don't have to live like you"

enough is enough!!