quinta-feira, 13 de maio de 2010

águas de maio...

um brinde ao mês de maio! definitivamente, é o melhor mês de surf aqui pelos lados de PL!
todo o ano é mesma alegria! aaaltas ondas!
em geral, o primeiro ciclone de outono se "arma" em finalzinho de abril...
na sequencia vem maio e pode apostar forte: dois balanços garantidos!
esses ciclones são os responsáveis diretos pelo "vuco-vuco" na atmosfera...e aí, fica por conta dos ventos fortes que são gerados em alto mar a geração das ondas que entram varrendo o crowd do pico!!
mas como nem tudo é alegria, esses ciclones extratropicais são expurgados mar adentro por áreas de alta pressão - que são características pela estabilidade atmosférica (e muito frio e céu azul nessa época!!) - acalmando de vez o mar por longos e longos dias...
aí meu irmão, o que resta é ficar de olho nas tainhas saltadeiras que dominam o pico!
assim como em 2008 - quando o primeiro ciclone do outono entrou na última dezena de abril e levou o padre e seus balões para o além - dessa vez, sem padre na área - bombou aaaltas ondas por aqui! ouvi vários relatos de locais dizendo que foi o maior dos maiores....
infelizmente eu estava em "missão" e pude constatar em algumas fotos de matos que o bicho pegou mesmo!
outro brother disse que pros lados de Itapema também estava gigantesco.....e o pessoal de guaratuba se esbaldou nas direitas clássicas e enormes desse primeiro ciclone de outono!
agora veio o segundo....
desde domingo, eu monitorava o "zaralho" na costa do RS....já prevendo que hora ou outra, as bombas explodiriam por aqui!
na terça a noite - o mar começou a soltar a voz! e na quarta cedo - as ondas estavam por lá, e de cara, como sempre, quando o mar sobe muito e com força, a formação não segura!
acordei cedinho, mas a maré seca e as bombas contínuas estavam um pouco desanimadoras!
mas a medida que a maré foi enchendo, as coisas ficaram mais viáveis.
entrei no pelo, e sozinho....meio encagaçado - pois nessas horas não tem um puto na água...
me aquietei no outside mais preocupado em não levar na cabeça do que curtir o surf! essa é a desvantagem de quando o mar sobe muito por aqui! fiquei pouco mais que uma hora no mar e desci umas 4 ondas...pois a remada de volta era sempre um fator também a considerar!
no intervalo do almoço, fui conferir as previsões que indicavam mais ondulação, mais força e menor período...ou seja, mais e mais espumeiro e remada!
a tardinha, com a maré em seu pico de alta e um raro terralzinho deixou o mar em condições clássicas! as bombas estavam abrindo um pouco mais....tanto esquerda como direitas....porém nitidamente maior que pela manhã. diante disso, resolvi fazer uma aposta: me joguei com minha 6.8!!
depois de um pouco de sorte, achei o rip current e passei varado pro outside! puta visual! as séries pintando no horizonte....gigantes mesmo (pros padrões de PL)!! o barulho das porradas atrás - baaaam - e a esteira de água o terral erguia deixavam as coisas muito sérias ali atrás! de novo - nenhum puto na água, só uns dois pescadores malucos "molhando" a isca na beira do espumeiro no inside.
mas apesar da adrena, descer as morras com a 6.8 não tem preço! puta dropão mesmo....e toda a estabilidade da board - um navio mesmo embaixo dos pés - passa uma boa segurança pra fazer a parede sem medo de ser feliz....e arriscar até umas puxada pra dentro do tubo - uma divertida brincadeira!
mas o mar exigia muito braço e estado de atenção! muita força de água e uma corrente de deriva fortíssima! desci pouco mais de 5 ondas...e a saideira, que não era para ser, mas acabou sendo - foi o maior drop do dia.....e pelo que puxei pela minha memória, deve ter sido o maior drop da minha história em PL!!! ganhei o dia!! ganhei as férias....

"12 /05 / 2010 - "mar de ontem!!! "o " dia de surf em PL! muita onda!!!"
mas aí, veio o hoje - a quinta-feira, 13 de maio de 2010!
a noite já havia sido tensa! apesar do cansaço (estava quebradaço mesmo!) não consegui embalar naquele sono contínuo....volta e meia acordava, me virava pra cá e pra lá .... e sempre ao fundo, os berros do mar!! altos pancadão!! parecia que estava quebrando ali na ruazinha em frente de casa...
acordei pouco antes das 7 da matina - pois ainda tinha que me mandar pra guaratuba para encontrar um brother antes das 08:30! antes de pegar a estrada, corri pra praia e constatei: mega-gigante!
a maré lá embaixo...mas conforme a previsão, o mar havia mesmo ganhado força! PL estava descontrolado! sozinho na beira da praia, depois de fazer algumas fotas - falei em voz alta: hoje não tem surf! mas lá fui pra guaratubeach!






13/05/2010 - sol anunciando o "day after" - por que depois do ontem, sempre vem o hoje!"











"13/05/10 - amanhece em PL - o horizonte tomado pela "espuma" era o prenúncio de um dia de muuuita remada"







por lá encontrei o brother pilhado! dali a pouco chegou outro maluco - e lá fomos os três pra água! quando pisei na areia....veio o "balãozinho" na cabeça: fodeu!
o mar muuuuito cabuloso! muita porrada seca....sem dó mesmo! e uma atrás da outra! tenso!
já que estava ali, tinha que encarar! os caras também botaram pilha e lá fomos....
mas antes de botar o pé na água já avisei: até dá pra tentar....e na pior, da areia não passa!
puta que pariu! muita remada! 6 pés fácil! isso que as da séria batiam mais....na "secada" de água antes de estourar! muita espuma!!quando chegamos na zona de impacto - aquelas ondas que já eram gigantes da areia, haviam dobrado de tamanho....e deitado ainda, lá embaixo, o desconforto era maior ainda! a espuma vinha com muita força....e cada peixinho, era uma embolada! e por aí configurou o perrengue: era sair do peixinho, constatar que voltou uns 10 metros pra trás, dar umas 3/4 remadas, mais uma parede de espuma, e mais um peixinho...
haja gás! haja braço!
os malucos - locais e no rip - foram aos poucos abrindo...e quando vi - lá estavam os caras nas "gangorras" no outside e eu ali, no buraco do inferno tomando váááárias bomas na cabeça!
que merda! que desânimo! mas eu prometi que ia dar o gás mesmo....e fiquei no ciclo uns 20 minutos: 3/4 remadas, espuma, peixinho, 10 metros pra trás ...
pra acabar! eita sensação de merda! e dá-lhe bomba na cabeça...
quando estava quase chutando o pau da barraca - já meio sem força até pra xingar, vi os malucos a uns 20 metros a frente, ganhando altura.....muita altura! os caras lá em cima, no pico do monte everest mesmo, e eu lá embaixo, quebradaço...
remei tudo o que podia e mais um pouco, mas a porra da onda estourou uns 5 metros a minha frente - baaaaam - levantando espuma até a lua e abrindo aquela "boca caótica" e literalmente me devorou! foi tudo pro além! eu parecia um boneco no meio do redemoinho....
fiquei tanto tempo lá embaixo, que pude decidir "com calma" que para mim - o surf já era!
dali pra cima, ar....muito ar - e depois areia!
deuzolivre! fui literalmente cuspido pra fora do mar! não lembro quando foi a última vez que não consegui chegar no outside! fazia muito tempo meeesmo! mas hoje a "a casa caiu"! fui varrido!
me joguei na areia (ufa!) e fiquei curtindo os dois malucos se divertindo nas tubeiras... dropavam, e botavam pra dentro mesmo! não saíram de nenhum - mas mostraram muita atitude e surf no pé!
a corrente de deriva estava também muito forte, e os caras rapidinho saíram do mar! mas para meu espanto - caminharam, passaram por mim já intimando pra segunda queda - que eu neguei no ato!
lá foram os malucos, para mais uma queda! e depois mais uma! os caras vararam 3 vezes uma arrebentação cabulossísima - muita atitude e disposição! parabéns pros brothers!
amanhã tem mais! quer dizer, parece que vai ter um pouco menos (ainda bem!). a previsão é de manter um pouco de força, porém com um período maior - na casa dos 10 secs! acho que vai dar surf!
apesar de ter ficado um pouco bolado com o "low profile" de hj cedo - resultado direto do ganho de peso, diminuição das corridas pelo joelho estourado e também pelo abandono das nadadas no mar - ficaram duas excelentes lições:
1- é preciso respeitar o power da natureza, SEMPRE!
2- o tempo, através da idade, cobra seu preço! por isso, agora a prioridade é voltar atrás do "rip" perdido!
agora a pouco, fui conferir o site do surfja e acabei ficando um pouco mais confortado:

"A maioria das ondas continuam fechando rápido e poucas abrem, e a remada está muito forte.Muitos surfistas experientes estão com dificuldades pra entrar no mar e se posicionar bem.Tem muita força da água!! No Pico entram umas séries grandes mas abrindo bem rápidas, que estão dificultando o surf.Algumas não conectam e outras continuam abrindo bastante.Quebra onda desde a terceira laje até o pescador, mas ondas bem difíceis.Tá maior, mas ontem estava bem melhor." (surfja.com.br / 13 MAY 2010)

por hora é isso! voltar pra casa e capotar! amanhã é outro dia.....e espero que seja dia de surf! valeusss!

Nenhum comentário: