sábado, 4 de setembro de 2010

nature

seguindo o ritmo da matéria da vez na facul, em um curso que a cada dia empolga mais, fui visitar o Museum National d'Histoire Naturelle, em Paris!

"GRANDE GALERIE DE L'EVOLUTION # Paris # 04 set 2010"

isso tudo através de uma abordagem tipicamente européia do tema - simples, direta e eficiente - ao contrário da versão do outro lado do atlântico, o American Museum of Natural History, em Nova York com dimensões dantescas, riqueza de acervo e muito "entertainment", "as usual" por lá!
uma tarde é suficiente para visitar a "Grande Galerie de l'Évolution"!
por lá eu conheci toda a história do narval , um cetáceo de grande porte (4/5 metros de comprimento e 1,5 ton) pertencente a família monodontidae, que inclui a beluga.! seu habitát são as frias águas que circundam o círculo polar ártico. os machos da espécie, possuem um dente incisivo superior esquerdo que se projeta como um chifre, enrolado em espiral.
composto de marfim, pode atingir até 3 metros de comprimento - quase metade do comprimento do animal - e acaba por se constituir em um órgão sensorial de características excepcionais, tornado o apêndice um dos mais notáveis do planeta! realmente, supreendente!
o que infelizmente, não surpreende, é a ganância do homem. o alto valor comercial (sempre tem um filha da puta ganhando dinheiro em cima!) do marfim acaba tornando atrativa a caça da espécie!
até que um dia, o babaca do ser humano consiga destruir para sempre o que a natureza levou milhões de anos para "construir"!
"narval (Monodon monoceros) # mais um espetáculo da evolução! santo darwin!"

no subsolo do mesmo prédio, até o dia 14 de fevereiro de 2011, é possível visitar a exposição "Dans l'Ombre des Dinosaures". agora sim, fazendo jus à fascinante e empolgante matéria da vez: História Geológica da Vida!
a exposição é uma viagem ao passado, mais precisamente para um dos maiores "turning-points" na história da vida no planeta Terra, 65 milhões de anos atrás, época em que os dinossauros compartilhavam o planeta com pequenos mamíferos.mamíferos esses que, em razão de seus extraordinários desenvolvimentos, "resistiram" a crise que modificou o equilíbrio do planeta, ao final do Cretáceo, e causou a extinção dos dinossauros.
muito legal, aprender mais sobre um tema que tem muito a dizer! a paleontologia é uma ciência contagiante!
então, por lá também conheci de perto uma amonita gigante! as amonitas eram animais marinhos que ocupavam o nicho ecológico das atuais lulas. apresentavam dimensões muito variáveis, de alguns centímetros a metros de diâmetro, como a "pequena criança" da foto abaixo! a espécie abaixo (Parapuzosia sppenradensis) desapareceu junto com os dinossauros, ao final do Cretáceo - para certo alívio da comunidade do surf!

"Amonita Gigante"- Ammonoidea é um grupo extinto de moluscos cefalópodes

estar frente a frente com um fóssil de 95 milhões de anos é realmente uma experiência bacana! excelente oportunidade para rever conceitos como o tempo, por exemplo, e o modo que cada um se aproveita do mesmo!
na real, acho que é impossível conceber tamanha dimensão temporal! fica tudo a cargo da imaginação mesmo! a restrita noção de tempo que nos cabe, presa aos minutos, dias, meses e no máximo anos - mais uma vez nos faz repensar o conceito de ansiedade!
whatever....
em resumo, depois de um dia intenso como o de hoje, a grande lição que fica, diz respeito à importância de reconhecer e entender a diversidade biológica - espécie e ecossistemas; como essa biodiversidade varia no espaço e no tempo; o que causa essas variações - o meio-ambiente, a vida, a sociedade; quais são as consequências dessas variações - econômica, cultural e ecológica - e o que nós queremos disso tudo! afinal, transcrevendo os dizeres ao final da exposição:

"If after billions of years
there is still life on Earth,
it is because it is capable of changing.
Our responsability
is to leave that capability intact."

Nenhum comentário: