terça-feira, 28 de setembro de 2010

sacro império

de volta ao velho mundo, de volta o outono europeu, de volta ao frio! já estava com saudades desse friozinho Europeu!
agora em terras do antigo "Sacro Império Romano Germânico" e com a companhia do meu velho pai! muito bacana!
saímos cedo do hotel rumo a estação central de Frankfurt e de lá, depois de 01:30 de trem rumo ao sul, chegamos a simpática e típica cidadezinha alemã: Heidelberg!

"o criador e a cria # Frankfurt Hauptbahnhof # 28 SEP 2010"

por lá, nem o frio e muito menos a fina garoa apaziguaram nosso ânimo! Hidelberg tem seu primeiro registro histórico documentado em 1196. de lá pra cá, muita água passou pelo rio Neckar, que corta a pequena cidadezinha! na região de "Altstadt" (cidade antiga), está a primeira universidade da alemanha, que abriu suas portas em 1386.
acho que já registrei algo parecido por aqui, mas penso que ainda cabe a pergunta: onde mesmo estávamos (país Brasil) em 1386?
obviamente, que a universidade não passou "incólume" pelo período da escuridão - e depois que a humanidade em parte livrou-se da igreja católica, a pequena universidade voltou a cumprir seu importante papel social em 1803....e que assim permaneça por longos e longos anos!

"deixando o pensamento viajar no tempo.... # Universitätsplatz / Heidelberg # SEP 2010"

ainda por ali, na "Altstadt", visitamos o "Heidelberg Schloss"! outra mega viagem no tempo! nem precisamos de muita criatividade para imaginar o quanto de história não se "acumula" em qualquer castelo medieval europeu! em Heidelberg, não é diferente!
as primeiras referências do castelo datam de 1225, mas adquiriu a forma atual a partir de 1544. por ali, durante o reinado de Luis V, esteve em busca de apoio Martinho Lutero - tido como um dos mais famosos líderes da Reforma Protestante.
mas pena que Lutero chegou muito cedo! pois em 1751, o sommelier da corte, sr. Jacob Englert construiu um "pequeno" barril para armazenar vinhos com pouco mais de 6,5 metros de comprimento e pasmem; 9 metros de diâmetro! pensa em um barril gigantesco, abarrotado de vinho! não tinha essa de mulher feia no castelo! pois nem precisa dizer que mais uma vez, "perdi a noção do tempo" em frente ao barril de 228.000 litros de vinho!
talvez, com um pouco mais de vinho, Lutero tivesse desistido da reforma....
isso, e muito mais, está tudo lá dentro do castelo de Heidelberg! vale muito a visita!


"Heidelberg Schloss" # SEP 2010

de muito caminhar, nada como uma boa cerveja alemã! encostamos em um restaurante que oferecia "draft beer" diretamente da Oktoberfest que está rolando em München e por ali ficamos, curtindo o final do dia e mandando muito "Sauerkraut" para dar aquela forrada!
eita lugarzinho bacana pra se jogar essa tal de Alemanha! mesmo sem surf, a diversão rola solta!
e por aí segue a trip! hora de recarregar as baterias antes de mais um dia de curtição em terras germânicas antes de voltar pra PL! valeus!


Nenhum comentário: