quinta-feira, 31 de maio de 2007

fotas!!!!

Um rápida parada no meio do caminho para Indonésia - 3 dias em Londres!!!




Asu Island - North Sumatera - Indonesia



Esquerda casca grossa!! - Asu Island -North Sumatera -Indonesia



Final de tarde no paraíso!!




Caminho de volta pra casa - Medan -North Sumatera - Indonesia

manchetes estranhas

Então....

Ao passar pela seção "Ciência" do site da Folha, lembrei do meu Professor de Português, ainda no século passado....pelos idos de 1991-1993.

Prof. Sensi era o cara! Ensinou-me a gostar da disciplina e ainda por cima mostrou a importância de ler, escrever e falar corretamente o Português. Árdua tarefa, como ele mesmo admitia, devido as "entrelinhas" de nossa língua mas ao alcance de todos!

Algumas do Mestre Sensi:

Quando tínhamos avaliação leitura, ele deixava bem claro que nossa nota máxima seria 8,0! Sua escala de padrão era simples: Nota 9,0 de leitura apenas para o Cid Moreira - a quase-perfeição em leitura ( entonação, pontuação, etc). Nota 10,0 - a perfeição - segundo o irônico Prof. Sensi, apenas para o Professor do Cid Moreira! Logo, notas 6,0 ou 7,0 eram praticamente a glória para nós, meros estudantes secundaristas!

Por essas e outras, lembrei da "Aula de Manchetes"!
"Manchetes" tem um objetivo - chamar a atenção do leitor para o texto - a notícia. Brincamos com as palavras e criamos as mais divertidas "manchetes" possíveis em cima dos textos que ele havia nos trazido!! Obviamente fizemos inúmeras comparações com as informações "sugeridas" e as informações realmente "presente" nos artigos!

Selecionei apenas três manchetes da coluna "Ciência" do site da folha!

"Criatura em lagoa no RJ preenche lacuna evolutiva"

"Especialistas recomendam cerveja para reidratação"

"Neguinho da Beija-Flor tem mais gene europeu que africano"


É ler para crer! A quem interessar: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/



quarta-feira, 30 de maio de 2007

friaca!!

Já havia esquecido do frio!!!

Estranho falar isso, mas em época de "Global Warming" parecia que os dias de inverno estariam contados!

Tudo ladainha!!

Meus últimos dias de férias estão me lembrando as épocas de colégio, nas caminhadas das frias manhãs sobre gramados ásperos e congelados pela geada da madrugada!!

Aproveitei essa semana, a última das férias, para justamente "matar" a saudades do friozinho!!
As caminhadas pela manhã no Parque São Lourenço sob olhares esfumaçados pela respiração e a face congelada e seca propiciou uma verdadeira viagem no tempo.

Minhas aulas começavam as 07:00 hrs e a caminhada até o colégio era sempre uma diversão a parte em dias de inverno! Eu realmente curtia a paisagem dos gramados esbranquiçados, as fumaças das lareiras das casas na vertical - aliás o frio era tanto e a atmosfera tão parada, que as trilhas de fumaça ascendiam em uma perpendicularidade de precisão britânica! Céu azul de arder o olho - nehuma nuvem no céu! Alías, a cor do céu em dias de geada em Curitiba, eu não vejo em nenhuma outra parte desse Brasil!

O mais engraçado nisso tudo, é que não me recordo da sensação de preguiça - a qual anos a frente viriam a me dominar, pricipalmente nos últimos anos da Escola de Engenharia. Lembro que uma das minhas preocupações quando em época de matrícula, era justamente montar a grade com matérias em que as aulas começassem após as 09:30 da manhã! Não importa se eu tivesse que ficar pelo Centro Politécnico até as 22:30 hrs - o importante era minimizar a triste sensação de abandonar as cobertas nas geladas manhãs curitibanas! Lavar o rosto e escovar os dentes era para acabar com o humor de qualquer um!!

Talvez essa "nostalgia invernal" se justifique pela difícil rotina do calor que passei quando em férias na Indonésia! Não pesquisei, mas posso apostar que em todos os quase 20 dias por lá, não pegamos temperaturas abaixo de 25C. Certamente, mais de 14 horas por dia era com temperaturas acima dos 30C....atingindo 35C fácil nos horários de pico! Pior ainda era a elevada umidade do ar....que simplesmente me deixava transpirando 24 horas!

Brasileiros de Cuiabá, Manaus, Belém, Rio Branco e adjacências sentiriam-se em casa!!

Mas enfim, o noticiário de hoje confirmou que tivemos a madrugada mais fria do ano! A temperatura mais baixa registrada, em uma cidade a 200 km de Curitiba foi de -4C!

Por aqui a geada foi forte, com batendo 1 grauzito!!! Mais frio está por vir!!!

Ainda bem que estou de férias!!


terça-feira, 29 de maio de 2007

de volta pra casa - III

Asu Island é a sétima ilha do arquipélago das Hinako Islands.

É a ilha mais ao norte de todas e está aproximadamente 160 km da costa da "North Sumatera".

Bastam duas horas para se completar a volta na ilha! Seus 30 habitantes passaram sufoco em março de 2005, quando o terremoto acabou "levantando" a ilha em 3 metros!

Segundo um local, foram sete minutos de intensa atividade, de modo que ele não conseguia ficar em pé tamanha era a intensidade da vibração do solo. Ao amanhecer, ele ficou surpreso ao perceber que o mar estava a mais de 50 metros de onde costuma estar, pois o "reef" emergiu da água alterando toda a faixa de marinha.

Com essa nova estrutura de fundo, a onda sofreu alteração. Ficou mais power e quebra mais perto ainda do "reef". Aliás, os "reefs" de Asu são um capítulo a parte! Nunca vi nada mais afiado que aquilo! Os "reefs"de Nias parecem tapetes se comparados aos de Asu.

Mas o visual da ilha é de sonho! A parte mais a nordeste da ilha, com águas tranquilas e transparentes lembravam uma enorme piscina de água mineral!!! Pensa em um aquário gigantesco: isso é a praia de Asu Island!

No "surf spot" era a mesma coisa! A remada até o pico era uma diversão a parte, incontáveis peixes de todos os tamanhos e nas mais diversas cores passavam por debaixo da prancha, que em muitas vezes me passava a sensação de estar voando sobre os peixes!

A transparência da água também pode trazer pesadelos! Além dos peixes, tinhamos total contato visual com os "reefs"- pareciam enormes colunas com cavernas assustadoras. A refração da água atrapalhava no julgamento da profundidade - por vezes parava de remar pra tentar encostar o pé no "reef" e ter uma noção do quão perto estávamos dos mesmos - mas sempre estavam mais fundos do que pareciam! Tenho registrado na minha memória para toda a vida a "foto instantânea" - resultado do último lance de imagem que tive antes do "knock out" que tomei da onda : uma enorme fenda entre duas colunas afiadíssimas do reef - por mais doido que possa parecer me senti aliviado ao perceber que cairia justamente na fenda - dessa forma estaria mais protegido do "reef"!

Adrenalina a parte - os perrengues de tomar ondas de 8-10ft na cabeça - dominar o medo de ser pregado ou ter o corpo todo rasgado naqueles "reefs" é indiscritível!!! A cada segundo dentro da espuma, voando pra cima e pra baixo como se estivesse em uma máquina de lavar roupa gigantesca parece uma eternidade. Cada onda na cabeça e vinha sempre a mesma pergunta: que diabos estou fazendo aqui?!?!?!

Por essas e outras, que quando estávamos fora da água, os perigos das ilha pareciam brincadeira! Cobras, escorpiões e aranhas gigantescas que assustavam na chegada pareciam ser de brinquedo a esta altura do campeonato!

Quando já estávamos na "rotina" da ilha - acordar-surfar-dormir, veio a noite de sexta-feira, dia 18/05.

Estávamos todos na barraca, por volta das 19:15 da noite quando a maldita terra tremeu! Eu estava quase pegando no sono....de modo que a primeira bateria de vibração que durou uns 5 segundos quase passou batida: ficou naquela de "será que é mesmo?!"

O problema é que instalou-se um silêncio geral na barraca! Todo mundo ficou mudo! Todos sentiram mas parece que não tinha coragem de admitir - ou não queriam acreditar! Daniel foi o primeiro a perguntar: "Vcs sentiram isso?"

Não deu tempo de ninguém responder! A porra da terra tremeu de novo e senti meu corpo gelar! Mais uns 7 segundos de uma suave porém incômoda vibração. Diabos - o silêncio imperou de novo!

Difícil de explicar: mas a sensação de que o pior vai acontecer é inevitável! Eu achava que aquilo era só um "aquecimento" e q o pior ainda estava por vir! Ficamos todos estáticos em em silêncio por uns 10 minutos - até que depois de nada mais acontecer veio a pergunta: será que vai vir a "tsunami"?

Não havia como não pensar nisso! As imagens das casas destruídas em Nias pela Tsunami de 2004 ainda estavam frescas em nossas mentes! Os relatos dos nativos descrevendo o barulho da maré vazando, da água escorrendo pelo "reef" sentido mar adentro estavam vivos em nossas memórias e aqueles dois tremores trouxeram tudo à tona!

Nos distraímos traçando planos para o caso da tsunami: correr pro centro da ilha, mata a dentro. Talvez pegar as pranchas e ir pra água ou até mesmo subir em uma árvore enorme que tinha a poucos metros da nossa barraca eram as hipóteses ridículas e infantis perante a intensidade e a força de uma possível tsunami!

Felizmente o que sentimos foi só o resquício de um terremoto cujo epicentro foi mais para o lado da Ilha de Java, bem a Leste de onde estávamos!

No outro dia os locais riram conosco sobre nosso susto, e já nos adiantaram que a terra treme por lá quase que diarimente, porém com intensidade muito pequena que as vezes não sentimos...mas que não éra para nos preocuparmos!

Fácil falar não!

A real que a estratégia nessas horas é esquecer tudo isso! Se ficar pensando, ruminando em cima fodeu tudo! Não faz mais nada! Aliás, faz as malas pra ir embora, só isso!!!

Nossa vibe era tão manera que deixamos tudo de lado e curtimos os últimos dias na ilha!

North Sumatera é muito mais do que isso! Essas poucas palavras em nada se aproximam dos encantos, segredos e mistérios dessa região do planeta que está tão longe de nós - literalmente a meio mundo daqui - mas que com suas ondas perfeitas fazem a cabeça de qualquer surfista que se aventure por lá!

Selamat Datang North Sumatera!!





segunda-feira, 28 de maio de 2007

de volta pra casa - II

Continuando....

Nias Island e suas peculiaridades!!!

Luz que é bom....só de vez em quando!!! Durante o tempo que fiquei por lá tinhamos em média 8 horas de "power" por dia! Até parecia sacanagem...pq durante o dia tínhamos luz, mas a noite e na madrugada já era! Os ventiladores se calavam e segundos depois estávamos todos pingando de suor! Calor da porra naquelas bandas!!!

Nos primeiros dias ficávamos suando em baixo dos mosqueteiros ( a malária pega pesado naquela região!) mas depois de 3 madrugadas seguidas sem luz...o povo já tinha deixado a história da malária de lado e dormia em cima da mesa, no chão....qualquer canto em que se pudesse achar um suspiro de vento!!!

As minhas noites eram tranquilas, pois queimava tanta energia durante o dia que a noite eu dormia como uma pedra!! Menos mau!!!

Outra coisa interessante da "North Sumatera" é o tal costume do banho! Chuveiro não existe por lá - e banheiro, da forma que estamos acostumados a ter com privadas também não existem. Costumes do Islã - muitos mulçumanos por lá - e para quem conhece um pouco da cultura Islã já pode fazer idéia! Em resumo: "banho" apenas na base da canequinha e um "buraco" para se fazer o número 1 e 2 completava o cenário! Enfim...a coisa ia se mostrando cada vez mais "survivor"!!

Usar a água nem pensar! Apenas pra tirar o sal do corpo. Escovar os dentes apenas com água mineral que trouxemos de Medan. A cólera e outras "cositas" estão instaladas na área!!

Pode parecer estranho....mas apesar de tudo, o local tinha seus encantos. Alguns locais, com um inglês avançado nos explicavam sobre a "magia de Nias".

Muitos contavam histórias de pessoas que não entravam em harmonia com a energia local e não aguentavam passar um dia por lá, ao passo que outros por lá ficavam meses curtindo o lugar!! Eu não tive problemas.....as horas de surfe em ondas perfeitas neutralizavam qualquer força negativa!!! Mas não posso dizer o mesmo dos outros componentes da trip! Verdade ou não....eu vi gente sofrendo por lá....odiando o lugar e contando nos dedos a hora de sair fora da Ilha!! Outros mau chegavam já se arrancavam.....vai saber!!! Whatever!!!

De modo geral, a Indonésia tem dessa magia! Alguns amam....outros odeiam! Enfim...lendas locais!!!

Com as boas lembranças e Nias Island, partimos num barco muito vagabundo até Asu Island.

Depois de 6 horas, um "sunset" inesquecível em plena Mentawaii, chegamos na ilha mais ao norte das Hinakos Islands!

Ancoramos por volta das 21:30 da noite em Asu. Não tinha como desembarcar, a ilha não tem Energia Elétrica. Tudo na base do gerador, que claro, estava em pane!

Pior eram as serpentes marinhas que rodeavam o barco! Animal! Passávamos a lanterna a água transparente a noite e lá estava uma maldita serpente....só esperando algum maluco desembarcar! Eu confesso que a companhia desse bicho não era nem um pouco bem vinda!! O tiozinho "capitão" do barco me aconselhou a dormir na proa do barco...que era mais fresco, mas ao constatar a presença deu um escorpião por lá mudei de idéia!

Restou dormir em cima da "casa das máquinas"! Estiquei o esqueleto em cima da madeira, protegi o rosto dos mosquitos e capotei...

Muito louco! 11 pessoas dormindo em um barcaça escrota de 15 ft! Tinha gente em tudo que era canto do barco!!!

Foi foda! Os tiozinhos "malárias" causaram a maior tensão na galera....afinal, bastava um mosquito FDP pra fazer o estrago na galera! Tensão a parte....nos restou esperar amanhecer para desembarcamos na ilha!

Mas a espera valeu a pena!! Asu Island é o paraíso!

Mais além eu conto!!

Abrs!


de volta pra casa!

De volta para casa!!

Depois de quase 30 dias de viagem, é bom voltar para casa!

Longa jornada, contando as distâncias de ida-e-volta conseguiria completar uma volta ao mundo! Aliás, "mundo" esse que a cada dia mais me fascina tamanha é a sua diversidade!!

Viajar é muito bom! Voltar para casa é melhor ainda!

Passei uns 3 dias em Londres. Tudo muito legal! O tempo era curto mas rolou de tudo! Com um mapa na mão e o sistema de metrô e ônibus, Londres fica na mão!

Durante o dia rodando pelos pontos turísticos e claro, a noite muita cerveja! Dediquei uma noite aos pubs e as inglesas, que aliás, me surpreenderam pela beleza e pelas pernas "a vista"!!
Impressionante como elas gostam de mostrar as pernas - e eu acho isso lindo!

Começamos a night por volta das 17 hrs, tomando todos os tipos de cerveja de todos os cantos da Europa! Voltamos para o AP por volta das 4 hrs da matina....alucinados é claro! Londres vale a volta!!

Depois de muito curtir a civilização foi hora de partir para a surf trip! Indonésia é muito longe!

Muitas horas de avião, passando por muitos cantos do mundo - em especial a "desconfortável" sensaçào de sobrevoar o Afeganistão! - até chegar na Malásia! Pousamos em Kuala-Lumpur, e de lá fizemos a conexão para Medan.

Medan - já em território Indonésio - foi nossa base por um dia! Descansamos para no outro dia partir para a missão!

Saímos do hotel por volta das 6:30 da matina, e de volta para o aeroporto - agora com destino final Nias Island! Última etapa da trip "aérea" - foram quase 28 horas de vôo desde Curitiba até lá!

Em GunungSitoli, embarcamos em uma camionete e depois de 3 horas de adrenalina na "jungle" chegamos em Lagundri Bay. Visual fantástico! Ondas perfeitas! Direitas grande e intermináveis!

O trecho de estrada nos deixou muito próximo da realidade da região. "North Sumatera" é punk mesmo! Sinistro total! Dizer o que de um lugar onde os jardins das casas são "decorados"com túmulos? Sim! Em "North Sumatera" os túmulos ficam nos jardins das casas....e muitos deles são usados como varal para secar roupas, apoiar as lonas para secar o arroz ... entre outras! Culturas!!!

Passamos uns 10 dias em Nias! O local era muito "roots"! Surfei as ondas mais perfeitas da minha vida! Impressiona a qualidade e o "power" das ondas com fundo de coral! O "reef" de Nias é tranquilo, porém os caldos são inevitáveis. Ou melhor, "longos, demorados e inevitáveis"!
Pegamos um swell de 6-8 ft, com as maiores da séria batendo 9-10ft! Aliás, foi exatamente uma dessas que levou todo mundo do pico...e posso assegurar que tomar uma onda da 10 ft na cabeça não é nada bom! Para ter idéia, além do passeio no fundo dos reefs, rodei muito, perdi a noção de onde ficava a superfície e tive minha camiseta arrancada do corpo... coisas que acontecem!

Depois continuo com as news da trip...tem muita coisa ainda!

Rafa