quinta-feira, 31 de maio de 2007

manchetes estranhas

Então....

Ao passar pela seção "Ciência" do site da Folha, lembrei do meu Professor de Português, ainda no século passado....pelos idos de 1991-1993.

Prof. Sensi era o cara! Ensinou-me a gostar da disciplina e ainda por cima mostrou a importância de ler, escrever e falar corretamente o Português. Árdua tarefa, como ele mesmo admitia, devido as "entrelinhas" de nossa língua mas ao alcance de todos!

Algumas do Mestre Sensi:

Quando tínhamos avaliação leitura, ele deixava bem claro que nossa nota máxima seria 8,0! Sua escala de padrão era simples: Nota 9,0 de leitura apenas para o Cid Moreira - a quase-perfeição em leitura ( entonação, pontuação, etc). Nota 10,0 - a perfeição - segundo o irônico Prof. Sensi, apenas para o Professor do Cid Moreira! Logo, notas 6,0 ou 7,0 eram praticamente a glória para nós, meros estudantes secundaristas!

Por essas e outras, lembrei da "Aula de Manchetes"!
"Manchetes" tem um objetivo - chamar a atenção do leitor para o texto - a notícia. Brincamos com as palavras e criamos as mais divertidas "manchetes" possíveis em cima dos textos que ele havia nos trazido!! Obviamente fizemos inúmeras comparações com as informações "sugeridas" e as informações realmente "presente" nos artigos!

Selecionei apenas três manchetes da coluna "Ciência" do site da folha!

"Criatura em lagoa no RJ preenche lacuna evolutiva"

"Especialistas recomendam cerveja para reidratação"

"Neguinho da Beija-Flor tem mais gene europeu que africano"


É ler para crer! A quem interessar: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/



Nenhum comentário: