quarta-feira, 30 de maio de 2007

friaca!!

Já havia esquecido do frio!!!

Estranho falar isso, mas em época de "Global Warming" parecia que os dias de inverno estariam contados!

Tudo ladainha!!

Meus últimos dias de férias estão me lembrando as épocas de colégio, nas caminhadas das frias manhãs sobre gramados ásperos e congelados pela geada da madrugada!!

Aproveitei essa semana, a última das férias, para justamente "matar" a saudades do friozinho!!
As caminhadas pela manhã no Parque São Lourenço sob olhares esfumaçados pela respiração e a face congelada e seca propiciou uma verdadeira viagem no tempo.

Minhas aulas começavam as 07:00 hrs e a caminhada até o colégio era sempre uma diversão a parte em dias de inverno! Eu realmente curtia a paisagem dos gramados esbranquiçados, as fumaças das lareiras das casas na vertical - aliás o frio era tanto e a atmosfera tão parada, que as trilhas de fumaça ascendiam em uma perpendicularidade de precisão britânica! Céu azul de arder o olho - nehuma nuvem no céu! Alías, a cor do céu em dias de geada em Curitiba, eu não vejo em nenhuma outra parte desse Brasil!

O mais engraçado nisso tudo, é que não me recordo da sensação de preguiça - a qual anos a frente viriam a me dominar, pricipalmente nos últimos anos da Escola de Engenharia. Lembro que uma das minhas preocupações quando em época de matrícula, era justamente montar a grade com matérias em que as aulas começassem após as 09:30 da manhã! Não importa se eu tivesse que ficar pelo Centro Politécnico até as 22:30 hrs - o importante era minimizar a triste sensação de abandonar as cobertas nas geladas manhãs curitibanas! Lavar o rosto e escovar os dentes era para acabar com o humor de qualquer um!!

Talvez essa "nostalgia invernal" se justifique pela difícil rotina do calor que passei quando em férias na Indonésia! Não pesquisei, mas posso apostar que em todos os quase 20 dias por lá, não pegamos temperaturas abaixo de 25C. Certamente, mais de 14 horas por dia era com temperaturas acima dos 30C....atingindo 35C fácil nos horários de pico! Pior ainda era a elevada umidade do ar....que simplesmente me deixava transpirando 24 horas!

Brasileiros de Cuiabá, Manaus, Belém, Rio Branco e adjacências sentiriam-se em casa!!

Mas enfim, o noticiário de hoje confirmou que tivemos a madrugada mais fria do ano! A temperatura mais baixa registrada, em uma cidade a 200 km de Curitiba foi de -4C!

Por aqui a geada foi forte, com batendo 1 grauzito!!! Mais frio está por vir!!!

Ainda bem que estou de férias!!


Nenhum comentário: