segunda-feira, 28 de maio de 2007

de volta pra casa - II

Continuando....

Nias Island e suas peculiaridades!!!

Luz que é bom....só de vez em quando!!! Durante o tempo que fiquei por lá tinhamos em média 8 horas de "power" por dia! Até parecia sacanagem...pq durante o dia tínhamos luz, mas a noite e na madrugada já era! Os ventiladores se calavam e segundos depois estávamos todos pingando de suor! Calor da porra naquelas bandas!!!

Nos primeiros dias ficávamos suando em baixo dos mosqueteiros ( a malária pega pesado naquela região!) mas depois de 3 madrugadas seguidas sem luz...o povo já tinha deixado a história da malária de lado e dormia em cima da mesa, no chão....qualquer canto em que se pudesse achar um suspiro de vento!!!

As minhas noites eram tranquilas, pois queimava tanta energia durante o dia que a noite eu dormia como uma pedra!! Menos mau!!!

Outra coisa interessante da "North Sumatera" é o tal costume do banho! Chuveiro não existe por lá - e banheiro, da forma que estamos acostumados a ter com privadas também não existem. Costumes do Islã - muitos mulçumanos por lá - e para quem conhece um pouco da cultura Islã já pode fazer idéia! Em resumo: "banho" apenas na base da canequinha e um "buraco" para se fazer o número 1 e 2 completava o cenário! Enfim...a coisa ia se mostrando cada vez mais "survivor"!!

Usar a água nem pensar! Apenas pra tirar o sal do corpo. Escovar os dentes apenas com água mineral que trouxemos de Medan. A cólera e outras "cositas" estão instaladas na área!!

Pode parecer estranho....mas apesar de tudo, o local tinha seus encantos. Alguns locais, com um inglês avançado nos explicavam sobre a "magia de Nias".

Muitos contavam histórias de pessoas que não entravam em harmonia com a energia local e não aguentavam passar um dia por lá, ao passo que outros por lá ficavam meses curtindo o lugar!! Eu não tive problemas.....as horas de surfe em ondas perfeitas neutralizavam qualquer força negativa!!! Mas não posso dizer o mesmo dos outros componentes da trip! Verdade ou não....eu vi gente sofrendo por lá....odiando o lugar e contando nos dedos a hora de sair fora da Ilha!! Outros mau chegavam já se arrancavam.....vai saber!!! Whatever!!!

De modo geral, a Indonésia tem dessa magia! Alguns amam....outros odeiam! Enfim...lendas locais!!!

Com as boas lembranças e Nias Island, partimos num barco muito vagabundo até Asu Island.

Depois de 6 horas, um "sunset" inesquecível em plena Mentawaii, chegamos na ilha mais ao norte das Hinakos Islands!

Ancoramos por volta das 21:30 da noite em Asu. Não tinha como desembarcar, a ilha não tem Energia Elétrica. Tudo na base do gerador, que claro, estava em pane!

Pior eram as serpentes marinhas que rodeavam o barco! Animal! Passávamos a lanterna a água transparente a noite e lá estava uma maldita serpente....só esperando algum maluco desembarcar! Eu confesso que a companhia desse bicho não era nem um pouco bem vinda!! O tiozinho "capitão" do barco me aconselhou a dormir na proa do barco...que era mais fresco, mas ao constatar a presença deu um escorpião por lá mudei de idéia!

Restou dormir em cima da "casa das máquinas"! Estiquei o esqueleto em cima da madeira, protegi o rosto dos mosquitos e capotei...

Muito louco! 11 pessoas dormindo em um barcaça escrota de 15 ft! Tinha gente em tudo que era canto do barco!!!

Foi foda! Os tiozinhos "malárias" causaram a maior tensão na galera....afinal, bastava um mosquito FDP pra fazer o estrago na galera! Tensão a parte....nos restou esperar amanhecer para desembarcamos na ilha!

Mas a espera valeu a pena!! Asu Island é o paraíso!

Mais além eu conto!!

Abrs!


Um comentário:

Pollyanna Xavier disse...

Huhn... e eu que dizia não haver lugar NO MUNDO (à excessão de Jõao Monlevade, Sarzedo e Manhuaçu.E, talvez, São Gonçalo do Suaçuí) pra onde eu não quisesse viajar... descobri pelo menos duas ilhas nesse seu relato! Hehehe.