domingo, 22 de junho de 2008

Felipe na frente

Felipe Massa levou o GP da França e de quebra a liderança do Campeonato de F1. Domingo de resultado!
Depois de perder a pole para Kimi, foi para a pista atrás dos 8 pontos. Até a metade da corrida, tudo se encaminhava para mais uma dobradinha da Ferrari com a vitória de Kimi. Porém, uma inusitada quebra do escapamento direito de Kimi acabou alterando a história do GP. A perda de potência de Kimi foi o suficiente para comprometer o excelente trabalho do finlandês e possibilitar a liderança e posterior vitória de Felipe.
Não atribuo a vitória de Felipe à sorte assim como a derrota de Kimi ao azar. Não acredito em sorte - e por lógica, nego a existência do azar! Acredito nas oportunidades como consequencia de um trabalho. Resumindo um post que pretende falar de F1 e não de lógica, acredito que Felipe não ganharia a corrida se não estivesse ali, em segundo lugar, com o carro e estratégias bem trabalhadas! Kimi em 2007 levou o campeonato não por sorte, ou por azar de Hamilton que "errou o botão" - mas sim porque trablalhou o ano todo e quando a oportunidade surgiu, ele estava ali para conferir.
O campeonato continua embolado. A Ferrari volta a evidenciar o melhor carro e com isso, Kimi e Felipe disputarão curva a curva o título da F1 de 2008.
Torço e aposto por um inédito campeão em um carro bi-campeão: Felipe Massa leva o título em 2008!
Aos interessados, link com entrevista de Felipe na semana anterior ao GP da França.

Um comentário:

Hildo Jr. disse...

Hey man!

Interessante essa história da sorte. Sozinha, nem a "sorte" da literatura resolve a vida de ninguem. Exceto a do Gastão, primo do Pato Donald, mas em HQ tbem fica foda localizar fontes confiaveis de assuntos assim. Concordo que pra sorte aparecer, uma série de outras condicoes tem que estar presentes. E qual não é o trabalho de um piloto de F1 se nao reunir, carrera após carrera, o maior número dessas condiçoes, certo?

Por outro lado, lógica que me desculpe... o Kimi é muito azarado! Tá muito menos agora, mas nao dá pra dizer que ele nao trabalhe o suficiente para vencer mais!

Some things are just in tendency to chaos, I guess...

Mas uma coisa eu digo: ao mesmo tempo em que considero o Kimi mais completo e constante, Felipe está se mostrando mais raçudo e, diferente do ano passado, veloz o suficiente para que o resto seja completado com... sorte! hehehehe!

Se ele chegar na frente do Kimi em duas das próximas cinco corridas, que tradicionalmente sao do gosto do gringo, acho que Massa ganha esse ano! Mas senta e aguarda: Inglaterra foi a pista em que Massa mais rodou até hoje, Alemanha é perfeita pro Kimi, Hungria ninguem nunca sabe até aparecer o pole position e na Italia e na Belgica o Kimi nao apenas ganha como nao deixa ninguem nem chegar perto...

Massa precisa de dois resultados muito bons e tres regulares nessas próximas, para decidir nas duas novas e jogar tudo para ganhar em casa no final!

Ah... em 97 Jaques foi campeao no mesmo Williams com que Damon Hill venceu em 96.

abs!