sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

respirando matemática

Duas excelentes dicas de leituras aos aficcionados em matemática como eu:

- "O Instinto Matemático", de Keith Devlin;
- "O Andar do Bêbado", de Leonard Mlodinow.

O primeiro deles, cumpre a proposta do sub-título - "Por que você é um gênio da matemática, assim como lagostas, pássaros, gatos e cachorros" - com bastante eficácia. Leitura muito leve e divertida mostrando o quanto estamos envolvidos com a matemática, por mais que essa constatação possa parecer um suplício para muitos.
Keith apresenta a matemática sob uma perspectiva diferente daquela que a grande maioria conhece. Nada de contas de adição, subtração, multiplicação.....muito menos a temida divisão!
Sim!!! Experimente propor a qualquer um, uma simples conta de divisão, e perceba o desespero invadindo a pobre alma!!! Pior ainda se a divisão envolver números decimais......do tipo 158,47 / 0,87!! É o triste e lamentável analfabetismo matemático assombrando o mundo!!!
Pois então - Keith busca na natureza modelos matemáticos perfeitos, que envolve cálculos complexos, mas que são resolvidos institivamente por pequenos animais. A orientação dos passáros migratórios, o salto do cão em busca da bolinha arremessada no ar, o padrão das espirais do girassol, entre outras constatações inimagináveis!!!!
Outro exemplo fascinante, e muito bem dissecado pelo autor, trata das corujas. Caçadores natos, os exemplares desta espécie possuem um desenho aerodinâmico extremamente complexo que permitem a aproximação e ataque da sua presa em silêncio - com o mínimo deslocamento de ar - apesar de voar abaixo da velocidade do som!
E por aí vai o livro - não deixando de tratar sobre o quão pesado e desafiadora é a matemática para grande parte da humanidade, discorrendo sobre as dificuldades e desvantagens que essas pessoas, enfrentam em seu dia-a-dia por considerarem a matemática um inimiga!! Vale mesmo a leitura!!

Em "O Andar do Bêbado", Leonard Mlodinow mantém o mesmo espírito divertido e cativante de "A Janela de Euclides" (já comentado aqui!).
Desta vez, o físico Leonard, passeia pelo mundo da aleatoriedade e das probabilidades! Viajando no tempo, apresenta os primórdios dos estudos que envolviam o tema, a contribuição dos grandes matemáticos e divertidas passagens na história sobre os mesmos!
Seguindo uma sequencia bastante didática, em linguagem acessível, traz discussões sobre o quanto a evolução do conhecimento humano contribui para os avanços da ciência, e por consequencia - o mundo que hoje vivemos!
O capítulo que trata sobre a Teoria do Caos e o Efeito Borboleta, parece funcionar como um "delicado" chute no joelho daqueles que acreditam em "padrões" e/ou previsões futurísticas relacionadas ao mundo caótico em que vivemos!! Também vale a leitura!

E depois de apenas um dia de folga - é hora de arrumar as tralhas de encarar mais uns dias de trampo! Não em antes achar um canto para o livrinho que o acabou de chegar aqui, e que aguardava com bastante expectativa: "O Maior Espetáculo da Terra" - Richard Dawkins!! Fui!

Nenhum comentário: