sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

last shot

em teoria, último post de 2009!

não vou entrar na neurose coletiva, e fazer aqui um "balanço" do ano que se acaba! o que passou, passou!

também não sou muito do tipo que encheria o post com metas e promessas para o novo ano que se aproxima! essa nova percepção de aleatorieadade que anda possuindo meus pensamentos me impediriam! ou seja, minha meta é não ter meta, logo não há o que escrever sobre o nada!

na real, não devo mais escrever muito por hora! estava ouvindo um som aqui que me convenceu de assim o fazer! para ser mais preciso, foi ouvindo umas composições de um tal de Eddie....

nem poderia ser diferente - afinal, maluco que escreve coisas bacanas e que fazem pensar, merece a honraria de encerrar os trabalhos do wordstofreakingout em 2009!

let yourself go, Eddie!

I AM MINE - pearl jam

The selfish, they're all standing in line
Faithing and hoping to buy themselves time
Me, I just figure as each breath goes by
I only own my mind

The North is to South as the clock is to time
There's east and there's west and there's everywhere life
I know I was born and I know that I'll die
The in between is mine
I am mine

And the feeling, it gets left behind
All the innocence lost in one time
Significant, behind the eyes
There's no need to hide
We're safe tonight

The ocean is full 'cause everyone's crying
The full moon is looking for friends at hightide
The sorrow grows bigger when the sorrow's denied
I only know my mind
I am mine

And the meaning, it gets left behind
All the innocents lost at one time
Significant, behind the eyes
There's no need to hide
We're safe tonight

And the feelings that get left behind
All the innocents broken with lies
Significance, between the lines
(We may need to hide)

And the meanings that get left behind
All the innocents lost at one time
We're all different behind the eyes
There's no need to hide


enough is enough!!!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

música e diversão

Depois de muuuitos dias sem surf por aqui, um ciclone surgiu para mudar o cenário! Por conseqüência, as ondas resolveram dar o ar da graça no litoral sul! O swell encostou com força, e os boletins anunciam séries na casa dos 6ft! PL deve estar sinistra! Pancadões seriados e fechadeiras....é o que a falta de um reef não faz! Em Matos, segundo o informe da hora do almoço a remada está forte e as fechadeiras dominando o pico!

Por mais um acaso do destino, o escriba não vai poder encarar o surf dessa vez! Pois o surf chegou exatamente no dia em que as folgas se foram! Pois é...daqui a pouco é hora de garantir a pizza do final de semana! É de ficar só um pouquinho indignado!

Mas está tudo certo! Nem sempre se ganha todas!

A pilha está garantida depois da session musical que rolou na noite de sábado, no estúdio do Russo! Um pessoal bacana reuniu-se por lá, e acabei me divertindo curtindo um som enquanto eles se divertiam tocando! Cheguei por lá para trocar uma idéia com Russo e não consegui mais sair!!! Também pudera, hã!?!!?

Umas cervas geladas, doritos e uma versão muuuito feliz de “I want to hold your hand” – com o Russo e Carla (que espetáculo!!) nos backs.....valeu a night!! Meus ouvidos estavam realmente precisando de um alívio - que só um vocal feminino e de qualidade podem garantir!! Sem falar das outras extrepolias musicais que surgiram por lá!! Um clima muito legal, de paz, com uma galera gente boa!! Muito legal!! Que venham as próximas sessions - e que o Russo não deixe de me avisar!!

Por falar em Russo – o cara realmente merece o prêmio Atitude 2009! Mandou muito bem na concepção e montagem do estúdio!! Tudo de primeira qualidade! Vale a pena conferir: www.estudiohangar17.com.br.

Por hora é isso! Ainda tenho que terminar de ajeitar as tralhas e catar um jaquetão para os próximos dois dias! A friaca está dominando o velho mundo! Valeussss

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

tanqueray and tonic

Richie Ramone, baterista do lendário conjunto punk “Ramones” entre os anos de 1983/1987, curtia mesmo era encarar um boteco e mandar muito “Tanqueray and Tonic” !

Richie que subsitituíra Marky Ramone na batera, chutou o pau da barraca em 1987, reclamando do autoritarismo de Johnny Ramone e da não participação na divisão dos lucros da vendas das camisetas da banda. Whatever....

Fato é que Richie, deixou uma enorme contribuição ao mundo do punkrock, escrevendo a clássica música de abertura do álbum “Animal Boy”(1986) - “Somebody Put Something In My Drink”.

Diz a lenda, que a música foi inspirada em um incidente verdadeiro, quando alguém “deixou cair” um ácido na gin tônica do baterista! Daí um trecho da música:




“Blurred vision and dirty thoughts
Feel (out of place), very distraught
Feel something coming on

Kick the jukebox, slam the floor
Drink, drink, drink, drink some more
I can't think
Hey! What's in this drink?

It feels like somebody put something
Somebody put something in my drink!”




Acho que dá para ter uma idéia do descontrole causado pela mistura explosiva!!! Na curiosidade, procurei e encontrei a receita do “Tanqueray and Tonic” na web:

Ingredients: 2/3 Gin (Tanqueray) # 1/3 Tonic water # 1 slice Lime

Mixing instructions: Add ice to glass. Fill 2/3 of the way up with Tanqueray Gin, and the remaining 1/3 with tonic water. Add lime.

Served in: Old fashioned glass

Alguém se habilita?!?! Por hora é isso!!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

evolucionistas

Você é daqueles que acredita na lenda de Noé e sua trupe de animais - aconselho a abandonar a leitura desse post!! É sério - não vale pena!!
Mas se você é daqueles que "tem dúvida" sobre as aventuras de Noé, ou mesmo tem uma leve suspeita de que a tarefa de criar esse nosso "mundão" em 7 sete dias também é um pouco ruidosa - seja bem vindo!!
Melhor ainda - se você está certo de que os verdadeiros fatos, que nos fizeram ser exatamente o que somos hoje - planeta terra, ser humano, fauna, flora e tudo o mais o que nos cerca - não tem nada haver com as parábolas, milagres e versículos simbolistas que defendem os criacionistas, seja mais do que bem vindo!
Desafiar o essencialismo não é uma tarefa fácil, e mais complicada ainda para aqueles permanecem presos aos sofismos da igreja. Mas o meu objetivo aqui não é de convencimento, muito menos a "conversão" de crenças! Daí a precaução em alertar desde o início do post - é preciso ter cautela quando tratamos de questões pessoais, opções individuais.
Quando nos vemos inseridos em uma sociedade que esqueceu há tempos o significado da palavra tolerância, é preciso ser ainda mais cauteloso!
A simples intenção desse post é registrar, apenas registrar uma das maiores conquistas da ciência, e por consequência de meu entendimento - um dos maiores passos do homem rumo as soluções de uma das questões que há milênios vem sendo abafada pelas lendas bíblicas: a origem do ser humano!
Darwin foi o cara que, com uma vida inteira dedicada ao estudo e a pesquisa, desbastou a custo de muita observação e questionamentos, a trilha abarrotada de ervas daninhas que impedia o homem de seguir o seu caminho.
As idéias semeadas por Darwin, 150 anos após a primeira publicação de "A Origem das Espécies" ressonaram mundo afora e através de novos estudos, novas descobertas e contribuições, a Teoria da Seleção Natural "ganhou força". Até que, por consequência deixou de ser apenas uma teoria. Os adeptos a essa frente de entendimento (tentando ser politicamente correto!), denominam-se evolucionistas.
Acredito realmente que podemos aprender muito com os notáveis exemplos de eficiência da natureza, razão pela qual estou inclinado a estudar cada vez mais sobre o tema!
Certamente, minha viagem a Galápagos inspirou-me ainda mais na busca por esses conhecimentos! As ilhas propiciam uma convivência muito próxima com a natureza, e então percebe-se o quão importante é estarmos em harmonia com esse universo natural, com o planeta Terra. A importância de aceitar que fazemos parte de um sistema natural, e nunca fomos ou seremos "donos" ou "gerentes" desse sistema. Enfim, caminhos que o acaso me permitiu percorrer!
O entendimento e a aceitação da "Seleção Natural" representa muito mais do que uma simples compreensão de um processo. Em seu modelo explicativo, a seleção natural não precisa de uma intervenção divina como variável independente, o que provoca a neura por contrariar os interesses de diversos grupos religiosos.
O juízo desses pensamentos conduz, a passos largos, à libertação de uma dos maiores estorvos da humanidade, que é o aprisionamento intelectual a custa de falácias religiosas.
Por essas e outras, que Darwin é o cara!!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

respirando matemática

Duas excelentes dicas de leituras aos aficcionados em matemática como eu:

- "O Instinto Matemático", de Keith Devlin;
- "O Andar do Bêbado", de Leonard Mlodinow.

O primeiro deles, cumpre a proposta do sub-título - "Por que você é um gênio da matemática, assim como lagostas, pássaros, gatos e cachorros" - com bastante eficácia. Leitura muito leve e divertida mostrando o quanto estamos envolvidos com a matemática, por mais que essa constatação possa parecer um suplício para muitos.
Keith apresenta a matemática sob uma perspectiva diferente daquela que a grande maioria conhece. Nada de contas de adição, subtração, multiplicação.....muito menos a temida divisão!
Sim!!! Experimente propor a qualquer um, uma simples conta de divisão, e perceba o desespero invadindo a pobre alma!!! Pior ainda se a divisão envolver números decimais......do tipo 158,47 / 0,87!! É o triste e lamentável analfabetismo matemático assombrando o mundo!!!
Pois então - Keith busca na natureza modelos matemáticos perfeitos, que envolve cálculos complexos, mas que são resolvidos institivamente por pequenos animais. A orientação dos passáros migratórios, o salto do cão em busca da bolinha arremessada no ar, o padrão das espirais do girassol, entre outras constatações inimagináveis!!!!
Outro exemplo fascinante, e muito bem dissecado pelo autor, trata das corujas. Caçadores natos, os exemplares desta espécie possuem um desenho aerodinâmico extremamente complexo que permitem a aproximação e ataque da sua presa em silêncio - com o mínimo deslocamento de ar - apesar de voar abaixo da velocidade do som!
E por aí vai o livro - não deixando de tratar sobre o quão pesado e desafiadora é a matemática para grande parte da humanidade, discorrendo sobre as dificuldades e desvantagens que essas pessoas, enfrentam em seu dia-a-dia por considerarem a matemática um inimiga!! Vale mesmo a leitura!!

Em "O Andar do Bêbado", Leonard Mlodinow mantém o mesmo espírito divertido e cativante de "A Janela de Euclides" (já comentado aqui!).
Desta vez, o físico Leonard, passeia pelo mundo da aleatoriedade e das probabilidades! Viajando no tempo, apresenta os primórdios dos estudos que envolviam o tema, a contribuição dos grandes matemáticos e divertidas passagens na história sobre os mesmos!
Seguindo uma sequencia bastante didática, em linguagem acessível, traz discussões sobre o quanto a evolução do conhecimento humano contribui para os avanços da ciência, e por consequencia - o mundo que hoje vivemos!
O capítulo que trata sobre a Teoria do Caos e o Efeito Borboleta, parece funcionar como um "delicado" chute no joelho daqueles que acreditam em "padrões" e/ou previsões futurísticas relacionadas ao mundo caótico em que vivemos!! Também vale a leitura!

E depois de apenas um dia de folga - é hora de arrumar as tralhas de encarar mais uns dias de trampo! Não em antes achar um canto para o livrinho que o acabou de chegar aqui, e que aguardava com bastante expectativa: "O Maior Espetáculo da Terra" - Richard Dawkins!! Fui!