terça-feira, 8 de dezembro de 2009

evolucionistas

Você é daqueles que acredita na lenda de Noé e sua trupe de animais - aconselho a abandonar a leitura desse post!! É sério - não vale pena!!
Mas se você é daqueles que "tem dúvida" sobre as aventuras de Noé, ou mesmo tem uma leve suspeita de que a tarefa de criar esse nosso "mundão" em 7 sete dias também é um pouco ruidosa - seja bem vindo!!
Melhor ainda - se você está certo de que os verdadeiros fatos, que nos fizeram ser exatamente o que somos hoje - planeta terra, ser humano, fauna, flora e tudo o mais o que nos cerca - não tem nada haver com as parábolas, milagres e versículos simbolistas que defendem os criacionistas, seja mais do que bem vindo!
Desafiar o essencialismo não é uma tarefa fácil, e mais complicada ainda para aqueles permanecem presos aos sofismos da igreja. Mas o meu objetivo aqui não é de convencimento, muito menos a "conversão" de crenças! Daí a precaução em alertar desde o início do post - é preciso ter cautela quando tratamos de questões pessoais, opções individuais.
Quando nos vemos inseridos em uma sociedade que esqueceu há tempos o significado da palavra tolerância, é preciso ser ainda mais cauteloso!
A simples intenção desse post é registrar, apenas registrar uma das maiores conquistas da ciência, e por consequência de meu entendimento - um dos maiores passos do homem rumo as soluções de uma das questões que há milênios vem sendo abafada pelas lendas bíblicas: a origem do ser humano!
Darwin foi o cara que, com uma vida inteira dedicada ao estudo e a pesquisa, desbastou a custo de muita observação e questionamentos, a trilha abarrotada de ervas daninhas que impedia o homem de seguir o seu caminho.
As idéias semeadas por Darwin, 150 anos após a primeira publicação de "A Origem das Espécies" ressonaram mundo afora e através de novos estudos, novas descobertas e contribuições, a Teoria da Seleção Natural "ganhou força". Até que, por consequência deixou de ser apenas uma teoria. Os adeptos a essa frente de entendimento (tentando ser politicamente correto!), denominam-se evolucionistas.
Acredito realmente que podemos aprender muito com os notáveis exemplos de eficiência da natureza, razão pela qual estou inclinado a estudar cada vez mais sobre o tema!
Certamente, minha viagem a Galápagos inspirou-me ainda mais na busca por esses conhecimentos! As ilhas propiciam uma convivência muito próxima com a natureza, e então percebe-se o quão importante é estarmos em harmonia com esse universo natural, com o planeta Terra. A importância de aceitar que fazemos parte de um sistema natural, e nunca fomos ou seremos "donos" ou "gerentes" desse sistema. Enfim, caminhos que o acaso me permitiu percorrer!
O entendimento e a aceitação da "Seleção Natural" representa muito mais do que uma simples compreensão de um processo. Em seu modelo explicativo, a seleção natural não precisa de uma intervenção divina como variável independente, o que provoca a neura por contrariar os interesses de diversos grupos religiosos.
O juízo desses pensamentos conduz, a passos largos, à libertação de uma dos maiores estorvos da humanidade, que é o aprisionamento intelectual a custa de falácias religiosas.
Por essas e outras, que Darwin é o cara!!

2 comentários:

Hildo Jr. disse...

Tá errado, cara!

Fui a um casamento evangélico sábado (!!!???!!!) e o pastor disse com toda a convicção: a mulher nasceu da costela do homem e o casamento foi a Criação divina para uni-los (homem e mulher) novamente no altar do Senhor.

E então ele (o sábio pastor) arrematou: "quem duvida da Criação, por certo, jamais compreenderá a razão de ter sido também Criado o amor, que coloca perante o Senhor para reunir o que foi dividido só por Ele".

Ou seja, se vc continuar com esse papo, não vai casar, cara!!!!
=]

Parabéns pelo que saiu no jornal dia 07/12!! Boa sorte nesse fim de semana!

Rafael disse...

pode crer, brou!
se um possível casamento depender da aceitação da Criação......acho que fodeu!!!
valeussss!!
abrs!