segunda-feira, 26 de maio de 2008

Marte

Marte na proa!
Demorou, mas chegou! Obviamente, Marte não é "logo ali"! Pelo contrário - é "bem pra lá"!!
Um viagem de 679 milhões de quilômetros não é para se matar com o dedo! Depois de 9 meses voando e US$ 450 milhões gastos, a sonda Phoenix pousou em Marte! As primeiras informações dão conta de uma friaca forte por lá...
Fato é que, surpreende a sede do ser humano em "expandir" - em ampliar fronteiras! Não basta ficar quietinho aqui na Terra - os caras querem fuçar para longe! Parece que a passagem pela Lua não deu em muita coisa - sei lá se o tal dragão de São Jorge não botou os caras pra correr de lá....vai saber! Tem muita gente que ainda duvida da "conquista da Lua", inúmeras teorias e videos explicativos povoam a internet com explicações para um possível "fake landing"! Tem até um maluco(?) que está gastando uma nota mapeando a superfície lunar em busca do jipe (aquele parecido com o dos "Comandos em Ação") que Neil usou para dar umas bandas por lá!
Eu não esquento com isso! No lugar desse maluco(?) - gastaria o dinheiro procurando outras coisas bem mais interessantes do que um jipe! Acredito que Neil pisou por lá! Acredito que o jipe está lá - talvez já coberto de pó! Acredito sim, que os caras gastaram uma grana para trazer um saquinho de areia de lá ... mas isso é problema deles!! Ultimamente estou tão de boa que estou acreditando até em duende!!
Mas enfim - voltando para Marte - os caras chegaram lá! Parabéns a NASA e a todos os envolvidos na tarefa! O trabalho desses obstinados cientistas trazem as melhorias para o nosso cotidiano!
Dizer que algum dia teremos o homem "pisando" em Marte pode parecer loucura em dias de hoje! Mas como seria tratado alguém que um dia, há pouco mais de 500 anos atrás, afirmasse que seria possível ligar a Europa ao Brasil em pouco mais de 10 horas?
Fazendo uma rápida alegoria com os números - podemos dizer que em 500 anos rediziu-se em 180 vezes o tempo de viagem entre a Europa e o Brasil. Passamos dos 75 dias pendurados nas caravelas de Cabral para pouco mais de 10 horas de vôo! Detalhe: faz pouco mais de 100 anos que Alberto Santos Dumont possibilitou o homem "alçar vôo"!
Mantendo a mesma proporção - a viagem da Phoenix até Marte, reduzida em 180 vezes- nos permitiria atingir Marte em pouco mais de 36 horas! Alguém aqui duvida que nos próximos 500 anos isso não será possível???
Arriscar qualquer palpite - em um horizonte de 500 anos a frente, considerando-se a rapidez com que o conhecimento humano e a tecnologia progride é uma boa diversão!

Nenhum comentário: