terça-feira, 29 de setembro de 2009

pedala

sabe aquelas "porradas" que a vida nos dá? pois então....estou com a sensação de que um "pedala robinho" está a caminho!
pois vou aqui registrar: se Madrid, Chicago ou Tókio perderem para o Rio o direito de organizar os Jogos Olímpicos de 2016, estaremos diante de mais uma estupidez e amostra de que, em dias de hoje, o jogo sujo da política e do dinheiro (ou vice-versa!) está dominando o mundo!
não que eu seja inocente a ponto de pensar que vivemos em uma sociedade de justos, com sólidos e inabaláveis valores morais - mas simplesmente, não concebo o mínimo de razão em trocar o "todo" de qualquer uma dessas três cidades, pelo "nada" do Rio.
tenho medo, muuuito medo de mais uma vez ser obrigado a aturar o festival de selvageria política e assalto aos cofres públicos em terras tupiniquins. vimos o que foi o tal "Pan-americano" no Rio em 2007, estamos vendo a tal Copa 2014 e, para 2016 - veríamos tudo de novo!
eu quero e torço, com toda força, que o Rio se foda! porque o Rio, apesar de todo o "lob" ainda é uma merda! com as mais de 100 pessoas mortas por balas perdidas por lá, de janeiro até então, a cidade se mostra uma perfeita caricatura do Brasil: um estado permissível a dilaçeração dos direitos do cidadão, embebido na alegria contagiante do carnaval! argh! que asco!
eu torço para que a trambicagem e a maladragem que está por trás deste circo todo quebrem a cara - mais uma vez!
antes de receber jogos olímpicos, meia-dúzia de caças para meia-dúzia de milicos brincar de guerra, de se prestar a resolver o problema de Honduras, precisamos de educação, saúde, saneamento básico, segurança, justiça, infraestrutura para então - deixarmos de ser um "bando" e tornarmos uma nação.... e quem sabe, ter algo de útil à mostrar ao mundo!

cidade luz

Citei ao final do post anterior a leitura do clássico HQ "V for Vendetta". Porém, depois de mais uma "session" em terras onde Carla Bruni é a rainha da vez - "V" terá que aguardar!
Registrei inúmeras vezes por esse universo de palavras e idéias virtuais, o quanto a capital francesa vem conquistando minha simpatia! Puta cidade alucinante essa Paris!
Mesmo admitindo carreguei "paris.exe" dominado pelo mau-humor, resultado do vacilo na folga antes da trip... mais uma vez - mesmo na "adversidade" - a cidade luz não decepcionou!
Vencendo o cansaço e o "bode" que costuma dominar a moçada depois de uma "long range mission" - reuniu-se um povo "up and running" para largar-se ao vento em Paris! Pessoas muito bacanas meeesmo! Pois foi justamente com essa atitude "let it be" - que deixamos por conta do acaso a regência de nossas vidas e nossos destinos naquele final de tarde!
Na jornada por esse planeta azul, poucas vezes encontro essa "ressonância de pensamentos e atitudes". Desta feita, oportunidades assim não podem e não devem ser desperdiçadas - não importa onde estiver! E a diversão foi grande! Foi muuuuito grande! Fechamos a noite (madrugada por lá!) com chave de ouro - em mais uma demostração do infalível ditado: "o segredo do sucesso é o total despreparo!"
Mas na real, acredito que o valeu mesmo dessa aventura, foi mais um registro da insuperável, inspiradora e não menos sedutora....... "la tour Eiffel"!
O que não é essa torre?!?! Não canso de me perguntar quando estou aos pés dela - para onde também não me canso de me jogar!! O que não é essa torre!?!?!
Acho uma das maiores obras de arte do homem moderno. Tudo bem que "l'ensemble du tableau" em muito colabora - mas Eiffel realmente foi o cara, deixando ao mundo a lição de "como fazer a coisa certa, no lugar certo"!
Para validar essa aventura, em mais uma tentativa de extrair o máximo do que a vida pode nos oferecer, as fotos não poderiam faltar! E ao baixar os arquivos da "trip" - encontrei a assinatura, o "autógrafo" de Paris!

Pensando melhor - nem precisaria escrever tanto sobre a trip! Bastaria postar essa foto e talvez uma legenda do tipo "une nuit de plus dans la ville de lumière".... Ou mesmo alguma mais simples, como "domingão, 27 SEP 09".... Ou só a foto mesmo! Afinal, fotos como essa, que parecem "falar", legenda é pleonasmo!
Mas aí está: o registro de mais uma noite inesquecível em minha vida - e certamente de toda a galera que lá estava..... naquela noite de outono no Trocadero, em Paris!
Em tempo: dei uma conferida no final de semana do surf por aqui! Ao que parece, o vento e o mau tempo não deram folga e com isso o swell acabou virando um zaralho de massa de água, que exigia muita remada para pouca recompensa - com fechadeiras e pouca brincadeira nas janelas da maré! Nenhuma novidade por aqui! Ou seja - toda aquela nóia de nada adiantou... outra lição para o insistente escriba, que já mostra insistente teimosia em não aprender!!
Para encerrar - mais um registro: 3 dias de folga pela frente, mais um swell encostando (ao que parece também todo torto, com mar tipo "stormy") e como uma semana atrás, pouco antes de voltar à MATRIX em mais um "paris.exe"!!
Que os insistentes e ainda agradáveis ventos do outono do hemisfério norte continuem a soprar a meu favor...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

vacilo

apenas dois dias de folga para colocar a "vida em dia" e um joelho que ainda incomoda - achei melhor ficar em CWB.
eu sabia que havia uma previsão para o swell encostar na sexta (último dia da curta folga!). monitorei os boletins na quinta - e nada até então. mas a friaca da noite e o ventão que batia de sudeste aqui em casa foi o sinal de que "havia um movimento lá em baixo"!
ainda havia tempo - pois um bate-e-volta resolveria a questão. deixei para decidir na manhã do outro dia.....e então, o vacilo!
me empolguei na leitura até tarde da noite e noutro dia, com a friaca intensa...varei o horário! pulei da cama pra lá das 10 horas da matina....e aí irmão; too late!
o vento ainda cravado de sudeste aqui em cima, o frio que "traz" a ondulação pegando..... e quando conferi os boletins do surf, tava lá: 5 pés em Matinhos! FUCK!
confesso que ferveu o sangue! a medida que passava os olhos pelas fotos, com aquele espumeiro nervoso, eu falava em voz alta: toma mané! vacilão!
PL devia estar tosco! quando entra de sul asssim - "gigante" para as limitações locais, vira uma tosqueira! séries enormes e fechadeiras....com uma remada irada até o outside! mas é sempre PL! e nessas horas, até ficar por lá, na areia com o ventão de sul rasgando na face é bacana!
foi nesse cenário caótico de PL, mais o frio que continuava a incomodar, que tentei me consolar por ter ficado por aqui! precisava de mais uns dois dias para poder aproveitar a parte boa e acessível do swell! mas dessa vez, não terei esses dois dias!!
bom para a moçada que amanhã - sabadão!!! - vai poder descer e curtir o final de altas ondas e sol no litoral!
a pedida da vez é a ilha!! demorou!!! acredito que vai ter aaaltas ondas por lá no final!! noooossa.....a ilha vai estar show!! putz!! como eu queria estar por lá nesse final!!
whatever!!! nessa eu rodei!! poderia ao menos ter aproveitado para colocar a remada em dia!! mas a tal da preguiça (que vergonha!) atrelada a um joelho meia-boca - acabaram por me deixar de fora dessa!!
resta encarar os dias de trampo pela frente na esperança de que esse seja apenas o primeiro dos váááários swells que devem encostar na primavera que inicia!! que assim seja!!! e que as folgas também permitam!!!
enfim....the game is on again!!
ah! mais além vou postar aqui sobre a leitura de "V for Vendetta" - the classic bestseller!! valeuss!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

idos de 93

ouuuu!!! em uma missão de resgate de imagens "das antigas" para conversão em DVD, acabei encontrando uma relíquia: minha fita VHS do Hollywood Rock 1993.
em pouco mais de uma hora de gravação, na época feita via botão "rec" do video K7 - Maria Paula e Maurício Kubrusly apresentam os shows do L7, Nirvana, Dr. Sin e Engenheiros do Hawai - desconsidere esses dois últimos!
caraca! esse show do Nirvana entrou pra história......e tá tudo aqui registrado na VHS!
de início - tem a quebradeira do L7! a mulherada mandou ver, com força meeesmo! confesso que fiquei arrepiado agora (16 anos após!!) ao assitir "pretend we're dead". puta energia da galera! todo mundo muito alucinado! Dee Plakas (esse nome é tão massa que jamais vou esquecer!) quebrando na batera, Donita Sparks (outro nome massa!), Suzi Gardner e Jennifer Finch incendiaram a multidão na praça da apoteose! puta show do L7!
na sequencia da fita, vem Nirvana! Kurt estava dominado, possuído pelas drugs! o cara chutou o pau da barraca no palco e, quem diria - AO VIVO na Globo - mandou um guspão na câmera, entre outros horrores! Kubrusly entrou depois "corrigindo" as interpretações, alegando que o "cuspe" de Kurt não era para aquela "televisão específica", e que Kurt estaria "cuspindo no prato que comeu" da grande mídia, que ao final das contas, "alimentava-se" de loucuras e episódios como esse!
e tinha mais: red hot também quebrou tudo nesse mesmo hollywood rock! daí o surgimento do endiabrado Flea ao palco durante a apresentação do Nirvana. Flea e seu trompete, fizeram coro a Kurt e Novoselic em uma versão pra lá de histórica de "Smells like teen spirit"- a música que "trouxe e levou" (dizem!!) Kurt desse mundo!
whatever! foi muito legal reencontrar essa fita!
em momentos como este, sem pensar muito para não extender, entendo que sou um sujeito de sorte! lembro bem que havia um povo que achava que "lambada" bacana! pois é - esses são os bunda-moles de hoje! pro inferno com eles!

domingo, 13 de setembro de 2009

3xJFK.exe

Aeeeee!! Depois de alguns dias "away" da rede.... de volta! E os registros desta fantástica aventura pelo Planeta Terra continuam se acumulando!! Na virada do mês - três dias em Nova York, diversos lugares bacanas e visuais inesquecíveis!!
Agradável manhã de uma segunda-feira com ventos que lembram a proximidade do Outono em Manhattan, lá fui visitar o "Intrepid Sea, Air & Space Museum", a beira do Hudson River. Localizado em dos vários piers no lado oeste da ilha de Manhattan (46th St/12th Av) - o complexo do museu chama a atenção pelo enorme porta-aviões ancorado no pier! O "Intrepid" esteve a serviço da Marinha Americana entre 1943-1974 - e desde 1982 serve de "abrigo" para exposição de diversos aviões militares que a serviço do egoísmo e da cobiça, deixaram um rastro de sangue nos quatro cantos do planeta. Com 280 metros de comprimento, e capacidade para 3300 tripulantes, desde a sua aposentadoria, o "Intrepid" já recebeu mais de 10 milhões de visitantes.
Eu nunca havia entrado em um porta-aviões. Por essa razão, obviamente saí de lá impressionado com a estrutura do navio - que está a inteira disposição dos visitantes. É possível conhecer o navio todo! Desde os "under decks" até a ponte de comando de onde o visual do "flight deck" (local onde os aviões pousam e decolam) é realmente alucinante!! Não vou negar que rodar o mundo dentro de uma "jaca" daquelas é mesmo um programa bacana!!
Foi justamente caminhando sobre o "flight deck", que registrei uma imagem bastante curiosa. Sob um dos modelos expostos, um caça F16 - caminhava sorrateiramente uma gaivota. Por um instante, fiquei admirando o contraste: uma nobre gaivota, sob um mortal pássaro de guerra!
Fiquei por ali alguns minutos, viajando!! Lembrei de Fletcher - a gaivota personagem do clássico "Fernão Capelo Gaivota", de Richard Bach.... e por aí fui!! Acordei da viagem a tempo de sacar a câmera, e registrar o inesquecível "encontro de pássaros" em Manhattan!!
"Fletcher" inspecionando o pássaro de metal (caça F16).

Outra atração bacana do museu é o "Growler Submarine"- mais uma curiosa arma de guerra. Também nunca havia entrado em um desses. O "USS Growler" é o único submarino aberto ao público no mundo com armamento nuclear. Com quase 100 metros de comprimento e capacidade para 88 tripulantes, o "USS Growler" está nas entrelinhas da história - pois serviu nos tempos da Guerra Fria e a Crise dos Mísseis Cubanos. O passeio por lá é muito interessante: podemos passar pelos compartimentos dos mísseis nucleares, por enter as cabines, a cozinha, a sala de máquinas, etc! O conceito de "lata de sardinha" é realmente muito próximo da realidade de um submarino! Caminhar por minúsculas escotilhas, por corredores apertadíssimos, decorados com centenas de
tubos e fios é uma experiência legal. Porém, fazer isso tudo, em tempos de hostilidades, a 200 metros submersos - me parece uma tarefa pouco mais desafiadora que o normal!
Depois da viagem pelo museu, rumei para o sul da Ilha. Embarquei no boat que leva até State Island. Passeio muito legal - oportunidade para curtir o visual do extremo sul de Manhattan, Brooklyn Bridge e da "Statue of Liberty". Visitar a estátua, por hora, está fora dos planos. A reabertura para visitação, depois de alguns anos fechada, requer a compra dos tickets via internet, com razoável antecipação. Uma vez que não sou do tipo que curte fazer planos em trips - vou deixar para outra! Talvez no inverno, com menos crowd de turistas...
"Statue of Liberty"
"Manhattan"- visual do sul da Ilha.
Ah! Outro visual bacana é da "Verrazano-Narrows Bridge". Uma enorme e bela ponte estilo "pencil", double deck, que liga Staten Island ao Brooklyn. Erguida sob o canal de acesso ao Porto de New York, quando foi inaugurada, em 1964 era considerada a ponte com maior comprimento suspenso do mundo! Homenagem a Giovanni da Verrazano, primeiro explorador Europeu a navegar e aportar por lá, em 1524! A ponte também é famosa por marcar a largada da "New York City Marathon"!
"Verrazano-Narrows Bridge" - torres com 211 metros de altura e vão de 13oo metros!

Outro passeio muito bacana - e que há tempos estava programando, foi a visita ao AMNH - American Museum of Natural History. Aquele mesmo, do filme "Uma noite no museu"!! Reservei um dia inteiro para visitar o museu - e não dei conta!! Muita informação!!
Imperdível é a visita ao planetário! O Hayden Planetarium Space Shows é a típica atração que todas as pessoas do mundo deveriam ter acesso! Talvez essa extraordinária experiência contribua para o entendimento do que cada um de nós (e todos nossos problemas mundanos!) representa diante da imensidão do Universo! Uma viagem em 3D - com imagens alucinantes que nos levam a uma viagem no tempo, desde precisos 20 bilhões de anos atrás até os dias de hoje!! Vale demais a visita!
A sala de Darwin - "Hall of Human Origins" é outra atração que vale a pena! Por lá conheci "Lucy" - que viveu na África há 3 milhões de anos atrás! Membros da sua espécie (Australopithecus afarensis) representam uma das extraordinárias passagem da evolução humana - ao descerem das árvores e passarem a caminhar com dois membros, tal como o homem moderno (us!). O esqueleto de Lucy, e a reconstrução de sua fisionomia lá estão....e digo a vocês: muito legal!!! Mais uma cotovelada na cara dos criacionistas! Viva Darwin!
Outras atrações bacanas: "Special Exhibitions"; "The IMAX Experience" - com um fantástico documentário sobre a pesca de sardinhas na costa africana; e claro - "The Fossil Hall" - a maior coleção de fóssil de dinossauros do mundo!! Uma viagem mesmo!!!!
Aos aficcionados no tema - o museu é um paraíso! Não sou um deles, mas admito que experiência de estar ali, frente a frente com a diversidade de espécies (fóssil!!) foi muito legal! O tamanho dos bichos impressiona! Das carapaças assustadoras até a beleza dos seres voadores da época - tudo muito organizado e bem explicado - atração para todas as idades!

"Tyrannosaurus rex" - único esqueleto da espécie em exposição no mundo! Registros de 65 milhões atrás!

De cabeça feita com o passeio no Museu - rumei para Times Square. Rápida passada em uma lojinha da Marvel Comics. Finalmente encontrei o que há tempos procurava! Por US$ 20,00 - trouxe para casa (e já devorei!) um exemplar do quadrinho "V for Vendetta" - que deu origem ao fantástico filme de mesmo nome!
Da Marvel, andei duas quadras acima até a TKTS - ponto de encontro com Ana, parceira para assistir ao show do STOMP! Para quem nunca ouviu falar nos caras, uma dica: lembra de um grupo tirava um som de enormes latões de óleo, pratos, vassouras, etc - e que apareciam nos videos de abertura do cinema (UCI), como forma de apresentar a qualidade "Surround"?!?! Então - eles são o STOMP! Com os ingressos na mão, passamos no Hard Rock para fazer um esquenta, e rumamos para East Village!
Descemos na "8th St Station", caminhamos 4 quadras por uma região bem bacana! Nosso destino era o "Orpheum Theatre" (2nd Av) para encarar o show do STOMP - mas os butecos e lojinhas alternativas acabaram por nos cativar!! Muita coisa bacana!!! Um clima total "let it be" nas ruas!! Todo mundo de boa - tomando sua cerva nos butecos, fazendo uma boquinha - um clima total cool!!!
Encontrei uma espécie de sebo por ali, e entre as raridades, havia um exemplar capa dura do mesmo quadrinho que havia comprado na Marvel, por US$ 200,00! Deveria ser a primeira edição de "V"! Mas o bacana mesmo era a seção "under 18 not permitted" da loja! Caraca! Uma extensa literatura de quadrinhos eróticos, nos mais diversos temas! Fiquei impressionado com a quantidade de material, imaginando o tamanho do "mercado" que gira em torno dessas fantasias!!
Saímos do show do STOMP alucinados! O espetáculo é muito legal! Vale meeeesmo a ida!! Perfomance espetacular - de arrepiar e mais uma vez, admirar o quão extraordinárida é a capacidade do ser humano de criar!! Os 90 minutos de show passam voando!!
Após o show, uma parada para refrescar e curtir mais o lugar!! Dessa vez - ancoramos em um buteco de Ucranianos! Por lá experimentei uma cerveja local (Ucrania) - sugestão do garçon polonês que ficou curioso para saber que "lingua" falávamos! Pelo pouco que conheço do dialeto polonês, posso imaginar o quão estranho o Português soava no ouvido do polaco!
Enfim - já madrugada adentro, partia de Manhattan - deixando pra trás mais uma série de boas lembranças!!
Pra fechar, ao final do dia seguinte, quando tomávamos o caminho de volta ao Brasil, fomos presenteados com mais um magnífico "sunset"!
O reflexo dos últimos raios de sol sob as águas do Atlântico Norte, deixou no ar uma espécie de despedida do verão, ou algo com um "see you soon!" de NY!!
Yeahh ma'am!! Hope to see you soon!!
"see ya!" - pôr-do-sol em águas do Atlântico Norte.