domingo, 13 de setembro de 2009

3xJFK.exe

Aeeeee!! Depois de alguns dias "away" da rede.... de volta! E os registros desta fantástica aventura pelo Planeta Terra continuam se acumulando!! Na virada do mês - três dias em Nova York, diversos lugares bacanas e visuais inesquecíveis!!
Agradável manhã de uma segunda-feira com ventos que lembram a proximidade do Outono em Manhattan, lá fui visitar o "Intrepid Sea, Air & Space Museum", a beira do Hudson River. Localizado em dos vários piers no lado oeste da ilha de Manhattan (46th St/12th Av) - o complexo do museu chama a atenção pelo enorme porta-aviões ancorado no pier! O "Intrepid" esteve a serviço da Marinha Americana entre 1943-1974 - e desde 1982 serve de "abrigo" para exposição de diversos aviões militares que a serviço do egoísmo e da cobiça, deixaram um rastro de sangue nos quatro cantos do planeta. Com 280 metros de comprimento, e capacidade para 3300 tripulantes, desde a sua aposentadoria, o "Intrepid" já recebeu mais de 10 milhões de visitantes.
Eu nunca havia entrado em um porta-aviões. Por essa razão, obviamente saí de lá impressionado com a estrutura do navio - que está a inteira disposição dos visitantes. É possível conhecer o navio todo! Desde os "under decks" até a ponte de comando de onde o visual do "flight deck" (local onde os aviões pousam e decolam) é realmente alucinante!! Não vou negar que rodar o mundo dentro de uma "jaca" daquelas é mesmo um programa bacana!!
Foi justamente caminhando sobre o "flight deck", que registrei uma imagem bastante curiosa. Sob um dos modelos expostos, um caça F16 - caminhava sorrateiramente uma gaivota. Por um instante, fiquei admirando o contraste: uma nobre gaivota, sob um mortal pássaro de guerra!
Fiquei por ali alguns minutos, viajando!! Lembrei de Fletcher - a gaivota personagem do clássico "Fernão Capelo Gaivota", de Richard Bach.... e por aí fui!! Acordei da viagem a tempo de sacar a câmera, e registrar o inesquecível "encontro de pássaros" em Manhattan!!
"Fletcher" inspecionando o pássaro de metal (caça F16).

Outra atração bacana do museu é o "Growler Submarine"- mais uma curiosa arma de guerra. Também nunca havia entrado em um desses. O "USS Growler" é o único submarino aberto ao público no mundo com armamento nuclear. Com quase 100 metros de comprimento e capacidade para 88 tripulantes, o "USS Growler" está nas entrelinhas da história - pois serviu nos tempos da Guerra Fria e a Crise dos Mísseis Cubanos. O passeio por lá é muito interessante: podemos passar pelos compartimentos dos mísseis nucleares, por enter as cabines, a cozinha, a sala de máquinas, etc! O conceito de "lata de sardinha" é realmente muito próximo da realidade de um submarino! Caminhar por minúsculas escotilhas, por corredores apertadíssimos, decorados com centenas de
tubos e fios é uma experiência legal. Porém, fazer isso tudo, em tempos de hostilidades, a 200 metros submersos - me parece uma tarefa pouco mais desafiadora que o normal!
Depois da viagem pelo museu, rumei para o sul da Ilha. Embarquei no boat que leva até State Island. Passeio muito legal - oportunidade para curtir o visual do extremo sul de Manhattan, Brooklyn Bridge e da "Statue of Liberty". Visitar a estátua, por hora, está fora dos planos. A reabertura para visitação, depois de alguns anos fechada, requer a compra dos tickets via internet, com razoável antecipação. Uma vez que não sou do tipo que curte fazer planos em trips - vou deixar para outra! Talvez no inverno, com menos crowd de turistas...
"Statue of Liberty"
"Manhattan"- visual do sul da Ilha.
Ah! Outro visual bacana é da "Verrazano-Narrows Bridge". Uma enorme e bela ponte estilo "pencil", double deck, que liga Staten Island ao Brooklyn. Erguida sob o canal de acesso ao Porto de New York, quando foi inaugurada, em 1964 era considerada a ponte com maior comprimento suspenso do mundo! Homenagem a Giovanni da Verrazano, primeiro explorador Europeu a navegar e aportar por lá, em 1524! A ponte também é famosa por marcar a largada da "New York City Marathon"!
"Verrazano-Narrows Bridge" - torres com 211 metros de altura e vão de 13oo metros!

Outro passeio muito bacana - e que há tempos estava programando, foi a visita ao AMNH - American Museum of Natural History. Aquele mesmo, do filme "Uma noite no museu"!! Reservei um dia inteiro para visitar o museu - e não dei conta!! Muita informação!!
Imperdível é a visita ao planetário! O Hayden Planetarium Space Shows é a típica atração que todas as pessoas do mundo deveriam ter acesso! Talvez essa extraordinária experiência contribua para o entendimento do que cada um de nós (e todos nossos problemas mundanos!) representa diante da imensidão do Universo! Uma viagem em 3D - com imagens alucinantes que nos levam a uma viagem no tempo, desde precisos 20 bilhões de anos atrás até os dias de hoje!! Vale demais a visita!
A sala de Darwin - "Hall of Human Origins" é outra atração que vale a pena! Por lá conheci "Lucy" - que viveu na África há 3 milhões de anos atrás! Membros da sua espécie (Australopithecus afarensis) representam uma das extraordinárias passagem da evolução humana - ao descerem das árvores e passarem a caminhar com dois membros, tal como o homem moderno (us!). O esqueleto de Lucy, e a reconstrução de sua fisionomia lá estão....e digo a vocês: muito legal!!! Mais uma cotovelada na cara dos criacionistas! Viva Darwin!
Outras atrações bacanas: "Special Exhibitions"; "The IMAX Experience" - com um fantástico documentário sobre a pesca de sardinhas na costa africana; e claro - "The Fossil Hall" - a maior coleção de fóssil de dinossauros do mundo!! Uma viagem mesmo!!!!
Aos aficcionados no tema - o museu é um paraíso! Não sou um deles, mas admito que experiência de estar ali, frente a frente com a diversidade de espécies (fóssil!!) foi muito legal! O tamanho dos bichos impressiona! Das carapaças assustadoras até a beleza dos seres voadores da época - tudo muito organizado e bem explicado - atração para todas as idades!

"Tyrannosaurus rex" - único esqueleto da espécie em exposição no mundo! Registros de 65 milhões atrás!

De cabeça feita com o passeio no Museu - rumei para Times Square. Rápida passada em uma lojinha da Marvel Comics. Finalmente encontrei o que há tempos procurava! Por US$ 20,00 - trouxe para casa (e já devorei!) um exemplar do quadrinho "V for Vendetta" - que deu origem ao fantástico filme de mesmo nome!
Da Marvel, andei duas quadras acima até a TKTS - ponto de encontro com Ana, parceira para assistir ao show do STOMP! Para quem nunca ouviu falar nos caras, uma dica: lembra de um grupo tirava um som de enormes latões de óleo, pratos, vassouras, etc - e que apareciam nos videos de abertura do cinema (UCI), como forma de apresentar a qualidade "Surround"?!?! Então - eles são o STOMP! Com os ingressos na mão, passamos no Hard Rock para fazer um esquenta, e rumamos para East Village!
Descemos na "8th St Station", caminhamos 4 quadras por uma região bem bacana! Nosso destino era o "Orpheum Theatre" (2nd Av) para encarar o show do STOMP - mas os butecos e lojinhas alternativas acabaram por nos cativar!! Muita coisa bacana!!! Um clima total "let it be" nas ruas!! Todo mundo de boa - tomando sua cerva nos butecos, fazendo uma boquinha - um clima total cool!!!
Encontrei uma espécie de sebo por ali, e entre as raridades, havia um exemplar capa dura do mesmo quadrinho que havia comprado na Marvel, por US$ 200,00! Deveria ser a primeira edição de "V"! Mas o bacana mesmo era a seção "under 18 not permitted" da loja! Caraca! Uma extensa literatura de quadrinhos eróticos, nos mais diversos temas! Fiquei impressionado com a quantidade de material, imaginando o tamanho do "mercado" que gira em torno dessas fantasias!!
Saímos do show do STOMP alucinados! O espetáculo é muito legal! Vale meeeesmo a ida!! Perfomance espetacular - de arrepiar e mais uma vez, admirar o quão extraordinárida é a capacidade do ser humano de criar!! Os 90 minutos de show passam voando!!
Após o show, uma parada para refrescar e curtir mais o lugar!! Dessa vez - ancoramos em um buteco de Ucranianos! Por lá experimentei uma cerveja local (Ucrania) - sugestão do garçon polonês que ficou curioso para saber que "lingua" falávamos! Pelo pouco que conheço do dialeto polonês, posso imaginar o quão estranho o Português soava no ouvido do polaco!
Enfim - já madrugada adentro, partia de Manhattan - deixando pra trás mais uma série de boas lembranças!!
Pra fechar, ao final do dia seguinte, quando tomávamos o caminho de volta ao Brasil, fomos presenteados com mais um magnífico "sunset"!
O reflexo dos últimos raios de sol sob as águas do Atlântico Norte, deixou no ar uma espécie de despedida do verão, ou algo com um "see you soon!" de NY!!
Yeahh ma'am!! Hope to see you soon!!
"see ya!" - pôr-do-sol em águas do Atlântico Norte.

Nenhum comentário: