então....noite de 13 de julho de 2010!
cá estou em terras francesas, em plena "Fête de la Federacion"!
uma multidão lota os gramados du Champ de Mars sobre uma noite estreladíssima, sem uma nuvem no céu! uma clima de muita paz!
muitas famílias e grupos de jovens sobre os pés da Tour Eiffel - e uma "vibe" única - uma energia muito foda, um sentimento de orgulho coletivo fortíssimo, ímpar, que eu JAMAIS vi no Brasil - nem em dia de jogo de copa do mundo (rá!).
por ali fiquei um bom tempo, contemplando aquele momento, absorvendo um pouco da energia de um povo que, um dia - no caso a exatos 221 anos atrás - arregaçou as mangas, e de arma em punho, lutou e sangrou por um ideal, pela liberdade! os caras botaram todo mundo para correr!
fuck! isso não é para qualquer um!
tudo isso tem um peso muito grande, uma carga cultural e emocional que, embalado em ideais dissolvidos nos milhares de anos de história, constituem um dos pilares de qualquer nação: cadeia de valores éticos e morais muito bem moldada!
fuck! fuck! fuck! como isso é tenso! como isso é pesado! como é forte! mas é a realidade! uma bela realidade que pude constatar nessa última noite!
é preciso sim, dar o braço a torcer! é preciso sim reconhecer um sentimento de patriotismo real - e não artificial!
também pudera - depois de ver um grupo de jovens brindando com muito vinho, e orgulhosos cantando "La Marseillaise" com a Eiffel ao fundo....é pra "quebrar as pernas" de qualquer um!
um simples e pequeno ato que representa todo o peso, todo o sentimento de uma nação verdadeira!
"Aux armes, citoyens / Formez voz bataillons / Marchons, marchons! /Qu'un sang impur / Abreuve nos sillons"
não posso me acovardar e omitir que hoje, senti uma puta inveja dos franceses!
porque tudo o que mais queria por hoje, era poder "importar" algumas estrofes de La Marseillaise", e ver aquela multidão nos gramados da esplanada dos ministérios, em brasília, gritando em alto e bom som, algo parecido com isso:
Estremeçam, tiranos! E vocês pérfidos,
Injúria de todos os partidos,
Tremei! Seus projetos parricidas
Vão enfim receber seu preço! (bis)
Somos todos soldados para combatê-los,
Se nossos jovens heróis caem,
O Brasil outros produz
Contra vocês, totalmente prontos para combatê-los!
pois é...
é isso que os franceses carregam a mais de 220 anos!
talvez, seja por aí! talvez seja isso que esteja faltando! talvez, seja o momento de trocar as estrofes, deixar o berço esplêndido de lado...
talvez, talvez....
Nenhum comentário:
Postar um comentário