terça-feira, 20 de julho de 2010

who by fire

Busting’down the door” (2008) entrou para a galeria pessoal de clássicos do surf!

Seguindo a trilha de uma grande amiga lá das minas gerais com sua mania de criar TOP listas de tudo – arrisco a colocar o filme dirigido por Jeremy Gosh entre os “TOP 5 FILMES DE SURF EDUCACIONAIS DE TODOS OS TEMPOS – AQUELES QUE O MUNDO NECESSITA ASSISTIR PARA ENTENDER E ABSORVER MAIS DA CULTURA DO SURF”!

Brincadeiras a parte, é mesmo justo classificar o filme como item obrigatório de coleção daqueles que vivem o surf!

Muito legal, “vivenciar” através de contundentes depoimentos e imagem, um pouco da energia do surf! Quatro talentosos australianos – Wayne ‘Rabbit’ Bartholomew, Peter Townend, Mark Richards e Ian Cairns – juntamente com os sul-africanos Shaun e Michael Tomson– representam um pouco do universo de surfistas que invadiam o Hawaii na metade da década de setenta para desafiar as maiores ondas então conhecidas!


















Mas o Hawaii e o surf daqueles dias, não cobrava “atitude” dos caras apenas na hora de cair no mar – um outro mundo fora da água fervilhava, embalado pelo ritmo de contestação, da contracultura que dominava as mentes dos jovens de então! O interstício das temporadas de 75 e 76 marcou o “starter” de um movimento que culminou com a disseminação do surf como “way of life”! O início do surf de competição, as primeiras baterias organizadas, manobras, maior exposição na mídia, desenvolvimento de equipamentos e principalmente – o surgimento das primeiras referências, dos grandes ídolos!
Enfim – definitivamente excelente pedida para os mais viciados! Vale muito assistir váááárias vezes! Ainda mais nos dias em que o frio e as marolinhas nem de longe animam para uma queda!

Um comentário:

Pollyanna Xavier disse...

:) Acho que essa amiga das Minas Gerais sou eu... ou estou sendo pretenciosa?!
Taaaaaanta saudade, Rafa! Ando sumida do mundo (e dos amigos), mas pensamentos não faltam aos queridos amigos de longe!
Beijosss!