quarta-feira, 27 de junho de 2007

o elo perdido

Finalmente consegui ir pra praia! Primeira queda depois da volta da Indonésia!

Vou dizer:que decepção!

Ontem a tardinha cheguei de vôo e tive a surpresa: o site pregava: "1 metrão e meio em Matinhos"! As fotos eram realmente animadoras, nada muito grande (apesar de um dia terem sido) mas beeem melhor do que as merrecas que ultimamente habitam nosso litoral!

Hoje acordei cedo e rapidão, arrumei as tralhas e rumei sentido litoral! Perdi uns 5 minutos pensando qual prancha levar - optei por levar a 6.5 para encarar a "forte correnteza" que foi descrita no site.

Ao chegar em Praia de Leste - um chute no joelho! Marzinho total merrequeira - com ondinhas de no máximo 0,5 metro e muito gorda. Sem contar o frio - "no way" de cair sem o sleave!

Passei em casa, peguei a roupa e me mandei pra Matinhos. No caminho já fui imaginando o crowd que deveria estar por lá - se é que ainda havia alguma coisa de onda por lá também!

Em Matinhos outra fiasqueira - 0,5 metro no máximo! O pico estava com 15 cabeças na água - encostados nas pedras disputando da forma mais tosca e ogra possível umas marolas ridículas. Tinha umas 5 cabeças com longboard que remavam em todas e quando chegava uma ondinha - era um descontrole geral! Todo mundo rabeava e passava por cima de todo mundo!

Por um instante tive vontade de nem cair! Fala sério! Bando de sem noção! Mas na real - esse é o mundo dos caras e durante muitos anos foi meu também! Ninguém daquele crowd teve a oportunidade de surfar ondas da qualidade e tamanho como em Lagundri Bay - e os caras não tem culpa por isso!

Havia muita onda por lá - o dia todo - e o crowd respeitava a prioridade. Quem estava na água sabia de quem era a vez! Quando um começava a remar pra onda - niguém mais remava! No máximo rolava uma remadinha de segunda - na esperança de o cara não conseguir entrar na onda! Saudades!

Enfim - optei por dar uma queda no lado direito das pedras. Fiasco total! A prancha não andava nas marolas - 6.5 é gunzeira para aquelas ondas! Descobri que deveria ter trazido minha 6.1 merrequeira mesmo! Essa é a "prancha da vida" aqui no Paraná!

Fiquei uma hora no mar - insistentemente - até que um tiozinho ao lado veio com um papo de que o mar estava "bom"! Respondi na lata mesmo: "Bom pra sair e almoçar, brou"!

O cara não entendeu - e nem poderia mesmo - mas foi o que fiz!

Enquanto almoçava conclui: tenho que me readaptar a realidade! Duas opções: surfe de marolas e diversão como foi a vida toda antes de descobrir "que existe um mundo beeem melhor", ou surfe de qualidade com ondas perfeitas só nas férias nos picos gringos!

Não tenho muita escolha - voltar para o mundo real! Afinal, a diversão que sempre esteve por ali - nos "ressacão" de Praia de Leste com 1,5 metros "fechadeira" - não deve ter fugido! No máximo está camuflada em algum canto - enciumada pelas ondas de Lagundri Bay! Tudo é uma questão de reencontrar o "elo perdido de Praia de Leste"! hahahaha!!!

Antes de voltar pra Curita - passei por Praia de Leste pra dar uma conferida! O solzinho estava bacana e ao ver a 5.11 de meu irmão dando mole em casa não tive dúvidas - fui pra água!

Surfei as marolinhas gordinhas na frente de casa por mais de 2 horas junto com as tainhas saltadeiras!!! Ondinhas curtas - quase que instântaneas se comparadas a Lagundri - mas estão na frente de casa e sem crowd!!

Voltei pra casa ainda não convencido - mas bem mais tranquilo!!

Nenhum comentário: